O Estado reduziu em 13,2 pontos percentuais, passando de 38,75% para 25,5% em distorção idade série. Ampliação de vagas do programa de correção de fluxo e parceria com municípios foram algumas das questões determinantes
De acordo com os dados do Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Estado de Sergipe tem diminuído significativamente a distorção idade/série entre os alunos das turmas dos 6ºs anos do Ensino Fundamental. Em 2020, a educação básica apontava que 38,75% dos estudantes matriculados no 6º ano enquadravam-se nos parâmetros da distorção idade/série instituídos pelo Ministério da Educação.
Em dois anos, mais precisamente em 2022, os números caíram, passando para 25,5% dos alunos matriculados nos 6ºs anos. Ou seja, 13,2 p.p. dos alunos nessa fase de aprendizagem deixaram os dados da distorção e conseguiram se enquadrar na série corresponde à idade.
De acordo com o coordenador do Programa de Correção de Fluxo Sergipe na Idade Certa da Seduc, professor Everton Pereira, esse estudo é feito com base no 6º ano do ensino fundamental por ser uma fase crucial na aprendizagem dos estudantes. “São os anos de maiores reprovações em toda a Federação, quando o aluno passa dos anos iniciais do ensino fundamental para os anos finais. Sergipe tem observado essas fases para que possamos diminuir a distorção idade/série”, explica.
Segundo o estudo do Censo Escolar, Sergipe pontuava na segunda posição no ranking nacional entre os estados brasileiros que detinham o patamar de distorção idade/série nos 6ºs anos em 2020. Com uma gama de atividades e ampliação do Prosic, os dados vêm se revertendo para melhor, saltando para o sexto estado brasileiro.
Ampliação de vagas no Prosic
Calcula-se a distorção com base nos dados do indicador do EducaCenso – plataforma institucional do Inep, que compreende por distorção idade/série a situação em que o estudante se encontra com dois anos ou mais de atraso escolar.
Para que a distorção idade/série esteja fora do contexto educacional da educação básica de Sergipe, uma das primeiras medidas da Gestão Estadual de Educação em 2023 foi ampliar as vagas do Programa de Correção de Fluxo Sergipe na Idade Certa (Prosic), que tem mostrado um bom resultado e corrigido as distorções, superando as práticas de exclusão social na escola por meio de um acompanhamento permanente do fluxo escolar.
“Vamos ampliar todas as atividades, programas, ações e parcerias em que os alunos possam estar na série correspondente à idade, sem distorção, sem a cultura da reprovação, motivando o estudante em sala de aula e promovendo uma educação de qualidade”, destaca o secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral.
Em 2022, eram 168 escolas participantes do Prosic, 388 turmas e 9.757 alunos. Em 2023, os números aumentaram para 13.693 alunos na rede estadual beneficiados em 505 turmas, em 174 escolas da rede estadual. Isso significa que mais jovens com idade avançada cursando uma série que já deveriam ter estudado têm a oportunidade de corrigir as distorções e superar as práticas de exclusão social na escola por meio de um acompanhamento permanente do fluxo escolar.
Na Escola Estadual Jacintho de Figueiredo Martins, em Aracaju, primeira escola a implementar as turmas do ProSIC, os alunos participantes do programa têm ressignificado o aprendizado, com uma proposta específica para a correção da distorção idade/série. “A escola procura fazer atividades diferenciadas na valorização dos alunos, com psicólogos, convidados e junto a parceiros, como o Sebrae. O atendimento é quase que individualizado, e o aluno sente-se valorizado com esse planejamento pedagógico”, explicou a diretora Lucimar Mangieri.
São quatro turmas de 25 alunos cada uma, em dois turnos. Gradativamente, a escola estadual tem realizado um trabalho que amplia a estatística da diminuição da distorção idade/série em Sergipe.
“Por conta desse aumento de turmas, Sergipe vem despontando como exemplo do que deve ser feito para combater a distorção idade/série. Este ano nós estamos vivendo o recorde na enturmação de estudantes em distorção, com mais de 13 mil alunos nessas turmas. Queremos, com isto, que os estudantes em distorção ressignifiquem seus aprendizados por meio de uma proposta pedagógica específica para eles, além da possibilidade de eles serem acelerados ao fim do ano letivo”, destaca Everton Pereira Santos, coordenador do ProSIC.
Ampliação na rede municipal
A distorção tende a baixar ainda mais com a adesão de novos municípios sergipanos à proposta do Governo de Sergipe, já que a quantidade de jovens em idade avançada cursando uma série que já deveria ter sido cursada é maior entre os alunos do ensino fundamental inicial. Ao todo, são 3.067 alunos nas redes municipais, 118 turmas em 42 escolas dessas redes.
O secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, destaca que é compromisso da gestão pública melhorar os índices da educação sergipana. “A escola pública é uma só, e quando os dados de Sergipe melhoram, ganham o estudante, o professor, o Estado de Sergipe e os municípios. Somos conscientes de que estamos numa linha de avanços da Educação Pública e vamos seguir empenhados, em regime de colaboração com todos os entes para que a educação alcance grandes resultados”, avalia.
Por Silvio Oliveira