A Secretaria Municipal da Assistência Social (SMAS) está realizando, durante todo dia, nesta sexta-feira, 24, evento de conscientização em combate à proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como Dengue, Zika vírus e Chikungunya. Na oportunidade, o prefeito Padre Inaldo destacou a importância dos cuidados que todos devem ter para evitar a propagação do mosquito e, consequentemente de doenças, no município de Nossa Senhora do Socorro.
“É principalmente em eventos como este, que os gestores se unem para trabalhar em prol dos socorrenses. Por exemplo, a Assistência Social realiza ações de conscientização; a Saúde promove cuidados com a prevenção e recuperação e a Educação trabalha ensinando desde cedo às crianças como elas podem prevenir a proliferação do mosquito. No entanto, não podemos esquecer que o combate começa em casa, diariamente todos precisam ficar atentos para evitar a propagação dos mosquitos e evitar que eles contaminem as pessoas”, relatou o prefeito Padre Inaldo.
Para a secretária da Assistência Social, Maria do Carmo, o objetivo desse evento é mostrar ao público, de forma interativa, a importância da conscientização contra a proliferação do Aedes aegypti. “É preciso realizar um trabalho contínuo com as pessoas, orientando-as acerca dos cuidados que são necessários dentro de suas próprias casas para evitar a proliferação dos mosquitos. Pensando nisso, resolvemos promover este evento e mostrar através de apresentações, músicas e palestras, como podemos evitar esse mal. Durante a manhã, nosso público foram os idosos assistidos pela SMAS e à tarde daremos continuidade às atividades com as crianças e jovens. Queremos atingir todos os públicos”, explicou.
Em parceria com a Assistência Social, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) também contribuiu para a realização deste evento, com stands e profissionais que orientaram o público. “Precisamos nos somar em prol da saúde dos socorrenses. Sabemos que essas ações precisam ser contínuas, por isso desenvolvemos um trabalho de endemias visitando cada domicílio, levantando índices de manifestação e posso afirmar que dentro do município de Socorro o índice está controlado, não corremos riscos de ter uma epidemia de Dengue. Isso mostra que o trabalho está sendo eficaz. Quando temos ações de conscientização e agentes trabalhando in loco, conseguimos combater a proliferação”, afirmou o secretário da saúde, Enock Ribeiro.
Para a participante, Iranildes Alves, 69 anos, a manhã de atividades reforçou o que ela já vem praticando em casa há anos. “O evento foi muito interativo e mostrou que estou fazendo as coisas certas em casa para evitar que os mosquitos contaminem todo mundo. Mas, conheço pessoas que não combatem e por isso é importante ter eventos como este. Precisamos aprender mais e transmitir bons exemplos para que as pessoas comecem a se conscientizar”, ressaltou.
Fonte: ANS/Socorro