Nesta quinta-feira, 11, a Prefeitura de Aracaju promoveu, na sede da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), uma reunião entre os órgãos municipais e estaduais envolvidos no esquema de segurança do Forró Caju 2023. O encontro teve o objetivo de alinhar, de forma antecipada, o plano para operacionalização das ações. A festa ocorrerá entre os dias 23 e 29 de junho e terá atuação integrada das forças de segurança, para garantir que público aproveite a programação com tranquilidade.
Estiveram presentes, na ocaisão, além do secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, tenente-coronel Silvio Prado, os representantes da Polícia Civil, Polícia Militar de Sergipe (PMSE), Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Guarda Municipal de Aracaju (GMA) e Defesa Civil de Aracaju.
O secretário Silvio Prado ressaltou que as ações são desenvolvidas de forma planejada e integrada. “Essa foi a primeira reunião com a presença dos órgãos estaduais e municipais, para que tenhamos um fluxo de organização e planejamento com relação à segurança do evento, dedicando atenção a todos os aspectos, entre eles a segurança no perímetro interno e externo, assim como a segurança estrutural”, frisou.
Para o major PM Marcelo Nascimento, a reunião é importante para alinhar as ações entre todos os órgãos. “A Polícia Militar, mais uma vez, estará presente na segurança do Forró Caju, com atuação no perímetro externo, com suporte desde as entradas principais do evento, bem como nas áreas adjacentes com reforço do policiamento. Assim, visamos garantir a segurança de todos que cheguem e saiam do evento. Após essa reunião, já com o planejamento, serão realizados os ajustes necessários e na ocasião da festa estaremos prontos para realizar a segurança externa”, salientou.
A coordenadora em exercício das Delegacias da Capital, delegada Nalile Castro, destacou que, assim como nos anos anteriores, a Polícia Civil manterá um posto avançado, “uma delegacia completa, com delgado, agentes e escrivães, para atender a população, de maneira que Boletins de Ocorrência possam ser confeccionados e para que possam ser realizados os autos de prisões em flagrante, caso ocorram”.
De acordo com a tenente-coronel CBM Maria Souza, a atuação será efetiva durante todos os dias do evento. “Essa foi uma reunião muito frutífera. Mais uma vez uma grande parceria entre a Prefeitura de Aracaju e o Corpo de Bombeiros. Vamos participar ativamente do Forró Caju 2023, buscando fomentar uma maior segurança para todos que aproveitarão a programação”, considerou.
O diretor de Trânsito da SMTT, Thiago Alcântara, afirmou que o alinhamento das forças de segurança favorece o sucesso da execução do plano operacional. “A construção desse plano operacional do evento, a partir desse alinhamento inicial, é importante para que tudo transcorra bem na execução final desse grande projeto que é o Forró Caju 2023”, pontuou.
De acordo com o diretor-geral da Guarda Municipal de Aracaju, subinspetor Fernando Mendonça, a forma antecipada como a reunião foi realizada auxilia na preparação das equipes.
“Essa reunião foi muito importante para que os órgãos possam se preparar para essa grande festa que tem sempre a sua segurança muito bem preparada, com histórico de eventos muito tranquilos. A Guarda Municipal estará presente durante os sete dias no perímetro interno, fazendo a segurança com grande efetivo, equipamentos como elevados, câmeras de videomonitoramento e outros, para proporcionar segurança às pessoas que vão curtir o evento”, ressaltou Mendonça.
A segurança estrutural terá atenção da Defesa Civil, como afirma o coordenador do órgão, Robson Rabelo. “Atuamos nos aspectos pertinentes à segurança estrutural do evento, como palcos e outras, para que a festa transcorra com tranquilidade”, frisou.
Foto: Ascom Semdec