Ao colocar os seus projetos e programas à disposição das prefeituras municipais, a Secretaria de Estado da Educação tem buscado ampliar o leque de parcerias com as redes de Educação dos municípios sergipanos
Com o objetivo de melhorar a qualidade da educação pública sergipana, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) tem atuado para ampliar as parcerias de cooperação técnica com as redes municipais de Educação. Neste sentido, a diretora do Departamento de Inspeção Escolar (Dies/Seed), professora Eliana Borges, reuniu-se nesta quarta-feira, 22, com gestores da Secretaria Municipal de Educação de Nossa Senhora do Socorro (Semed/Socorro), para apresentar-lhes o projeto “Escola Eficiente”.
Elaborado pelo Dies e Codin/Seed, o Escola Eficiente é um projeto que visa esclarecer e orientar os membros da comunidade escolar sobre a importância do respeito às legislações e às normas educacionais para o funcionamento das instituições de ensino e as consequências do descumprimento dessa base legal.
Esta reunião com a Semed/Socorro é resultado do seminário “Políticas Educacionais do Estado de Sergipe em Regime de Colaboração com os Municípios”, organizado pelo governo estadual no último dia 23 de fevereiro, no qual foram apresentados aos prefeitos e secretários de Educação dos municípios sergipanos os programas executados pelo Governo de Sergipe, na área da política educacional, para o fortalecimento das gestões pedagógica e administrativa no ensino público.
A partir deste evento, a Secretaria de Educação de Nossa Senhora do Socorro procurou o Departamento de Inspeção Escolar da Seed para conhecer detalhadamente o projeto Escola Eficiente, para poder utilizá-lo nas unidades de ensino do município.
“Ao elaborarmos e pormos em prática o projeto Escola Eficiente buscamos detectar os entraves legais quanto à regularidade das instituições de ensino e a vida escolar dos estudantes, partindo do depoimento dos gestores escolares e, deste modo, contribuir para a eficiência, eficácia e efetividade da escola pública”, afirma a professora Eliane Borges, ao explicar os objetivos específicos do projeto.
De acordo com Eliana, o projeto é executado por meio de atividades de orientação, como palestras, oficinas e formação continuada, sobre a importância social da legalidade de cada instituição de ensino.
“As escolas devem funcionar em consonância com a legislação educacional vigente e, para tanto, devem manter atualizados documentos como os Atos Autorizativos, o Regimento e o Calendário Escolar, o Projeto Político Pedagógico, a Organização Curricular, o Diário de Classe, as Pastas Individuais dos Alunos e o Sistema de Gerenciamento de Pessoal”, frisa a diretora do Departamento de Inspeção Escolar.
Visita técnica
Em sua exposição sobre o “Escola Eficiente” para os gestores municipais de Educação de Nossa Senhora do Socorro, a professora Eliana Borges abordou e detalhou a importância de cada um dos documentos citados e salientou os objetivos da Visita Técnica de Auditagem, item do projeto que visa averiguar o funcionamento das instituições de ensino, e que parte da análise destes documentos.
“Por meio destas visitas técnicas de Auditagem, orientamos não apenas os gestores escolares, mas também os demais atores que compõem a comunidade escolar da instituição de ensino, orientando-os no sentido de contribuir para que se cumpram as determinações legais em vigor, para que possamos ter um desenvolvimento eficiente das ações pedagógicas”, ressalta Eliana.
A professora Eliana Borges afirma que o Dies/Seed já foi procurado também pela prefeitura municipal de São Cristóvão e que uma reunião de apresentação do projeto já está agendada com técnicos da secretaria de Educação deste município para o próximo dia 4 de abril.
Por Lucas Silva/SEED