O Gabinete da Situação voltou a se reuniu na tarde de segunda-feira, 20, na sede de São Cristóvão, para avaliar as estratégias de atuação nas questões decorrentes das fortes chuvas que caíram no município entre sexta-feira e sábado últimos (17 e 18), além de buscar ações preventivas às situações problemáticas ocasionadas pelas mudanças climáticas.
Na reunião foi apresentado um panorama por área, que permitiu uma visão global da situação, e também socializadas as ações já desenvolvidas no município. Também foram debatidos alguns pontos que ainda precisam de uma atenção específica, com o apoio às famílias que residem em áreas de risco, a continuidade do trabalho de limpeza nos locais afetados e os cuidados com a saúde da população afetada.
“Os sancristovenses podem ter certeza de que não vamos deixar qualquer ocorrência sem dar resposta, sem buscar soluções. Todos os esforços serão feitos para diminuir o sofrimento causado pelas chuvas. E vamos continuar o trabalho para reduzir, a médio e longo prazo, as áreas de risco no nosso município”, garantiu o prefeito Marcos Santana.
Criado pelo prefeito no último fim de semana, justamente para tratar das questões relacionadas às chuvas, o Gabinete da Situação é formado pelas secretarias da Educação, Assistência Social e do Trabalho, Fazenda, Infraestrutura (Obras), Governo, Serviços Urbanos e Saúde, além da Procuradoria e Defesa Civil do município.
Ainda nesta segunda-feira, as equipes da Prefeitura de São Cristóvão deram continuidade às ações voltadas às áreas atingidas diretamente pelas fortes chuvas. A Secretaria de Serviços Urbanos intensificou a limpeza das vias públicas tanto na sede quanto na Grande Rosa Elze.
O serviço de limpeza se estendeu às escolas municipais Adilma Lima e Frei Fernando, na sede, que foram tomadas pelas águas. Nas duas escolas as aulas foram suspensas – na Escola Frei Fernando as aulas retornam nesta terça-feira, 21. Já na Escola Adilma Lima as aulas ainda estão suspensas, objetivando dar continuidade à limpeza para garantir segurança e saúde aos alunos e servidores.
Apoio
Já as equipes da Secretaria de Saúde visitaram as áreas afetadas, verificando possíveis problemas de saúde e realizando um trabalho educativo sobre a importância da procura imediata de uma unidade de atendimento num primeiro sintoma aparente. Foi distribuído, também, hipoclorito de sódio, utilizado como desinfetante e purificador de água para uso e consumo humano.
A Secretaria da Assistência Social e do Trabalho e a Defesa Civil mantiveram na segunda-feira a atuação conjunta de apoio às famílias que se encontravam em situação de risco, buscando formas imediatas de solucionar problemas. Deram o suporte, inclusive, à transferência da alguns moradores cujas casas tiveram a estrutura comprometida pelas chuvas – no povoado Rita Cacete uma casa desabou, sem registro de vítimas.
Regiões afetadas
As fortes chuvas que caíram no município, entre sexta-feira e sábado passados, deixaram algumas localidade completamente alagadas; em outras houve deslizamento de encostas e obstrução de vias. Entre as regiões mais afetadas estavam Jardim Universitário, Rodagem Jardim, Félix Pereira, Beira Mar, Gracho Cardoso, Enseada na Av. Irineu Neri, Lourival Batista, Beco do Beiju, além das rodovias 262 e 464 (no trecho da Divinéia até Barreiro) e na estrada de acesso ao povoado Rita Cacete.
Fonte: Ascom/Prefeitura de São Cristóvão