O Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), promoverá na próxima terça-feira, dia 28 de março, em Neópolis, mais uma edição do projeto “TCE Itinerante”. A ação visa capacitar gestores e servidores municipais por meio de cursos e palestras sobre planejamento e gestão municipal.
Desta vez, além das tradicionais palestras, a novidade estará nos minicursos na parte da tarde. Servidores das prefeituras poderão se inscrever pelo portal da Escola de Contas (www.tce.se.gov.br/ecojan), onde serão disponibilizadas 30 vagas para aperfeiçoamento técnico com certificado.
O primeiro dos minicursos, “Instrumentos de planejamento (PPA-LOA-LDO)”, será ministrado pelo professor Bruno Setton, da UFS; em seguida, um profissional a ser indicado pela Secretaria de Estado do Planejamento Orçamento e Gestão (Seplag) abordará o tema de “Licitações e Contratos”. A última temática será apresentada pelo diretor de Modernização e Tecnologia (DMT) do TCE, Cláudio Luiz da Silva, e pelo coordenador da DMT, Miguel Augusto Barreto, que falarão sobre o “Novo modelo de prestação de contas: Sagres”.
As palestras serão pela manhã, com início às 9h. A primeira delas discorre sobre o “Plano Diretor”, com o professor Antônio Marinho, da UFS; logo depois, o professor Luiz Carlos, também da UFS, fala sobre “Indicadores Econômicos”. O TCE será representado por dois servidores: Fernando Marcelino, explicando a “LRF e prestação de contas” e Wagner Amaral, com “Índice de efetividade da Gestão Municipal”.
O evento conta ainda com as colaborações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES), por meio do Instituto Euvado Lodi (IEL); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); Banco do Nordeste (BNB); Caixa Econômica Federal (CEF); Banco do Estado de Sergipe (Banese); Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Banco do Brasil (BB).
Fonte: TCE/SE