Com o tema “Águas Residuais”, a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) iniciou nesta segunda-feira, 20, a Semana Municipal da Água. O evento, que acontecerá até a próxima quarta-feira, 22, tem como objetivo a conscientização do uso racional da água, bem como a orientação acerca do descarte irregular do lixo.
“Sabemos que é sempre importante conscientizar as pessoas, a fim de que elas tenham um cuidado maior com o meio ambiente. É por isso que nessa semana, em especial, estamos realizando algumas atividades. Hoje visitamos uma escola e amanhã levaremos alguns alunos ao Instituto Tecnológico e de Pesquisa do Estado de Sergipe (ITPS). Encerraremos o evento na próxima quarta-feira com a exibição de um filme educativo e com uma amostra de materiais produzidos com lixo reciclável”, explicou a secretária do meio ambiente, Aline Melo.
No primeiro dia as atividades ficaram por conta dos Agentes Ambientais da Torre, que em parceria com a Semma, orientaram diversos alunos da Escola Municipal Professor Acrísio Cruz. “Realizamos uma manhã de atividades para várias crianças, a fim de que elas entendam a importância da água e da reutilização de materiais recicláveis. A princípio, os alunos fizeram vários brinquedos com esses materiais e, logo após esse momento, assistiram a uma peça teatral, através da qual transmitimos uma mensagem da conscientização do uso racional da água em nosso planeta”, relatou o educador ambiental, Cristóvão José.
Segundo a professora Katiane Rodrigues, estas ações são eficazes pelo fato de que, a partir do momento em que a mensagem é captada pelos alunos, elas serão, consequentemente, transmitidas para mais pessoas: seus familiares. “É muito importante fazer um trabalho de orientação com as crianças, porque além delas crescerem conscientes, elas conseguem atingir um público mais amplo, quando passam a ensinar seus próprios familiares. É por isso que essas ações precisam ser constantemente realizadas para que se torne ‘cultura’ em nossa comunidade”, afirmou.
Quem gostou de participar das atividades foi o aluno Italo Kauãn, 09 anos, que além de aprender um pouco mais sobre o assunto, pôde aproveitar o material reciclável para fazer seu próprio brinquedo. “Aprendi que não devemos jogar lixo na rua, nem nos rios. Eles ensinaram também a não desperdiçar água, porque ela pode acabar. Eu gostei dessa manhã de atividades, porque aprendi bastante coisa e ainda fiz um brinquedo com garrafa de refrigerante, emborrachado, barbante e cola” sorriu.
Fonte: ANS/Socorro