terça-feira, 23, junho/2026
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Capital

Ovos de páscoa são fiscalizados em operação realizada pelo ITPS

29 de março de 2023
in Capital
0
Ovos de páscoa são fiscalizados em operação realizada pelo ITPS
Share on FacebookShare on Twitter

A tradição de presentear e comemorar com ovos de chocolate durante o período da páscoa é um costume praticado por muitas famílias, por isso, o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) – Órgão Delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) iniciou nesta quarta-feira, 29, a fiscalização de produtos vendidos na Páscoa. O ITPS também orienta consumidores sobre cuidados com os brinquedos oferecidos como brindes nos ovos de páscoa, e também para que fiquem atentos ao peso dos chocolates. 

A ação, que se estende até a próxima quinta-feira, 30, ocorrerá em diferentes supermercados localizados na capital do estado, fiscalizando os demais produtos que também são consumidos durante o período da páscoa. O objetivo é realizar análises metrológicas para avaliar se o peso do produto encontrado pela fiscalização nas embalagens, condiz com o declarado pelo fabricante no rótulo.

O diretor-presidente do ITPS, Kaká Andrade, explica que é necessário redobrar a atenção na hora de comprá-los. “O brinquedo, independentemente de estar dentro ou fora do ovo de Páscoa, deve trazer o Selo do Inmetro, indicando que ele passou por ensaios e atende aos requisitos mínimos de segurança estabelecidos pela legislação”, explicou.

 A recomendação é observar a presença de uma frase indicando que o produto contém um brinquedo certificado na embalagem do chocolate, deve estar estampada a seguinte frase: “ATENÇÃO: Contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade”, além da indicação da faixa etária da criança que poderá fazer uso do brinquedo.

Kaká Andrade também traz uma observação em relação ao peso. “Muitas vezes, as pessoas se guiam pela numeração do ovo de Páscoa, mas a informação indicada na embalagem serve apenas como referência para o fabricante. Um produto com número maior não necessariamente pesa mais, pois cada marca adota uma escala de tamanho diferente”, disse.

“O melhor é se orientar pela indicação do peso líquido do chocolate, que deve constar obrigatoriamente na embalagem. Esse peso deve se referir somente ao peso do produto, desconsiderando o valor da embalagem (tara) e de eventuais brindes”, aconselha Kaká Andrade.

Fiscalizações

Com o objetivo de proteger o consumidor, o ITPS realiza a fiscalização, do ponto de vista quantitativo, dos principais produtos pré-embalados (aqueles que são embalados na ausência do consumidor) adquiridos no período da Páscoa. A fiscalização visa garantir que o cidadão está adquirindo produtos cujo peso indicado na embalagem confere com o seu peso real.

“Um exemplo são os ovos de páscoa, barra de chocolate, caixa de bombom, bombons em geral e colomba pascal que são coletados pelos agentes fiscais do ITPS e passam por pesagem. Essa ação ainda envolve ainda a checagem do brinquedo oferecido como brinde, que deve ostentar o selo do Inmetro, evidenciando que é seguro para as crianças”, finaliza o diretor-presidente do ITPS.

Foto: Asccom/ITPS

Notícias Relacionadas

Getam recupera motocicleta com restrição de roubo no Bairro Lamarão

Centro de Hemodinâmica do Huse qualifica linha de cuidado ao infarto em Sergipe

Mutirão de drenagem soluciona problemas históricos da Travessa Praia Formosa, na 13 de Julho

Defesa Civil alerta para maré alta a partir desta quinta-feira em Aracaju

Forró Caju 2026: Credenciamento de imprensa para cobertura do evento termina nesta sexta, 15

Hemose reforça apelo por doação de sangue e alerta para necessidade de todos os tipos sanguíneos

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato