Em alusão ao Dia Nacional do Ouvidor, comemorado em 16 de março, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) destaca a importância da Ouvidoria do órgão enquanto espaço institucional de participação popular e de exercício da cidadania. Em média, a Ouvidoria da SMS realiza mais de 400 atendimentos à população aracajuana por mês.
De acordo com a coordenadora da Ouvidoria da SMS, Daisy Santana Teles, o setor constitui-se como um canal humanizado de atendimento aos usuários. “Atuamos para atender a população, auxiliando na comunicação com os usuários, trabalhadores e conselheiros de saúde. Além disso, a Ouvidoria também é um instrumento de gestão, porque gera relatórios mensais para subsidiar em tomadas de decisões e na formulação de políticas de saúde”, explica.
A Ouvidoria da Saúde, além de promover a interação entre o cidadão e o gestor de saúde, atendendo às reivindicações, seja uma solicitação, sugestão ou denúncia, funciona também como instrumento de fortalecimento do controle social no SUS. Em 2022, o setor realizou 5.413 atendimentos e este ano, até o momento, mais de 800 atendimentos foram realizados.
“O serviço pode ser solicitado em qualquer situação em que o cidadão, ao recorrer às políticas públicas de saúde, tenha se sentido negligenciado ou percebido irregularidades no atendimento. Também existe a possibilidade de sugestão de mudanças nos processos das políticas de saúde ou elogios pela satisfação dos serviços prestados. O registro da manifestação é recebido pela Ouvidoria, onde será analisado, processado e monitorado até sua conclusão, para em seguida o cidadão receber a resposta”, enfatiza Daisy
Contatos
A Ouvidoria da Saúde de Aracaju funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone 0800 729 3534, opção 2; por meio do e-mail: saude.ouvidoria@aracaju.se.gov.br; ou pelo site da Prefeitura de Aracaju. Há ainda o atendimento presencial na sede da SMS, na rua Nely Correia de Andrade, 50, bairro Coroa do Meio – próximo ao Shopping Riomar.
As manifestações podem ser identificadas quando o usuário informa um meio de contato (e-mail, telefone e endereço), ou podem ser anônimas, quando o manifestante não informa os dados pessoais.
Fonte: AAN