Foi realizado na última quarta-feira, dia 15, no auditório da Faculdade Dom Pedro II, a 1ª Conferência da Saúde da Mulher, trazendo como tema principal “Desafios para a Integridade com equidade”. De acordo com o Conselho Estadual de Saúde, a conferência buscou definir regras de funcionamento e programação regionais da saúde da mulher.
Na oportunidade, foram escolhidos 18 representantes de Associações e seus usuários, tendo, ainda, a escolha de mais nove integrantes de gestão. A participação dos delegados da conferência também foi de suma importância para o evento.
O prefeito Valmir Monteiro abriu o evento. “Quero dizer a todas as mulheres que o município de Lagarto vai buscar formas de valorizá-las a cada dia. Sabemos da importância da mulher e temos a plena consciência do quanto cada uma contribui para o avanço da nossa sociedade”, disse.
O secretário Municipal de Saúde, Alberto Cavalcante, aproveitou para informar que o município de Lagarto se tornará referência em saúde pública de qualidade, inclusive, com a força da mulher. “Temos uma meta: atender nossa gente e alcançar com eficiência o nível de município referência em prestação de serviço público de saúde em nosso estado. Para isso, precisamos contar e compartilhar com as mulheres as ideias, projetos e ambições, para que, assim, dias melhores possam chegar na residência das famílias sergipanas e lagartenses”, pontuou.
O Conselho Estadual de Saúde através do seu presidente Eduardo Gomes, destacou o engajamento da regional de Lagarto em realizar o evento depois de 30 anos. “Hoje nós estamos fazendo história. Após 30 anos realiza-se uma conferência para tratar da saúde da mulher, um ser tão importante em nossas vidas. Os gestores aqui presentes, os meus parabéns por abraçarem esta causa que tanto contribui para o Sistema Único de Saúde”, agradeceu Eduardo.
A Conferência estendeu-se por todo o dia e através de oficinas (grupos de trabalho), abrindo diversas pautas para discutir o tema e suas consequências na vida e na saúde das mulheres sergipanas.
“As mulheres são melhores que os homens em muitas atividades, essa é a verdade. A Câmara Municipal entende a importância e apoia projetos neste sentido”, disse Ibrain Monteiro, presidente do Legislativo.
Além da presença do prefeito Valmir Monteiro (Lagarto) e do prefeito de Simão Dias, Marival Santana, os municípios de Poço Verde, Tobias Barreto e Salgado enviaram servidores e secretários que representaram seus respectivos gestores.
Fonte: Ascom/Prefeitura de Lagarto