domingo, 21, setembro/2025
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Brasil

CGU prepara derrubada do sigilo do cartão de vacinação de Bolsonaro

16 de fevereiro de 2023
in Brasil
0
CGU prepara derrubada do sigilo do cartão de vacinação de Bolsonaro
Share on FacebookShare on Twitter

A Controladoria-Geral da União (CGU) prepara a derrubada do sigilo do cartão de vacinação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O documento deve ser divulgado nesta sexta-feira, segundo informações de interlocutores do órgão.

Essa deve ser a primeira de uma sequência de sigilos que devem ser derrubados pela CGU. A expectativa é que 234 documentos analisados pela controladoria sejam divulgados nas próximas semanas.

A CGU também prepara a derrubada do sigilo sobre a sindicância instaurada no Exército contra o general Eduardo Pazuello, hoje deputado federal. Na época, o militar e ex-ministro da Saúde participou de eventos políticos, o que é vedado pelas Forças Armadas.

Os documentos foram analisados por uma comissão criada pelo ministro da controladoria, Vinicius Carvalho. Ao todo, 2,5 mil documentos com decreto de sigilo de 100 anos impostos por Bolsonaro. A comissão é um pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que havia feito a promessa da divulgação das informações ainda na campanha eleitoral.

Dos 234 documentos que devem ser divulgados, a maioria (111) foram colocados sigilo para não afetar a Segurança Nacional. Outros 35 poderiam afetar a segurança do ex-presidente e 49 eram informações pessoais, como o caso da carteira de vacinação.

Já 39 documentos foram anexados em sigilo por atividades de inteligência ou outros gêneros não especificados.

O governo Bolsonaro recusou 64 mil pedidos de divulgação de documentos do governo pedidos via Lei de Acesso à Informação (LAI). Em coletiva, Carvalho criticou o número e  disse que o ex-presidente instaurou um retrocesso na transparência dos dados públicos.

Fonte: IG

Notícias Relacionadas

Mais de R$ 15 bilhões já migraram para app da carteira digital

População deve cobrar Câmara sobre PEC da Blindagem, diz ministro

Dino abre inquérito contra Bolsonaro e filhos com base em relatório da CPI da Covid

Em 40 anos, Amazônia perdeu área de vegetação florestal equivalente ao tamanho do território da Espa...

Presidente do STF critica sanções dos EUA contra o Brasil e ministros da Corte, e nega ‘caça às brux...

Câmara aprova urgência para projeto de anistia com placar de 311 a 163 votos, mas texto ainda será d...

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato