Equipes do Corpo de Bombeiros e das polícias Militar e Civil estiveram atuando durante as atividades esportivas e shows
O Projeto Verão 2023 foi encerrado com tranquilidade com a atuação das forças de segurança pública de Sergipe. O evento, que ofertou atividades esportivas, culturais e shows musicais, nas orlas de Atalaia e Pôr do Sol, contou com a presença das equipes do Corpo de Bombeiros e das polícias Militar e Civil. Em 2023, o Projeto Verão foi realizado desde a sexta-feira,10, até o domingo, 12.
Polícia Militar
A major Patrícia Rejane destacou que o Projeto Verão transcorreu de acordo com o planejamento feito pelo Comando do Policiamento Militar da Capital (CPMC). “Sendo executado com policiamento distribuído na área do evento. O policiamento funcionou. Foi uma festa em que todos curtiram tranquilamente com policiamento presente, visível e a polícia atendendo aos anseios da sociedade”, assegurou.
Polícia Civil
O delegado Gustavo Mendes ressaltou que a atuação da Polícia Civil teve início com a definição do plantão da Delegacia de Turismo (Detur). “O plantão começou na sexta-feira, às 19h, e prosseguiu até as 7h da segunda-feira. Tivemos equipes de escrivães, agentes e delegados”, mencionou.
A Detur prestou todo o aparato para atendimento das ocorrências relacionadas ao Projeto Verão e também das adjacências do evento. “No primeiro dia, não tivemos registros de boletins de ocorrência. No sábado, no primeiro turno, tivemos nove boletins, sendo apenas dois no projeto. À noite, uma ocorrência por perturbação do sossego. Por assédio e importunação sexual não tivemos ocorrências”, informou.
Já no domingo, pelo dia, foi registrado um termo circunstanciado de ocorrência por vias de fato, ameaça e injúria. No período, cinco boletins de ocorrência também foram registrados. Já à noite foram registradas duas prisões em flagrante, sendo uma por tentativa de homicídio e outra por tráfico de drogas. No período noturno, foi registrado um boletim de ocorrência.
Corpo de Bombeiros
O assessor de Comunicação do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Jairo Cruz, relembrou que o trabalho da corporação teve início antes mesmo do começo do Projeto Verão. “No que tange à fiscalização e à análise de toda a estrutura do projeto, em parceria com a Defesa Civil”, comentou.
Já com o evento em andamento, a atuação foi feita em três vertentes, conforme explica o tenente-coronel. “Na parte preventiva, ou seja, orientando o folião, aquele cidadão, turista que veio brincar no evento. Com orientações sobre locais de banho de acordo com valões e correntes da água”, mencionou.
Na segunda vertente estiveram as ações de busca e salvamento. “Com homens e mulheres trabalhando em viaturas de busca e resgate, onde também tivemos equipamento de motosserra para atuar caso viesse a ocorrer acidentes automáticos nas redondezas do evento”, acrescentou.
Já na terceira vertente, segundo o assessor do Corpo de Bombeiros, também foram utilizados quadriciclos e a embarcação no apoio à atuação para evitar afogamentos. “Viaturas que fizeram o patrulhamento na faixa de areia da praia da Cinelândia e a embarcação na Orla Pôr do Sol”, complementou.
As ocorrências com maior concentração do número de atendimento junto às equipes do Corpo de Bombeiros foram referentes a mal súbitos. “No que tange a guarda-vidas, até o presente momento não foi realizado nenhum tipo de resgate por afogamento”, pontuou.
Fonte: ASN