A Polícia Militar do Estado de Sergipe, por meio do Comando do Policiamento Militar da Capital (CPMC) e do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur), divulgou o Plano de Operação do Projeto Verão 2023, evento realizado pela Prefeitura de Aracaju e o Governo do Estado, nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro, na Orla da Atalaia e na Orla Por do Sol, em Aracaju. Segundo o planejamento da PMSE, uma média de 70 policiais será empregada diariamente na festividade.
O planejamento da Corporação prevê que os militares atuem no policiamento ostensivo e preventivo geral da festa, garantindo a segurança do patrimônio e das pessoas que acompanharão as programações nas Arenas Criativa e Beach; Tendas Games e Multicultural; Feirinhas Criativas; Oficinas Circenses; Live Painting e durante os shows musicais.
Segundo o plano, a Polícia Militar também será empregada nas ruas que dão acesso aos eventos e nas areias da Praia da Cinelândia, objetivando coibir a prática de delitos em toda a extensão da área ocupada pela PM. Para tanto, a tropa estará a pé, em viaturas, cavalos ou motocicletas, a depender do terreno e da especificidade do policiamento.
Ainda de acordo com o BPTur, na sexta-feira, 10, e no sábado, 11, o efetivo está dividido em dois turnos, sendo que os trabalhos iniciam a partir das 13h, seguindo até 5h do dia seguinte, 11. No domingo, a previsão é de que os policiais escalados para o Projeto Verão 2023 sejam empregados às 8h. A PMSE segue com policiamento específico para o evento até 0h da segunda.
Além do BPTur, unidade vinculada ao Comando do Policiamento Militar da Capital (CPMC), atuam na festividade homens e mulheres do Batalhão de Polícia de Radiopatrulha (BPRp); Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv); Grupamento Especial Tático de Motos (Getam) e Esquadrão de Polícia Montada (EPMon).
Outros órgãos
Além da PMSE, o Projeto Verão 2023 também terá a presença de profissionais do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, Conselho Tutelar, Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria de Estado de Turismo e SMTT/ Aracaju.
Foto: Ascom/SSP