Na noite da última quinta-feira, 09, a Secretaria Municipal de Agricultura, Irrigação e Pesca (Smap), em parceria com a Guarda Municipal (GM), saíram em ronda pelas ruas do Complexo Taiçoca, para apreender animais que andam soltos pelas ruas, podendo causar diversos danos, um dos principais são os acidentes de trânsito, que chegam a tirar a vida dos condutores de veículos e pedestres.
Os trabalhos de rondas e apreensões de animais acontece desde início dos trabalhos da atual gestão, e até o momento mais de 200 animais já foram apreendidos, 50 deles só no período do carnaval. Os animais são apreendidos e levados até o pátio da Smap, onde ficam abrigados até que os seus donos venham buscá-los. Para ter novamente a posse de seus animais os donos precisam pagar uma multa, que pode chegar ao valor de R$30,00, mais uma taxa de R$20,00 para cada dia da estadia do animal no pátio da Smap.
O secretário da Smap, David Fernandes, conta que o objetivo dessa ação é conscientizar os donos dos animais sobre os riscos que esses animais soltos pode causar. “Estamos fazendo esse trabalho de remoção desde que o prefeito Padre Inaldo assumiu a gestão. É um trabalho intenso de prevenção, onde queremos fazer com que os criadores entendam a responsabilidade que possuem com esses animais. Estamos recolhendo todos que são encontrados na região urbana e também nas vias federais que cortam o município. Só ontem no Conjunto Piabeta, apreendemos mais três animais e estamos esperando a manifestação do seu dono. Para que possamos conversar com ele e explicar dos riscos, para população é também para o animal, que muitas vezes é também o meio de sobrevivência desse criador”, explica David.
Ainda de acordo com o secretário os animais mais capturados nas ruas são cavalos, éguas, jegues, bois e vacas. “O dono desses animais tem até 10 dias para retirar o animal, após os 10 dias se ninguém aparecer o animal pode ser doado para pessoas cadastradas e que assumiram a responsabilidade de cuidar deles” ressalta David. Os moradores que quiseram denunciar, podem ir até a Smap, ou esperar o carro boiadeiro que está sempre rondando pelas ruas de Socorro.
Fonte: ANS/Socorro