Nesta quinta-feira (12), a Prefeitura de São Cristóvão retomou o serviço de instalação de câmeras de segurança em pontos estratégicos do município. Ao todo serão 32 câmeras distribuídas pela cidade, sendo que 17 delas já estão em pleno funcionamento desde o período do Festival de Artes de São Cristóvão (FASC), realizado no mês de dezembro do ano passado e sem ocorrências.

O processo de instalação dos equipamentos iniciou no Centro Histórico e neste ano se estendeu pela grande Rosa Elze. Para Marinalda dos Santos Costa, comerciante e moradora do bairro Tijuquinha há 52 anos, tal investimento é de suma importância para a proteção de quem mora, de quem transita e dos que comercializam na região.

“Eu moro no Tijuquinha desde quando não existiam tantas casas e ruas. O bairro foi crescendo, porém sem estrutura adequada para que tivéssemos qualidade de vida. Apenas com essa gestão estou vendo o bairro se desenvolver de maneira decente, do jeito que tanto sonhamos, e agora com essas câmeras, a Prefeitura só tende a contribuir para a nossa segurança. A onda de violência está tão grande, que considero esse investimento como um presente, para mim que tenho o meu comércio aqui e para toda a população”, disse a comerciante.
Para o fotógrafo José Alexandro dos Santos, morador do bairro Tijuquinha desde a infância, todos os serviços que a Prefeitura tem realizado na região só contribuem para o bem-estar da população, incluindo a segurança. “Por mais que eu more em uma rua principal, que dá acesso a outras comunidades, sempre nos sentimos carentes de atenção no tocante à infraestrutura. Hoje posso dizer que sinto orgulho do meu bairro, que desde a pavimentação está de cara nova e agora com a instalação da câmera bem ao lado da minha rua, só aumenta a sensação de segurança, uma necessidade básica de todos”, destacou.

O investimento total do serviço foi de quase R$ 500 mil com recursos próprios do município e, de acordo com Josenilson Silva Santos, diretor Tecnologia da Informação da Prefeitura, a meta é que logo em breve toda a malha estrutural urbana seja contemplada com mais câmeras de monitoramento, isso com o objetivo de coibir roubos, furtos, atos de violência e vandalismo, garantindo mais segurança à população e aos prédios tanto públicos, quanto privados.

“A instalação requer um processo de preparação, que consiste em primeiro colocamos as caixas herméticas, depois o equipamento e em seguida a energia e a fibra ótica. Agora a maior parte das instalações ocorre na região da Grande Rosa Elze, passando por mercado, praças e avenidas, além do terminal da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e outros pontos do Centro Histórico, como a Praça Milton do Cinema e Praça de Rita Cacete. Com isso finalizamos a instalação e no futuro iniciaremos um novo projeto para que mais localidades sejam beneficiadas”, explicou.
O diretor salientou que o objetivo das câmeras é o de promover a segurança e o plano da gestão é o de incrementar o projeto com um investimento que pode chegar a quase R$5 milhões. “O monitoramento é realizado pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP) e as câmeras contam com alarme visual, alto rastreamento, posicionamento inteligente 3D e possui uma funcionalidade 360°. As que foram previamente instaladas já vêm surtindo efeito e um exemplo foi a falta de ocorrências em um dos maiores eventos do estado, o FASC. O único contratempo ocorrido no evento foi sanado no mesmo dia justamente com o auxílio do monitoramento”, reforçou.
Fotos: Dani Santos
