Durante quatro meses cerca de 150 famílias do Povoado Lavandeiras sofreram com a falta de água potável na região. Preocupada em solucionar o problema com a maior brevidade possível equipes da Secretaria Municipal de Agricultura, Irrigação e Pesca (SMAP) e da Energisa, estiveram na localidade ainda nos primeiros dias da gestão, para efetuar a instalação do novo transformador que está garantindo o fornecimento de água para as famílias.
Dezessete dias após a instalação do novo equipamento a realidade é outra, com cidadãos satisfeitos e com água em suas torneiras. Maria Joseane, dona de casa, conta que durante o período em que o transformador estava quebrado só era possível ter água se fosse buscar em outra comunidade. “Ficou bem melhor, completamente diferente de quando nós íamos em busca de água no povoado vizinho. Passamos por uma situação muito difícil, pois precisávamos percorrer um longo caminho para conseguir água”, explica.
Lucivalda Santos, também dona de casa, explica que a dificuldade de ter que carregar os baldes a pé ou em carros de mão complicava ainda mais a situação dos moradores. “Posso dizer que voltar a ter água na minha casa é um sonho realizado. Poder abrir a torneira e ter água, lavar, cozinhar e principalmente para beber é uma coisa que eu pensei que demoraríamos muito mais para conseguir, mas graças ao comprometimento do Padre Inaldo que honrou seu compromisso conosco, a nossa realidade mudou. Antes precisávamos economizar ao máximo, porque senão tinha que ir buscar de novo”, lembra.
A cortadora de cana, Marinalva dos Santos, relembra como era difícil o tempo que passou sem água. “Nós éramos obrigados a consumir a mesma água que animais abandonados tomavam banho. Como não tínhamos alternativas, o jeito era usar aquela água. Hoje me imagino sem tudo, menos sem água. A água que temos é essencial. Tudo ficou melhor e mais fácil desde que o fornecimento de água se normalizou em nossa comunidade”, declarou.
Fonte: ANS/Socorro