Responsável pelo ingresso de 1.464 alunos no ensino superior apenas este ano, o Pré-uni/Seed obteve 12.952 candidatos inscritos para tentar uma das 5.500 vagas ofertadas pelo programa, superando os 11.834 inscritos em 2016.
A partir desta terça-feira, 7, milhares de estudantes darão início à maratona de estudos do programa Pré-universitário da Secretaria de Estado da Educação (Pré-uni/Seed). Com 5.500 alunos matriculados este ano, o Governo de Sergipe inicia mais uma edição do seu curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e demais vestibulares, nos 44 polos do Pré-uni, distribuídos em 29 municípios sergipanos, contemplando todas as regiões do Estado.
Coordenado pelo Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase/Seed), o Pré-uni tem por finalidade oportunizar aos alunos concluintes do ensino médio e egressos da rede pública de ensino melhores condições de acesso ao ensino superior, através de um curso inteiramente gratuito.
De acordo com a coordenadora pedagógica do Pré-uni, professora Laila Gardênia, o Programa tem auxiliado anualmente milhares de estudantes que buscam uma boa preparação para provas que possibilitam acesso ao ensino superior, seja em instituições públicas ou privadas de ensino.
“Ao longo do ano uma equipe exclusiva de professores da Rede Pública Estadual ministra aulas presenciais, de segunda a sexta-feira, realiza revisões aos finais de semana, e prepara todo o material didático disponibilizado aos alunos, utilizando ainda recursos audiovisuais e apostilas exclusivas que abrangem toda a matriz curricular do Enem”, explica.
Secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho destaca que este ano as inscrições para o Processo Seletivo do Programa Pré-Universitário registraram um número recorde. Ao todo, 12.952 candidatos inscreveram-se para tentar uma das 5.500 vagas ofertadas este ano pelo programa, superando os 11.834 inscritos em 2016.
“Estes números demonstram que os investimentos que o governo estadual tem feito para melhorar a qualidade do ensino público, por meio de ações efetivas e iniciativas como o Pré-uni/Seed, têm apresentado resultados satisfatórios, e consequentemente têm adquirido respaldo junto à sociedade. Isso pode ser facilmente comprovado com a busca cada vez maior por nossos serviços, como o aumento de 12% na matrícula das escolas Rede Estadual, registrado em 2016, e o recorde de inscritos este ano para o curso preparatório”, ressalta.
Novidades
Segundo o diretor do Dase/Seed, Fábio Leite, um dos diferenciais que a equipe do Pré-uni – que conta com mais de 300 profissionais do Magistério Público Estadual atuando nas funções de professor, articulador e coordenador de polo – preparou para os 5.500 alunos que cursarão o programa este ano são as revisões temáticas.
“Nos finais de semana em que não houver programada uma Revisão Geral nos polos, os chamados ‘Aulões’, os alunos terão acesso a revisões específicas por peso e por área de conhecimento. E manteremos ainda as oficinas de Redação, que prestam atendimento individualizado aos estudantes, sendo responsáveis pelos bons resultados alcançados por eles nesta disciplina no Enem 2016, e também as de Matemática e Atualidades”, afirma ele.
Resultados
“Eu acredito no ensino público estadual. Posso afirmar, sem dúvida, que para ter conquistado esta vaga na universidade pública, foi fundamental ter sido aluno do curso preparatório Pré-Uni/Seed, o qual eu indico para qualquer estudante que queira chegar bem preparado ao ensino superior”, diz, enfático, o estudante Ygor Santos Vieira, morador do município de Siriri e aluno do Polo Pré-Uni/C. E. Fernando Azevedo (Nossa Senhora das Dores), ao comemorar a aprovação em 5º lugar para o curso de Direito da Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Duas vezes aprovado, o estudante Ygor Vieira conta que já havia conquistado uma vaga em 2016 para cursar Letras-Português na UFS, mas optou por cursar novamente o Pré-Uni, no Polo C. E. Fernando Azevedo, para garantir uma vaga no curso de Direito da mesma universidade, seu objetivo final ao se matricular no curso oferecido pela Seed.
“Dos 110 alunos matriculados no Polo Pré-Uni do C. E. Fernando Azevedo em 2016, 75 conseguiram conquistar uma vaga no ensino superior, seja por meio do Sisu, do ProUni ou do Fies. É um resultado bastante significativo e demonstra que quando há vontade e determinação no trabalho, o resultado se mostra”, afirma a professora da Rede Estadual e coordenadora do Polo Fernando Azevedo, Elisângela dos Anjos Sobral.
De acordo com ela, desses 110 alunos, 60 cursaram concomitantemente o 3º ano do ensino médio em alguma das escolas da Diretoria Regional de Educação 5 (DRE 5), sediada no município de Nossa Senhora das Dores. “Este ano dobramos o número de alunos do Pré-Uni e do ensino médio regular da Rede Pública Estadual aprovados em universidades”, comemora Elisângela Sobral.
“Tive oportunidade de comparar o material didático do Pré-Uni com o de cursos conceituados de outros estados do país, e considero que está no mesmo patamar dos melhores. Tenho certeza de que estudei com uma equipe de professores que faz a diferença; e a motivação que eles nos transmitem foi fundamental para o meu resultado”, ressalta Vieira.
Rayane Vieira Santos vai trilhar um caminho parecido com o de Ygor. Também aluna do Polo Pré-Uni C. E. Fernando Azevedo, ela foi aprovada este ano para o curso de Letras na UFS, mas optou por cursar o Pré-Uni mais uma vez para conquistar um lugar no concorrido curso de Direito da UFS.
Mesmo tendo conquistado o 1º lugar no curso de Pedagogia da UFS por meio das notas do Enem 2016 no Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação (Sisu/Mec), Francieli Correia, aluna egressa do Colégio Estadual Fernando Azevedo e do Polo Pré-Uni de mesmo nome, pretende cursar outra vez o Pré-Universitário, se não conseguir a vaga no curso de Direito na 2ª chamada do Sisu.
“Com a minha média no Enem 2016, fui aprovada para o curso de Pedagogia da UFS, mas pretendo cursar Medicina, e pela qualidade do curso ofertado no Polo Fernando Azevedo, vou cursar mais uma vez o Pré-Universitário”, afirma, ao comemorar com os demais colegas, a jovem estudante Elika Millena, também egressa do Colégio Estadual Fernando Azevedo.
Aprovados
Foram exatamente 1.464 alunos do Pré-uni aprovados emcursos de graduação de nível superior em instituições particulares e públicas em diversos estados brasileiros com base nas notas do Enem 2016. Deste total, 816 conseguiram ingressar no ensino superior através do Sisu e 104 pelo ProUni. Outros 17 conquistaram vagas no Instituto Federal de Sergipe (IFS), 418 em faculdades e universidades particulares, 41 no Campus da UFS/Sertão e 68 na modalidade de Ensino a Distância da UFS.
“Proporcionalmente à quantidade de vagas ofertadas, o Polo C. E. Fernando Azevedo foi o que obteve o maior número de aprovados dentre todos os 44 polos do programa Pré-Universitário da Seed”, destaca Fábio Leite, ao comemorar o resultado expressivo conquistado pelos alunos, pelos professores e por toda a equipe do Pré-Uni na DRE 5.
“Em comparação com os resultados de 2015, conseguimos dobrar o número de aprovados neste polo. Isso foi possível porque houve empenho e dedicação não apenas dos professores, que se doaram e vestiram a camisa do Pré-uni, como também dos estudantes, que focaram em seus objetivos e a partir de agora iniciam uma nova jornada em suas vidas”, disse, emocionado, Fábio Leite, em festa de comemoração de aprovados na Regional de Nossa Senhora das Dores no último mês de fevereiro.
Ciclo de palestras
Mas a preparação dos estudantes da rede não se restringe às ações do Pré-universitário/Seed. O Departamento de Educação (DED/Seed), através do Serviço de Ensino Médio (Semed), presta um reforço significativo às atividades preparatórias dos alunos para o Exame Nacional, com a realização de diversas ações, com destaque para as palestras sobre o ENEM e políticas públicas para acesso ao ensino superior.
Um dos objetivos desta iniciativa é ampliar os conhecimentos dos estudantes sobre o ENEM e as políticas relacionadas ao ingresso na graduação de nível superior, e para isso, as ações contam com o apoio imprescindível das diretorias regionais de educação (DREs).
Durante as palestras são abordados também temas como Sisu, Fies e Prouni, programas federais de acesso ao ensino superior sobre os quais os estudantes precisam estar informados.
Inovação
Criativa e inovadora, a fanpage do Pré-uni/Seed no Facebook foi uma das novidades da coordenação do programa preparada para auxiliar os estudantes da rede pública que se prepararam para o Enem 2016.
Responsável pelo aumento diário no número de acessos e de seguidores da página, uma pequena equipe de professores da rede estadual de ensino, integrantes do Preuni, tem realizado um trabalho inovador, ao administrar e produzir conteúdos para a página do curso na rede social virtual (https://www.facebook.com/PreuniSeed/).
Diárias, as publicações feitas nesta página despertaram o interesse dos estudantes e internautas, a ponto de registrar a marca de 150 mil pessoas atingidas em uma única postagem.
“Tivemos a felicidade de ver uma das nossas publicações, um vídeo de poucos segundos sobre os assuntos mais recorrentes em cada disciplina nas provas do Enem, atingir um universo significativo de estudantes em tão pouco tempo”, relembra o professor de língua portuguesa Ronney Marcos, um dos cinco responsáveis pela produção de conteúdos e administração da página.
Nesse mesmo vídeo, a equipe de professores de Redação sugeriu a discussão da intolerância religiosa como tema a ser aplicado à disciplina no Enem 2016, acertando outra vez, pois este foi tema da Redação no Enem 2016.
Dentre os recursos utilizados para atrair a atenção dos estudantes, a equipe de professores do Preuni/Seed prioriza a produção de infográficos, vídeos e imagens ilustradas abordando conteúdos da matriz curricular do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), sob a supervisão pedagógica da coordenadora do programa, Laila Gardênia, e do professor João Manoel de Faro.
Por Lucas Silva/SEED