Chamados ao 181 direcionam as atuações das polícias Civil e Federal no âmbito da votação
Um importante canal de comunicação entre a população e as forças de segurança pública é o Disque-Denúncia (181), da Polícia Civil de Sergipe. A ferramenta é utilizada para o recebimento de denúncias de crimes recorrentes que acontecem em todo o estado e está auxiliando a segurança do pleito eleitoral também com o direcionamento de informações à Polícia Federal, responsável pelas investigações de crimes no âmbito eleitoral.
O Disque-Denúncia (181) é coordenado pela Divisão de Inteligência (Dipol). A diretora da Dipol, delegada Mayra Evangelista, relembrou que o canal já existia e que está auxiliando no pleito eleitoral. “É por meio do 181 que o cidadão pode dizer o que está ocorrendo no seu bairro e que afeta a segurança pública, para que possamos tomar as providências cabíveis a cada caso”, acrescentou.
Mayra Evangelista detalhou ainda que as informações repassadas ao Disque-Denúncia (181) são recebidas sem a necessidade de identificação do comunicante. “Quando o cidadão aciona o 181, é atendido por analistas, que, de forma anônima, coletam as informações e as direcionam às autoridades que têm a atribuição de investigação”, evidenciou.
A diretora da Dipol reforçou também a integração entre a Polícia Civil e a Polícia Federal para que o pleito eleitoral ocorra com tranquilidade em todo o estado. “Estamos conectados à Polícia Federal para que as denúncias de atribuição da instituição sejam encaminhadas para o setor específico e para que tenham o imediato atendimento”, reiterou.
A Secretaria da Segurança Pública (SSP/SE) reforça o comprometimento com a garantia da segurança do pleito eleitoral, que é um compromisso assumido com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/SE). O Disque-Denúncia (181), ferramenta da Polícia Civil, direciona os trabalhos de investigação e possibilita maior efetividade na atuação policial.
Fonte: SSP/SE