A Receita Federal paga nesta sexta-feira (30) o quinto e último lote de restituição do Imposto de Renda 2022. Ao todo, serão beneficiados cerca de 1,22 milhão de contribuintes, totalizando R$ 1,9 bilhão.
O calendário segue de acordo com a data de entrega da declaração. O dinheiro vai para a conta informada no momento da declaração. Esse lote contempla também as restituições residuais de anos anteriores, ou seja, contribuintes que caíram na malha fina, mas depois acertaram as contas.
Entre março a setembro, a Receita recebeu 38 milhões de declarações do ano-base de 2021. Entretanto, mais de 1 milhão delas, cerca de 2,7% do total, ficaram presas na malha fina.
Os quatro primeiros lotes foram pagos em 31 de maio, 30 de junho, 29 de julho e 31 de agosto.
O que acontece se o dinheiro não for depositado?
Caso o crédito não seja realizado – por exemplo, se a conta informada estiver desativada – os valores permanecem disponíveis para o resgate por até um ano. Se o resgate não for realizado depois de um ano, ele poderá ser solicitado pelo Portal e-CAC, no site da Receita Federal.
Como consultar se você está no grupo que receberá nesta sexta
O contribuinte deve acessar a página da Receita Federal, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”.
A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.
Fonte: Terra