O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitou nesta quinta-feira (28), o recurso apresentado pela defesa de Valmir de Francisquinho (PL) contra a decisão unânime do Tribunal Regional de Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) que indeferiu o seu registro de candidatura ao cargo de governador do Estado.
A decisão dos ministros do TSE foi por unanimidade, o que significa dizer que Francisquinho está proibido de se apresentar como candidato sub sudice.
Valmir já havia tido o registro de candidatura ao governo de Sergipe impugnado por unanimidade pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE), no dia 8 de setembro.
Com a decisão dos ministros, Valmir está fora da corrida eleitoral e os votos dados à sua chapa serão anulados pela Justiça Eleitoral. Valmir está inelegível desde 2019, quando foi condenado por abuso de poder político e econômico.
O nome e a foto de Valmir de Francisquinho estão cadastrados nas urnas eletrônicas, mas a candidatura do ex-prefeito de Itabaiana está impugnada e os seus votos não devem ser computados como válidos.