O Patriota é o partido que mais lançou candidatos para o pleito deste ano – com 35 pedidos de registro. Segundo o portal de divulgação de candidaturas e contas eleitorais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em seguida, estão as legendas PMN, PDT, PL, Republicanos e União Brasil – todos com 34 solicitações para participar da disputa. De acordo com as informações do TSE, em Sergipe 25 partidos realizaram o requerimento para colocar candidatos nas eleições de 2022 – são eles: Cidadania, DC, MDB, Patriota, PCdoB, PCO, PDT, PL, PMN, Pode, PP, Pros, PSB, PSD, PSDB, Psol, PSTU, PT, PTB, PV, Rede, Republicanos, Solidariedade, União Brasil e UP.
PATRIOTA
O Patriota representa a maioria de solicitações, com a parcela de 6,72% do total – sendo 35 pedidos. No portal, a sigla solicitou a participação em uma vaga na vice-governança; nove para Câmara dos Deputados; e 25 para Assembleia Legislativa.
PMN, PDT E PL
Logo após o Patriota, cinco siglas realizaram, cada uma, 34 pedidos de candidatura. O PMN requereu participação de nove para vaga de deputado federal e 25 para deputado estadual. O PDT também colocou 34 candidatos para a eleição. O TSE analisa os pedidos para uma vaga de vice-governador, nove para o mandato de deputado federal e 24 para deputado estadual. Já o PL solicitou ao TSE a participação para uma vaga de governador, um senador, um para a Câmara dos Deputados e 23 para a Assembleia Legislativa.
REPUBLICANOS E UNIÃO
O Republicanos e União Brasil fizeram, cada um, os pedidos para nove candidatos para disputar mandato na Câmara dos deputados e 25 na Assembleia.
DEMAIS LEGENDAS
Além dessas siglas, o Podemos solicitou 32 registros de candidaturas (lançando um para o Senado, um para 2ª suplência, nove deputados federais e 21 deputados estaduais). Há também o PP, que colocou 31 pedidos (um para senador, um para 2ª suplente, nove deputados federais e 20 deputados estaduais). O PSB apresentou 29 candidatos. No TSE, os registros são: um para o Senado, um para 2º suplente, nove deputados federais e 20 deputados estaduais. Enquanto o PSD, 29 requerimentos, sendo um para governador, um para 1º suplente, nove deputados federais e 18 deputados estaduais. Enquanto o DC, foram 28 pedidos – sendo uma vaga para governador, um para vice, um para 1º suplente, um para 2º suplente, um para senador, nove para deputados federais e 14 para deputados estaduais. A sigla lançou candidatos para todos os cargos neste pleito. O Cidadania lançou 27 candidatos: um para vice, cinco deputados federais e 21 candidatos ao cargo de deputado estadual. O Psol confirmou 23 nomes, sendo um para governo, um para vice, um para 1º suplente, um para 2º suplente, um para senador, sete para a Câmara dos Deputados e 11 para a Assembleia Legislativa. O PT colocou 21 candidatos. No TSE, os registros solicitados são: um governador, um para 1º suplente, cinco deputados federais e 14 estaduais. No MDB, a sigla lançou um vice, nove candidatos à Câmara e oito à Assembleia.
MENOS DE 20
Já o PTB são 16 candidatos: um para 1º suplente, nove deputados federais e oito deputados estaduais. Logo em seguida, conforme os dados do TSE sobre os requerimentos feitos até a data limite, tem o Pros: um para governador, um vice, um para 2º suplente, oito deputados federais e três deputados estaduais. O PSDB lançou dez candidatos: um governador, um para 1º suplente, quatro deputados federais e quatro deputados estaduais. O PV tem nove, sendo um candidato para 2º suplente, dois deputados federais e seis deputados estaduais. O Solidariedade lançou três candidatos à vaga na Câmara Federal. O PSTU está com sete candidatos: um para governo, um para vice, um para 1º suplente, um para 2º suplente, um para senador, um para deputado federal e um para deputado estadual. O PCdoB tem cinco nomes – sendo dois para Câmara e três para Assembleia. O Unidade Popular (UP) lançou cinco: um governador, um vice, dois federais e um estadual. O Rede e o PCO estão, cada um, com um pedido para disputar vaga na Câmara dos Deputados.
Por Mayusane Matsunae
Foto: Divulgação