O sucesso no número de aprovados deve-se, entre outras iniciativas, à implantação do ensino médio integral na unidade
O Colégio Atheneu Sergipense, uma das unidades de ensino da rede pública estadual que oferecem o ensino médio integral desde 2009, conseguiu um percentual de 83,2% de alunos aprovados em universidades públicas e privadas de Sergipe, e de outros estados da Federação. Dos 309 alunos habilitados a participarem do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 253 conseguiram êxito em diversos cursos de nível superior.
“Os resultados demonstram o compromisso da equipe de professores, o esforço dos alunos e a certeza de que o ensino médio em tempo integral é um bom caminho para melhorarmos a qualidade do ensino”, ressalta o secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho.
Dos 309 alunos habilitados no Enem, 122 foram aprovados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu); 28 aprovados na primeira chamada do ProUni; 93 alcançaram êxito em unidades de ensino superior e 11 alunos foram aprovados na primeira chamada do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Modelo
O modelo do ensino médio integral vem recebendo aprovação dos alunos, dos professores, da sociedade civil organizada e, principalmente, da comunidade escolar, por meio de representantes das diversas categorias que compõem os conselhos escolares das unidades de ensino da rede pública estadual.
“O Programa de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio foi publicado em 2016 pelo governo federal. Sergipe, por apresentar um projeto consistente e elaborado criteriosamente, foi o estado que conseguiu aprovar o maior número de escolas”, afirma Jorge Carvalho.
De acordo com o secretário, a escola que aderir ao programa será beneficiada com recursos para serem investidos em melhoria de infraestrutura. “Os repasses de recursos do governo federal serão feitos ao longo de dez anos e deverão ser aplicados na melhoria das instalações físicas das escolas, como por exemplo, construção de quadras poliesportivas e refeitórios; construção e modernização de laboratórios de ciências e bibliotecas”, disse Carvalho.
Atheneu
Feliz com os resultados obtidos no Enem 2017, o professor Daniel Lemos, diretor do Atheneu Sergipense, afirma que o ensino médio integral ofertado pela unidade de ensino estadual contribuiu significativamente para o bom desempenho dos alunos.
“Vale ressaltar que, por ser integral, o Atheneu tem uma taxa elevada de permanência, próxima dos 100%. Com certeza, isso cria em nossos alunos um vínculo de permanência com a escola, que reflete em resultados positivos”, disse o diretor.
Cursos
De acordo com o professor Daniel Lemos, este ano, alunos do Atheneu conseguiram aprovações em diversos cursos: Medicina (2), Ciências Biológicas (10), Medicina Veterinária (1), Matemática (5), Engenharia Elétrica (2), Física (7), Administração (4), Nutrição (2), Relações Internacionais (3), Sistema de Informação (2), Zootecnia (1), Serviço Social (5), Ecologia (6), Direito (1), Farmácia (4), Engenharia Mecânica (2), Fonoaudiologia (2), Jornalismo ( 2), Letras-Francês, Inglês e Espanhol (6), Engenharia de Alimentos (1), Engenharia da Computação (1), Fisioterapia (1), Designer Gráfico (2), Ciências Contábeis (2), Dança (1), dentre outros.
Ampliação
Em todo o país, mais de 500 instituições foram selecionadas para integrar o Programa de Fomento à Implementação do Ensino Médio em Tempo Integral do Governo Federal. Em Sergipe, 37 colégios estaduais serão contemplados até o final de 2019.
Implantado em 2009 nos colégios estaduais Atheneu Sergipense, Vitória de Santa Maria e Ministro Marco Maciel, o ensino médio em tempo integral será ampliado pelo Governo de Sergipe para mais 34 unidades de ensino da rede, possibilitando que os estudantes dessas escolas tenham a oportunidade de escolher entre o ensino regular ou cursar a última etapa da educação básica em regime integral, permanecendo por até 8 horas na escola.
A medida deverá ser implementada gradativamente, a partir do ano letivo 2017, em 17 das 37 unidades de ensino que foram previamente selecionadas, e visa a atender a dispositivos previstos no Plano Nacional de Educação e no Plano Estadual de Educação, os quais estabelecem que a Educação em Tempo Integral deve ser ofertada em, no mínimo, 50% das escolas públicas até 2024.
Fonte: ASN