Com o incentivo do prefeito, Etelvino Barreto, na manhã de ontem (14), o Comando da Guarda Municipal de Rosário do Catete participou de uma reunião técnica com representantes da Guarda Municipal de Carmópolis. O objetivo foi a criação de um consórcio intermunicipal que fortaleça as Guardas Municipais nos diversos aspectos, seja na captação de recursos federais, na execução de políticas públicas ou na capacitação dos profissionais de segurança dos municípios.
A reunião debateu a formação de um consórcio intermunicipal com base na Lei Federal 11.107/05, que regulamenta a gestão associada e o auxílio no enfrentamento dos problemas ocasionados pelo aumento dos municípios e formação de regiões metropolitanas. A expectativa é de que a regulamentação dos consórcios públicos possibilite a constituição de instrumentos de cooperação federativa, adequados a diferentes escalas territoriais e a múltiplos objetivos.
Segundo o comandante da Guarda Municipal de Rosário do Catete, GM Josenildo, o consórcio exigirá o esforço de todos os municípios participantes, trazendo mais proteção e recursos para a política de segurança dos municípios. “Queremos uma Guarda Municipal cada vez mais humanizada, eficiente e protetora dos bens públicos e do próprio cidadão rosarense, como quer o nosso prefeito”. ressalta o Josenildo.
De acordo com o Direror da Guarda Municipal de Carmopolis, o GM Esdras Lisboa, o consórcio vai fazer com que os municípios somem mais esforços dentro de um objetivo em comum, compartilhem recursos para a área, façam integrações, e dentro da segurança pública, por exemplo, possam até fazer operações conjuntas das Guardas Municipais compartilhando o efetivo em suas ações.
Além de Rosário do Catete, que será a sede das reuniões técnicas, o debate também será realizado nos municípios de Maruim, Nossa Senhora das Dores, General Maynard e Santo Amaro das Brotas. Nesta primeira reunião, representando Rosário, estavam o Secretário de Ordem Pública, Marcos Batista, juntamente o comandante da Guarda Municipal de Rosário, GM Josenildo e sub comandante GM Celestino. De Carmopolis estavam o Diretor GM Esdras Lisboa, a GM Jussimara Floripedis e a GM Wagna.
Atribuições
Dentre suas atribuições legais, as Guardas Municipais devem planejar e executar serviço de vigilância ostensiva e preventiva, visando à proteção dos bens públicos; organizar, coordenar e executar, por determinação do Prefeito, a segurança das autoridades municipais e de autoridades visitantes; e apoiar, quando solicitado, os órgãos de segurança pública federal e estadual, dentro de suas atribuições específicas.
Fonte: Secom/Prefeitura de Rosário do Catete