sexta-feira, 26, junho/2026
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Economia

Exportações sergipanas caíram significativamente em maio com relação a abril

14 de junho de 2022
in Economia
0
Exportações sergipanas caíram significativamente em maio com relação a abril
Share on FacebookShare on Twitter

Análise realizada pelo Centro Internacional de Negócios – CIN/SE, da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES), com base nos dados do Comex Stat, sistema para consultas e extração de dados do comércio exterior brasileiro, disponibilizado pelo Ministério da Economia, apontou que as exportações sergipanas, em maio deste ano, somaram aproximadamente US$ 4,9 milhões. O montante registrado representa retração de 53,1%, quando comparado com o mês anterior, abril último. Já em relação a maio de 2021, verificou-se crescimento de 50,9%.

No período analisado, dentre os 40 produtos sergipanos destinados ao mercado internacional, destacaram-se: Suco (sumo) de laranja, não fermentados, sem adição, com ou sem adição de açúcar ou de outros edulcorantes, congelado., totalizando US$ 1,7 milhão em exportações – responsável por 35,5% do total exportado por Sergipe –, seguido de Outros óleos essenciais, de laranja (cerca de US$ 886,7 mil) e Aquecedores elétricos de água, incluindo os de imersão (US$ 387,8 mil). Esses três produtos juntos compreenderam 61,6% da pauta de exportações do estado, no mês analisado.

Os principais destinos dos produtos exportados pelo estado foram: Holanda (US$ 1,5 milhão), Bélgica (US$ 744,8 mil) e Estados Unidos (US$ 456,1 mil).

Importações sergipanas em maio/2022

Em maio, as importações totalizaram US$ 18,3 milhões, com a aquisição de 151 produtos dos fornecedores internacionais.

Dentre esses produtos, destacaram-se as compras de: Diidrogeno-ortofosfato de amônio (fosfato monoamônico ou monoamoniacal), mesmo misturado com hidrogeno-ortofosfato de diamônio (fosfato diamônico ou diamoniacal), com aproximadamente US$ 7,3 milhões – responsável por 39,9% das importações; Sulfato de amônio (cerca de US$ 2,4 milhões); e Superfosfatos, que contenham, em peso, 35% ou mais de pentóxido de difósforo (P205) (cerca de US$ 2,1 milhões).

Quanto à origem dos produtos adquiridos, os principais países fornecedores foram: Rússia (cerca de US$ 7,4 milhões), China (US$ 3,7 milhões) e Egito (aproximadamente US$ 2,6 milhões).

A balança comercial fechou o mês de maio com saldo negativo de US$ 13,4 milhões. Esse saldo resulta da diferença entre o montante de exportações e importações no período.

Notícias Relacionadas

Ministério do Trabalho e Emprego inicia, nesta sexta-feira (15), pagamento do quarto lote do abono s...

Governo federal anuncia subsídio para frear aumento no preço dos combustíveis

Governo do Estado divulga calendário de pagamento dos servidores do Executivo para maio

União Europeia retira Brasil da lista de países autorizados a exportar carnes e suspende compra a pa...

Custo da cesta básica em Aracaju aumentou 3,49% no mês de abril

Petrobras tem lucro de R$ 32,7 ​bilhões no 1º tri de 2026, queda de 7,2%

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato