Com o objetivo de alinhar a atuação do município para reduzir as taxas de mortalidade infantil e fetal, a Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), recebeu uma representante da Fundação Abrinq para uma reunião com o Grupo Técnico e o Comitê Técnico Municipal de Prevenção à Mortalidade Infantil e Fetal, que aconteceu na tarde dessa segunda-feira, 6, no auditório da SMS.
O município já adota uma série de ações para prestar assistência às gestantes durante e após a gestação, como por exemplo: a realização do pré-natal em todas as Unidades de Saúde. Além disso, as crianças também contam com a disponibilização do teste do pezinho e as vacinas de rotina. Essas ações visam oferecer um acompanhamento direto, possibilitando que complicações e doenças sejam diagnosticadas precocemente, com o intuito de evitar o óbito.
Durante a reunião, o secretário de Saúde, Enock Ribeiro, celebrou e agradeceu a presença da representante da Fundação Abrinq, a técnica do Programa Mortalidade Zero, Ana Patrícia Alves. Ele também aproveitou para ressaltar o trabalho desenvolvido pelos profissionais do município no atendimento prestado à população, em especial, as gestantes e crianças, nas Unidades de Saúde.
Além da reunião realizada nesta tarde, serão desenvolvidas atividades de capacitação durante toda a semana, nos períodos da manhã e tarde. Todos os profissionais da Atenção Primária do município serão capacitados. As atividades irão acontecer no auditório da Secretaria Municipal de Saúde e na Faculdade UNIFTC, uma instituição parceira, que fica instalada no município de Socorro .
O coordenador da Atenção Básica e presidente do Comitê de Prevenção a Mortalidade Infantil e Fetal, Izidério Souza, destaca a importância da presença da Fundação Abrinq no município e de toda a capacitação que será desenvolvida com os profissionais da ponta. “É muito importante receber a Abrinq, porque é uma parceria que soma e ajuda no desenvolvimento e na qualificação da Atenção Primária, principalmente, voltada a mortalidade infantil e fetal. As capacitações são bastante positivas, pois a experiência da Abrinq vai ajudar a melhorar ainda mais os indicadores”, disse Izidério Souza.
A técnica do Programa Mortalidade Zero, Ana Patrícia Alves, ressalta que a presença da Fundação no município tem o objetivo de reforçar e buscar estratégias para apoiar o município. “A Fundação Abrinq vem atuando com o município de Nossa Senhora do Socorro desde 2021, por meio do Programa Mortalidade Zero, que tem o objetivo de apoiar os municípios para zerar os óbitos infantis por casos evitáveis. A parceria é bastante importante, pois estamos aqui para apoiar o trabalho desenvolvido pelo Comitê e fortalecer ainda mais a atuação”, enfatiza Ana Patrícia.
Fonte: Prefeitura de Socorro