quarta-feira, 17, setembro/2025
Sergipe Mais
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato
No Result
View All Result
Sergipe Mais
No Result
View All Result
Home Capital

Chuvas devem continuar em Sergipe nas próximas 48h, podendo atingir 100 mm

25 de maio de 2022
in Capital
0
Chuvas devem continuar em Sergipe nas próximas 48h, podendo atingir 100 mm
Share on FacebookShare on Twitter

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por intermédio da Coordenadoria de Meteorologia e Mudanças Climáticas (CMT) da Superintendência Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (Serhma) de Sergipe, emitiu novo alerta para o risco moderado de chuvas nas próximas 48h, podendo atingir índice pluviométrico acumulado de 100 milímetros (mm), além de ventos entre 30 e 32 km/h. Há também risco de ressaca no litoral, com ondas de até 2,5 metros.

De acordo com o Inmet, o fenômeno meteorológico acontece em virtude do Distúrbio Ondulatório de Leste, conhecido como ‘Ondas de Leste’, que sempre ocorrem nesta época do ano, no outono/inverno, e atua bastante no Nordeste brasileiro. As Ondas de Leste têm início na Costa da África, atravessam o oceano Atlântico transportadas pelos ventos alísios, e quando chegam aqui, encontram o Nordeste quente, o que ajuda a formar nuvens carregadas.

Defesa Civil

Em caso de emergência, é possível acionar a Defesa Civil, através do número 199, que funciona 24h, em todos os dias da semana. Além disso, é disponibilizado à população um sistema de monitoramento que proporciona visão, em tempo real, das condições climáticas nas diversas regiões da cidade. O ClimAju pode ser acessado através do site da Prefeitura de Aracaju.

Vale lembrar que a estação vigente é o outono, que tem características de chuvas ao longo de sua passagem e, historicamente, o mês de maio apresenta o maior índice pluviométrico no Estado, segundo o meteorologista Overland Amaral.

Recursos hídricos

Ao contrário da capital sergipana, Aracaju, que entra em verdadeiro caos quando chove forte, em virtude de falta de infraestrutura necessária para absorção da carga pluviométrica, no interior, principalmente nas zonas rurais, a chuva é bem-vinda, tal qual a que vem caindo desde a madrugada.

De acordo com Inmet, as chuvas, absolutamente normais para esta época do ano, devem contribuir significativamente para encher açudes e barragens e recomposição dos recursos hídricos, especialmente na região do Centro-Agreste, e dar um complemento maior até o final da estação de inverno.

Com a regularização hídrica, diz o Inmet, os açudes, barragens e nascentes de rios terão maior oferta para o abastecimento, agricultura e pecuária, isto é, beneficiando todo um sistema socioambiental, mas para isso, é preciso cautela e uma boa gestão dos recursos hídricos não somente no que tange ao poder público.

Por Joângelo Custódio

Notícias Relacionadas

Saúde de Aracaju assegura vacinação contra Covid-19 para proteger grupos prioritários

Operação “Preço Justo, Carro-Pipa” é realizada pelo Procon Aracaju

Tamo Junto Aracaju: SMS leva vacinação, consultas e exames ao bairro Industrial neste sábado, 20

Prefeita Emília Corrêa anuncia avanços no transporte coletivo entre Aracaju e Barra dos Coqueiros

Sergipe bate mais um recorde e registra aumento de 10,8% no fluxo de passageiros no aeroporto em ago...

Operação conjunta realiza fiscalização metrológica de combustíveis em postos na cidade de Aracaju

  • Home
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Regiões
    • Capital
    • Municípios
    • Brasil
    • Mundo
  • Política
  • Economia
  • Polícia
  • Educação
  • Esporte
  • Saúde
  • Cultura
  • Concursos
  • Contato