Neste domingo, 17, a população sancristovense ocupou as ruas da sede do município para participar da atividade cívica de 7 de Setembro, data quando se comemora a independência do Brasil. O evento foi aberto por representatividades das Forças Armadas e apresentação da Lira Sancristovense, às 8h, e prosseguiu até o início da tarde, com desfile das instituições e escolas, que apresentaram diversificados temas retratando o amor e o respeito à Pátria.
Inicialmente previsto para ocorrer no próprio dia 7, o evento foi remarcado devido às fortes chuvas que caíram em todo o Estado naquele período. O encanto da festa, no entanto, foi mantido. O prefeito Marcos Santana disse ser uma oportunidade para fortalecer o espírito patriota. “Nós, de São Cristovão, estamos mobilizados nas ruas homenageando a independência do Brasil, que luta para ser um país cada vez mais soberano. Hoje é dia de elevarmos o civismo e o patriotismo na nossa cidade”, pontuou o gestou.
O vice-prefeito de São Cristóvão, Adilson Junior, também destacou a importância da data, reforçando o sentimento patriótico e a tradição que envolvem as comemorações pelo 7 de Setembro. “É um espaço para mostrarmos civismo e exaltarmos o amor ao nosso país”, argumentou.
O evento contou ainda com a presença da diretora da Delegacia Regional de Educação 08 (DER 08), Maria Isabel Bitencourt, representando o secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho; dos vereadores Vanderlan Correia, Irmão Gibson, Varderlan Nego, Tony da Academia, Paulo Júnior, Rafael da Colina, Edson Pereira, Adailton Lopes (Dito) e Diego Prado; do suplente de vereador Luciano da Colônia, e do secretariado municipal.
Amor à Pátria
O desfile percorreu as ruas José de Alencar Cardoso, do Rosário, Ivo do Prado e praça da Matriz, encerrando na rua Frei Santa Cecília. De acordo com a secretária municipal de Educação, Andréa Hermínea, o 7 de Setembro movimenta a cidade e a rede escolar, caracterizando-se como uma importante tradição sancristovense. “As escolas se preparam ao longo do ano para este momento, com vestuário, música, ornamentação especiais para celebrar o amor à Pátria. Também vivenciamos um espaço de integração entre a comunidade escolar e a população, e uma tradição que fazemos questão de preservar”, frisou.
Uma festa patriótica que a comunidade sancristovense faz questão de acompanhar. A família de Osvaldo Santos não abre mão de participar do desfile de 7 de Setembro, ainda mais este ano, com a estreia da pequena Isabele Conceição Santos, 3 anos, na atividade. “É tudo muito interessante e importante para a nossa cidade e país. Temos obrigação de passar aos nossos filhos o amor e o respeito ao Brasil”, defendeu. “Estaremos sempre presentes, é uma bonita festa”, reforçou Isabel Cristina Conceição.
Já o professor de artes e instrutor musical, Edivanilson Andrade- conhecido por Laconga-, exaltou o desfile de 7 de Setembro como um grande encontro da cultura e do patriotismo”. É uma tradição da nossa cidade que temos que manter viva”, explicou o professor, que coordena as bandas marciais do município.
Conjunto Eduardo Gomes
E atenção: o desfile de 7 de Setembro no conjunto Eduardo Gomes (Grande Rosa Elze) acontecerá no próximo domingo, dia 24, também a partir das 8h. A concentração será na praça Nossa Senhora do Loreto, passando pela Avenida Canal e encerrando na praça do Centro Comercial.
Por Ascom/Prefeitura de São Cristovão