Entre a última sexta-feira, 08, até a madrugada desta segunda-feira, 11, o Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) atendeu a 589 pacientes, sendo que 136 ficaram internados na unidade. No Pronto Socorro (PS) Adulto, a Área Azul atendeu 172 pacientes de baixa complexidade, desse total, a maioria com dor de cabeça e dor abdominal. A sala de sutura também recebeu um número considerado de pacientes, foram 116 usuários atendidos durante o final de semana.
Os acidentes automobilísticos resultaram em seis atendimentos. Já os acidentes motociclísticos continuam liderando as estatísticas dos acidentes de trânsito. Foram 29 atendimentos e desses, 15 ficaram internados para a realização de outros procedimentos. Uma pessoa atropelada registrou atendimento no Huse.
Durante o final de semana foram registrados seis atendimentos a vítimas de arma de fogo e três vítimas de arma branca. Na Ortopedia, 78 pacientes deram entrada com algum tipo de trauma. Na Pediatria, o plantão desse final de semana foi considerado tranquilo, com 158 registros e desses, apenas 28 internamentos.
No ambulatório da Oncologia oito pacientes foram atendidos no serviço de radioterapia. No Oftalmo e Otorrino os atendimentos totalizaram 9 pacientes.
“As pessoas que chegam até a unidade são avaliadas por uma equipe médica e de enfermagem e tem o risco dos casos classificado. O Huse é um hospital com resolutividade e os números comprovam isso. Os casos que apresentarem maior risco têm o atendimento priorizado. Os que têm menor complexidade e não são regulados são atendidos posteriormente. Muitas vezes o paciente ou o acompanhante não entende isso e querem ser logo atendidos, mas o fluxo do hospital é de média e alta complexidade”, informou a gerente da Área Azul, Simone Dantas.
Por Ascom/SES