A Polícia Militar de Sergipe, por meio do Pelotão de Polícia Ambiental (PPAmb), flagrou a venda ilegal de 58 aves silvestres, durante uma ação de fiscalização na feira livre do município de Boquim, no centro sul sergipano. O flagrante de crime ambiental ocorreu nas primeiras horas do sábado, 23.
Seguindo o cronograma de fiscalização em feiras livres do interior do Estado, cujo objetivo é coibir a captura e o comércio de animais silvestres, a guarnição comandada pelo sargento Rômulo deslocou-se até o município de Boquim, após denuncia anônima, e lá encontrou 58 aves que seriam comercializadas. Os informes davam conta de que no local havia tatus, teiús e, principalmente, pássaros, sendo vendidos abertamente.
A guarnição chegou nas primeiras horas da manhã e, no espaço reservado à venda e troca de objetos usados, ao seguir para abordar um grupo de pessoas, estas correram, abandonando os animais. A equipe conseguiu deter um homem, que não conseguiu se livrar de dois pássaros. As aves abandonadas, a maioria comum nos biomas sergipanos, foram devolvidas ao habitat natural, sem apresentar sinais de domesticação.
O infrator, um jovem de 20 anos, confessou aos militares que adquirira na feira os dois pássaros da espécie papa-capim que trazia consigo. O indivíduo assinou um termo circunstanciado e responderá por crime ambiental previsto no artigo 29 da Lei de Crimes Ambientais. As duas aves que estavam em sua posse foram encaminhadas ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Fonte: PM/SE