Para incentivar a cultura e a arte no processo de ensino e aprendizagem nas escolas municipais, além de valorizar o talento dos estudantes, a Secretaria da Educação de Aracaju promoveu o Concurso de Artes Escolares em comemoração aos 170 anos da capital sergipana.
Com o tema “Aracaju 170 anos de História, Cultura e Cidadania”, o concurso teve como objetivo desenvolver a criatividade, a expressão artística e a cultura dos estudantes da rede municipal de ensino.
“Estamos comemorando os 170 anos de Aracaju de uma forma dinâmica. Todas as escolas receberam o material com a divulgação das quatro modalidades: vídeo, desenho, poesia e fotografia, e todos os alunos puderam participar do concurso”, afirmou o diretor de Artes da Educação de Aracaju, Alessandro Felix.
O lançamento do concurso nas escolas foi realizado no dia 17 de fevereiro, e os alunos tiveram até o dia 13 de março para concluir seus projetos. Os premiados serão divulgados no dia 19 de março e a cerimônia de premiação ocorrerá no dia 21 de março. Mais de 5 mil alunos participaram da competição.
As quatro modalidades foram divididas da seguinte forma: Vídeo, com o tema “Minha Aracaju: Descobrindo a Cidade”, para alunos da creche e pré-escola; Fotografia, com o tema “Olhares de Aracaju: Meu Cantinho da Cidade”, para a educação infantil, creche, pré-escola, ensino fundamental e EJA (Educação de Jovens e Adultos); Desenho, com o tema “Aracaju: Minha Cidade, Meu Orgulho”, para alunos do ensino fundamental (1º ao 9º ano) e EJA; e Poesia, com o tema “170 anos de Aracaju: Versos para Minha Cidade”, para alunos do ensino fundamental (3º ao 9º ano) e EJA.
Cada aluno escolheu uma única modalidade para participar do concurso, sendo que todos os trabalhos deveriam ser de autoria exclusiva dos estudantes. No entanto, os alunos puderam contar com a orientação de seus professores durante o desenvolvimento dos projetos.
Serão premiados dois alunos por escola. Os trabalhos serão avaliados por uma comissão composta por professores e representantes da Secretaria da Educação. Cada escola selecionou, no máximo, 20 trabalhos, considerando as modalidades escolhidas pela própria instituição.
Os critérios de avaliação foram: criatividade, originalidade, adequação ao tema, qualidade técnica e expressividade. A Secretaria da Educação de Aracaju também disponibilizará transporte para os alunos premiados, a partir dos quatro anos de idade, para o evento. Esses alunos serão acompanhados por um gestor ou professor da unidade escolar.
Foto: Isley Santos