O evento tem como objetivo integrar e fortalecer a rede de bibliotecas públicas e comunitárias que compõem o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Sergipe
Encerrando a programação do I Encontro Estadual de Literatura Sergipana, na última sexta-feira, 24, aconteceu na Biblioteca Pública Estadual Epiphanio Dória o 11º Encontro do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Sergipe (SBPSE), que nesta edição abordou o tema ‘Bibliotecas Acolhedoras e Inclusivas’. O evento tem como objetivo integrar e fortalecer a rede de bibliotecas públicas e comunitárias que compõem o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Sergipe. O SBPSE é composto por 81 bibliotecas, distribuídas nos oito territórios do estado, sendo uma estadual e oitenta municipais. Esse encontro reúne anualmente profissionais de bibliotecas públicas e comunitárias em prol do fortalecimento de ações de incentivo à leitura e práticas socioculturais nos espaços das bibliotecas públicas.
A coordenadora geral de Leitura e Bibliotecas da Secretaria de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura, Aline França, que estava representando o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP), expressou sua alegria em participar, mesmo que de forma online, e disse que espera que em breve surja uma nova oportunidade para vir a Sergipe.
“O SNBP foi pensado como uma forma de a gente integrar todas as ações das bibliotecas públicas do nosso país, o qual manda que a gente consiga oferecer para a nossa população brasileira bibliotecas públicas estruturadas, favorecendo a formação do hábito de leitura, estimulando as comunidades ao acompanhamento e desenvolvimento sociocultural do país. Sergipe é um estado que assinou o nosso acordo de cooperação federativa, e nesse acordo a gente estabelece uma relação mais próxima daquilo que o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas tem planejado, tem fomentado como política pública e as bibliotecas sergipanas. Nesse sentido, com a assinatura do acordo de cooperação federativa, a ideia é que o SNBP possa fomentar, incentivar e apoiar as ações e os projetos para a revitalização do Sistema Estadual. É muito importante poder contar com vocês nesse processo”, enfatizou.
A coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Sergipe, Juciene Maria Santos de Jesus, iniciou o evento desejando as boas-vindas aos representantes das bibliotecas e parabenizando as sete Bibliotecas Comunitárias de Sergipe que foram contempladas com o Prêmio Pontos de Leitura.
“Para nós, que coordenamos o Sistema de Bibliotecas Públicas de Sergipe, é um orgulho muito grande ter sete bibliotecas do nosso estado contempladas nesta premiação. Uma biblioteca pública é um pilar vital em qualquer município, servindo como um centro de conhecimento acessível a todos. Uma biblioteca unificada promove a educação, inclusão social e desenvolvimento cultural, contribuindo significativamente para o progresso e coesão da comunidade. A fragmentação pode resultar na perda de recursos valiosos e na redução do impacto positivo que uma biblioteca bem mantida pode ter na vida dos cidadãos. Portanto, é imperativo que os gestores reconheçam e preservem a importância dessa instituição, assegurando que ela permaneça integrada e acessível a todos”, salientou.
Representando as bibliotecas comunitárias, Maria José disse que o encontro foi maravilhoso e espera ansiosa pelos próximos. “Este evento é engrandecedor. Todos que representam as bibliotecas municipais e comunitárias aguardam ansiosos por este momento. E a forma como somos recebidos pelo pessoal aqui da Bblioteca Epiphanio Dória é muito acolhedora. Só temos a agradecer pela receptividade e parabenizar pelo encontro. Voltarei sempre para esta casa onde me senti em casa”, afirmou Maria José, que coordena a biblioteca Casa de Mãe Joana.
Representando o município de Nossa Senhora do Socorro, Clodoaldo Silva Pereira apontou que o 11º Encontro do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Sergipe foi maravilhoso e enriquecedor. “Aqui estamos tendo conhecimento de experiência de várias bibliotecas, dificuldades, trabalhos realizados dentro dessas instituições, e é uma troca de experiência muito importante e gratificante”, reforçou.
Foto: Paula Toquinho