Sergipe registra redução no índice de homicídios dolosos

| 6 de novembro de 2018

Resultado é fruto de investimentos do Governo do Estado, bem como do trabalho integrado entre as forças policiais

O estado de Sergipe vem registrando, ao longo do ano, queda nos índices de homicídios dolosos praticados, de acordo com informações divulgadas pela Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP/SE).

No último mês de outubro, por exemplo, foram registrados 65 casos desse tipo de crime em todo o estado, representando uma redução de 33,7% em relação ao ano de 2017 e de 52,% em relação ao ano de 2016.

Na capital Aracaju, a redução, comparada com o ano de 2016, foi de 51,1%, quando à época foram registrados 45 casos, contra 22 no mês passado. Se considerar os dados da região metropolitana de Aracaju, que engloba os municípios de São Cristóvão,

Nossa Senhora do Socorro e Barra dos Coqueiros, a redução foi de 55,2%, com registro de 13 casos, contra 29, em 2016 e 23, em 2017.

O índice de homicídios dolosos também reduziu no interior do estado. De acordo com os dados da SSP/SE, foi registrada uma redução de 32 casos, entre os anos de 2016 e 2018, resultando numa queda de 51,6%. Em relação ao ano de 2017, a queda foi de 34,8%.

Outros dados

Ainda segundo as informações, de 1º de janeiro até o dia 31 de outubro deste ano, foram registrados 807 casos de homicídios dolosos, contra 1.098 em 2016, o que representa uma queda de 26,5%, ou de 291 casos.

Se avaliados os dados da capital, essa redução chega a 33,3%, com uma redução de 119 casos em comparação ao ano de 2016 e de 13 casos em comparação ao ano de 2017. Na região metropolitana, o índice de queda foi de 28,5%, quando o número de registros deste crime caiu de 228 para 163.

No interior do estado, houve redução de 108 casos, ou seja, 21,1%, quando comparado o ano de 2018 com o ano de 2016. Em relação a 2017, a queda foi de 8%.

Ações integradas

Para o comandante geral da Polícia Militar, Marcony Cabral, os resultados positivos no que diz respeito à Segurança Pública são atribuídos tanto aos investimentos do Governo do Estado na área, como também ao trabalho cada vez mais integrado entre as forças policiais.

“Os números favoráveis são fruto de um trabalho integrado entre as polícias Civil e Militar e também dos investimentos do Governo de Sergipe em Segurança Pública. Semanalmente, nos reunimos com representantes da capital e do interior, num forte trabalho conjunto, onde conversamos sobre as ações realizadas, discutimos as próximas, como por exemplo, o que melhorou em algumas localidades, o que pode ser feito para melhorar algumas regiões”, destacou o comandante geral.

Ainda segundo ele, o trabalho vem sido feito desde o ano de 2016, quando Sergipe registrou números maiores de violência, de modo geral. Além da redução do crime de homicídio, Marcony informa que outros tipos de crimes também registraram queda nos índices da SSP.

“Avançamos muito no quesito Roubo a Ônibus também, com uma queda de quase 80% desde o ano de 2015. Os roubos a veículos também vêm caindo, além dos roubos a celulares, muito comuns e que agora também terão mais um aliado no combate, que é o aplicativo Alerta Celular. Fomos buscar esse projeto em Pernambuco e que deve ajudar muito na redução destes crimes”, ressaltou.

Investimentos do Governo

Neste ano de 2018, diversas ações têm sido realizadas pelo governo no que diz respeito à Segurança Pública. Uma delas foi a autorização de edital para concurso de delegado da Polícia Civil. Além disso, o governador Belivaldo Chagas determinou a ampliação do Departamento de Homicídios, com a criação de uma Divisão de Inteligência dentro do DHPP, nova sede e novos agentes.

“Aliado a nossa integração, o governo tem realizado fortes investimentos na área, com a implantação do sistema Detecta, um software buscado em São Paulo e que está sendo implementado para colaborar com o nosso monitoramento na capital. Além de vários outros investimentos também no interior, que têm surtido importantes efeitos nos índices. Quanto mais investimento, mais trabalho das polícias, melhor para a nossa sociedade”, complementou Marcony.

Também foram reabertas 11 delegacias no estado. Em regime de plantão, funcionam: Itabaiana, Estância, Propriá, Lagarto, Nossa Senhora da Glória e Maruim. Nestes locais, as delegacias funcionam com equipes completas, compostas por delegados, escrivães e agentes de polícia.

Já em Tobias Barreto, Carira, Neópolis, Nossa Senhora das Dores e Canindé de São Francisco, as delegacias funcionam com equipes reduzidas, com atendimento feito por agentes de polícia e escrivães.

Agência Sergipe de Noticias 

 

Tags: ,

Category: Destaques

Comments are closed.

Educação

Projeto Somos chega ao terceiro ano com entrega de tablets em escolas do Baixo São Francisco

Projeto Somos chega ao terceiro ano com entrega de tablets em escolas do Baixo São Francisco

O Projeto Somos chega, em 2019, ao terceiro ano de sua execução com a conclusão da entrega dos tablets educacionais que servem de acesso à plataforma Synapse, tecnologia social utilizada como base do projeto. Lançado pelo governo de Sergipe em agosto de 2016, o Somos é uma estratégia que visa contribuir para a melhoria da qualidade do […]

| 8 de abril de 2019
Empreendedorismo e investigação científica farão parte do ensino médio

Empreendedorismo e investigação científica farão parte do ensino médio

Novo modelo de ensino será implementado nas escolas do país até 2021 O novo ensino médio terá formação mais voltada para o empreendedorismo, a investigação científica, os processos criativos e a mediação e intervenção sociocultural. Estes são os eixos que vão orientar os chamados itinerários formativos, ou seja, as atividades que os estudantes poderão escolher. […]

| 8 de abril de 2019
Enem 2019: Pré-Universitário da Seduc inicia revisões preparatórias neste sábado, 6

Enem 2019: Pré-Universitário da Seduc inicia revisões preparatórias neste sábado, 6

Neste sábado, 6, o Curso Pré-Universitário da Seduc (Preuni), por intermédio do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase/Seduc), inicia a primeira revisão preparatória para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sobre Matemática Básica e Atualidades e Redação. A aula é aberta ao público e acontecerá no auditório da Universidade Mauricio de Nassau (Uninassau), […]

| 5 de abril de 2019

Economia

Governo Federal quer reduzir pela metade o preço do gás de cozinha

Governo Federal quer reduzir pela metade o preço do gás de cozinha

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta terça-feira (9) que o governo pretende reduzir pela metade o preço do gás de cozinha no país em dois anos. De acordo com o ministro, para conseguir essa redução, é preciso quebrar o monopólio do refino e da distribuição. “Daqui a dois anos, o botijão de gás vai […]

| 10 de abril de 2019
Conta de luz não terá custo extra em abril para os consumidores

Conta de luz não terá custo extra em abril para os consumidores

A bandeira tarifária em abril de 2019 será verde, sem custo para os consumidores. Abril é um mês de transição entre as estações úmida e seca nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional (SIN). A previsão hidrológica projetada para o mês ainda indica a tendência verificada em março, de recuperação do nível dos reservatórios. […]

| 30 de março de 2019
Receita recebe mais de 7 milhões de declarações do IR em três semanas

Receita recebe mais de 7 milhões de declarações do IR em três semanas

Fisco espera 30,5 milhões de formulários neste ano Mais de 7 milhões de contribuintes enviaram a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física em três semanas. Até as 17h de hoje (28), a Federal recebeu 7.157.062 declarações, equivalente a 23,46% do esperado para este ano. O prazo para envio da declaração começou no último dia 7 e […]

| 29 de março de 2019

Concursos

Concursos: 17 órgãos abrem inscrições nesta segunda para preencher mais de 1,1 mil vagas

Concursos: 17 órgãos abrem inscrições nesta segunda para preencher mais de 1,1 mil vagas

Nesta segunda-feira (1º), 17 concursos abrem inscrições com o objetivo de contratar mais de 1,1 mil profissionais. As oportunidades são para pessoas de todos os níveis de escolaridade, com postos de trabalho em 9 estados (Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima e São Paulo). […]

| 31 de março de 2019
Fundação Hospitalar lança 12ª lista de convocação para PSS da Saúde

Fundação Hospitalar lança 12ª lista de convocação para PSS da Saúde

A Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) informa que lançou a 12ª lista do Processo Seletivo Simplificado (PSS). Os convocados deverão se apresentar no Centro Administrativo da Saúde Senador Gilvan Rocha, na avenida Augusto Franco, até às 16h. O candidato que não conseguir por algum motivo se apresentar no horário previsto, determinado pelo calendário, poderá se apresentar […]

| 27 de março de 2019
Concursos: 13 órgãos abrem as inscrições nesta segunda para quase 600 vagas

Concursos: 13 órgãos abrem as inscrições nesta segunda para quase 600 vagas

Cargos são de todos os níveis de escolaridade; os salários chegam a R$ 22.158,82 na Defensoria Pública de Minas Gerais. Pelo menos 13 órgãos públicos abrem as inscrições nesta segunda-feira (25) para cerca de 580 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Só na Prefeitura de São João do Caru, no Maranhão, são […]

| 24 de março de 2019
banner ad
banner ad