Seed divulga classificados nos prêmios Gestão Escolar e Professores do Brasil

| 16 de outubro de 2017

Veja a lista dos professores e escolas classificados por ordem alfabética. Os primeiros colocados irão participar da etapa nacional em eventos promovidos pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação e Ministério da Educação

A Secretaria de Estado da Educação irá divulgar no próximo dia 31 de outubro, por meio da Coordenadoria Estadual do Prêmio Gestão Escolar, os vencedores dos Prêmios Gestão Escolar 2017 e Professores do Brasil 2017. A solenidade de premiação será realizada no auditório da Faculdade Maurício de Nassau, em Aracaju, às 9h. Na manhã desta segunda-feira, 16, foram divulgados os nomes dos professores selecionados nas seis categorias e a relação dos 10 colégios da rede estadual de ensino que estarão concorrendo ao prêmio nacional.

Por ordem alfabética, os 10 colégios selecionados foram: Atheneu Sergipense, Dom Luciano José Cabral Duarte, Dr. Antônio Garcia Filho, Dr. Milton Dortas, João XXIII, José de Matos Teles, Manoel Messias Feitosa, Tobias Barreto e as Escolas Poeta Garcia Leite e Deputado Djalma Lobo.

 “No próximo dia 31, iremos conhecer as três primeiras colocadas que irão participar da premiação estadual e que farão intercâmbio dentro do Brasil; sendo que a primeira colocada vai participar da etapa regional e nacional”, explica Jorge Costa, coordenador estadual dos Prêmios Gestão Escolar e Professores do Brasil.

De acordo com Jorge Costa, este ano, 86 escolas se inscreveram, mas apenas 42 delas finalizaram o processo de inscrição. “O Prêmio Gestão Escolar tem um instrumental de autoavaliação no qual a escola faz um diagnóstico da sua situação pedagógica, estrutural e dos indicadores do Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. A escola que está participando do prêmio tem compromisso com a gestão”, disse Costa.

Ações planejadas

Para o coordenador estadual do Prêmio Gestão Escolar, o PGE é um instrumento de gestão em que a escola vai preparar o seu plano de ação em quatro dimensões: de pessoa, pedagógica, de patrimônio e de resultados da aprendizagem do aluno. “Caso a escola queira baixar o índice do IDEB, por exemplo, terá que planejar suas ações e reavaliar as práticas pedagógicas. Essas ações são planejadas a partir do diagnóstico que o instrumental do Prêmio Gestão Escolar propicia para essas unidades de ensino”, ressaltou.

Costa lembrou que no ano passado, o Colégio Estadual Maria das Graças Menezes Moura, localizado no município de Itabi, conseguiu pela primeira vez trazer para Sergipe o Prêmio Gestão Escolar. “Este colégio ficou em primeiro lugar na etapa estadual, na regional e se tornou uma Escola de Referência no Brasil em Gestão Escolar 205/2016. E por isso, nós temos a grande responsabilidade de mandar uma escola sergipana para participar de uma competição em nível nacional”, disse.

Consed

O Prêmio Gestão Escolar (PGE) realizado desde o ano de 1999 pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação é um estímulo à melhoria da gestão das escolas públicas brasileiras de educação básica, tendo como objetivo geral, contribuir para a garantia de uma educação pública de qualidade.

Professores do Brasil

O principal objetivo do Prêmio Professores do brasil, uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), é o de reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.

Em 2017, o Prêmio está em sua 10ª edição. Os professores da educação básica se inscreveram enviando um relato de práticas pedagógicas desenvolvidas com seus alunos. “O relato foi avaliado e será selecionado para uma premiação estadual, regional e nacional. No dia 31 de outubro, iremos conhecer os professores selecionados nas seis categorias”, disse Costa.

Selecionados

Por ordem alfabética, a Seed, a exemplo do Prêmio Gestão Escolar, também divulgou a lista dos educadores selecionados para o Prêmio Professores do Brasil.

Categoria Ensino Fundamental – Anos Iniciais – Ciclo de Alfabetização 1º, 2º e 3º Anos –  Gilvania de Jesus Passos dos Santos, da Escola Municipal Fundação Adelson Silveira Lima, do município de Santa Luzia do Itanhy. A professora apresentou o projeto “Inovando a Utilização de Filmes na Sala de Aula, para Melhorar a Escrita, a leitura e a Interpretação de texto; Kiara Ramos Gabriel, da Escola Municipal Acrísio Cruz, do município de santa Luzia do Itanhy. A professora apresentou o projeto “Synapse: uma Metodologia de professores de Santa Luzia do Itanhy”; e Ozenilde de Souza Silva, da Escola Municipal Noruega, do município de Lagarto. A professora apresentou o projeto “Lê Campo – O Que eu Li, Ouvi e o Que eu Vi”.

Categoria Ensino Fundamental – Anos Iniciais – 4º e 5º Anos – Joseane Carvalho Santos, do Colégio estadual Professor Fernando Azevedo, do município de Nossa Senhora das Dores. O professor apresentou o projeto “Vamos Ler? Vamos Lá?”;  Maria Claudice Rocha Almeida, da Escola Municipal Paulo Rodrigues do Nascimento, do município de Lagarto. A professora apresentou o projeto “As Contribuições das tecnologias da Informação e Comunicação na Aprendizagem de Alunos com Necessidades Educativas Especiais”; e Solange Melo Vilas Boas Oliveira, da Escola Reunidas 8 de Maio, do município de Aracaju. A professora apresentou o projeto “A Hora do Conto dos Pequenos Contadores de Histórias”.

Categoria Ensino Fundamental – Anos Iniciais – 6º a 9º Anos – Andréia Dória Aragão, do Colégio Estadual Professora Maria das Graças Menezes Moura, do município de Itabi. A professora apresentou o projeto “Retextualizando Contos através de Hipercontos”; Cristiane Cardoso Barbosa Alves, do Colégio Estadual Professor Nilson Socorro, de Nossa Senhora do Socorro. A professora apresentou o projeto “Traçados: Transformando com Arte”; e Janaína Couvo Teixeira Maia de Aguiar, da Escola Estadual Cônego Filadelfo Oliveira, do município de laranjeiras. A professora apresentou o projeto “Nos Trilhos do Patrimônio Cultural: Trabalhando com a Cultura Popular em sala de Aula”.

Categoria Ensino Médio – Fabiano Batista de Oliveira, do Colégio Estadual Dom Luciano, em Aracaju. O professor apresentou o projeto “Chico, Tom, Vinícius e Drummond – Quatro Sons, Quatro Dons – O Coração da Literatura Bate Aqui”; Jaime Rodrigues da Silva, do Colégio Estadual Edelzio Vieira de Melo, do município de Capela. O professor apresentou o projeto “A Compostagem como Estratégia de Ensino/Aprendizagem para Estimular a Reciclagem dos Resíduos Orgânicos (RSO) oriundos de Uma Feira Livre no Interior Sergipano”; e Michell Dean Alcântara Souto, do Colégio Estadual Joana de Freitas, do município de Propriá. O professor apresentou o projeto “Um, Dois, Três e Já! Atividade Física na Escola: Uma Prática Interdisciplinar”.

Categoria Infantil – Creche. Kátia Siene Santos Dias, da Escola Municipal Dr. Fernando Guedes, do município de Aracaju. O professor apresentou o projeto “Musicahistoriando com a Contadora de História e sua Bonequinha de Pano”; e Sueli Vasconcelos Araújo Alves, da creche Vovô Jason de Góis da Silva, de Nossa Senhora do Socorro. A professora apresentou o projeto “Do Canto ao Conto: Estimulando o Prazer pela leitura com Bebês”.

E na categoria Educação Infantil – Pré-Escola – Edilma Silva Santos, da Escola Municipal Deputado Euvaldo Diniz Gonçalves, do município de Areia Branca. A professora apresentou o projeto “Água; Sem Ela Não Vou Existir”.

“Vamos premiar as boas práticas pedagógicas que os professores desenvolvem em sala de aula. Antes, eles participaram de um curso de formação de como registrar esses relatos. Este ano tivemos 40 projetos inscritos nas seis categorias. No ano passado, diretores e professores premiados foram para o estado de Pernambuco para conhecer as práticas de gestão. Pernambuco inclusive, deu um grande salto nos índices do IDEB devido as boas práticas pedagógicas que desenvolvem nas escolas”, disse Costa.

Por Avelar Mattos

Notícias Relacionadas

Alunos carentes poderão receber bolsas no ensino s... Foto: Ilustração Estudantes com nota superior a 400 no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e com renda familiar abaixo de um salário mínimo e meio...
Inscrições para Fies estão abertas a partir desta ... As inscrições poderão ser feitas pela internet no site do Fies - Arquivo/Agência Brasil Estão abertas a partir de hoje (16) as inscrições para o Fun...
Prazo para confirmar informações do ProUni termina... Encerra hoje (10) o prazo para os candidatos pré-selecionados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) do segundo semestre d...
Inscrições para o Encceja Exterior terminam nesta ... A versão deste ano será realizada em 12 países, com a inclusão na lista de localidades das cidades de Roma, capital italiana, e Roterdã, na Holanda -...
Unit tenta ampliar número de vagas para o Fies 201... O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é ação do Ministério da Educação (MEC) que financia cursos superiores não gratuitos e com avaliação posit...

Category: Educação

Comments are closed.

Educação

Alunos carentes poderão receber bolsas no ensino superior

Alunos carentes poderão receber bolsas no ensino superior

Estudantes com nota superior a 400 no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e com renda familiar abaixo de um salário mínimo e meio poderão se candidatar a bolsas de estudos em instituições privadas de ensino superior. É o que prevê o Projeto de Lei do Senado 339/2018, por meio da criação do Fundo de […]

| 18 de julho de 2018
Inscrições para Fies estão abertas a partir desta segunda, 16

Inscrições para Fies estão abertas a partir desta segunda, 16

Estão abertas a partir de hoje (16) as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2018. Serão ofertadas pelo menos 155 mil vagas, sendo 50 mil a juro zero. As inscrições são feitas pela internet, no site do programa, até o dia 22 de julho. Pode concorrer quem fez uma das edições […]

| 16 de julho de 2018
Prazo para confirmar informações do ProUni termina hoje

Prazo para confirmar informações do ProUni termina hoje

Encerra hoje (10) o prazo para os candidatos pré-selecionados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) do segundo semestre de 2018 comprovarem as informações prestadas no ato de inscrição. A comprovação é feita na instituição de ensino com a apresentação de documentos. A lista dos pré-selecionados foi divulgada no último dia (2). A […]

| 10 de julho de 2018

Economia

Valor corrigido da cota do PIS/Pasep já pode ser conferido

Valor corrigido da cota do PIS/Pasep já pode ser conferido

Os trabalhadores com direito a cotas dos fundos dos programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) podem conferir, a partir de hoje (16), os valores corrigidos que receberão em agosto. Para saber o saldo e se tem direito ao benefício, o trabalhador pode acessar os sites do PIS e do Pasep. […]

| 16 de julho de 2018
Micro e pequenas empresas poderão ingressar no eSocial em novembro

Micro e pequenas empresas poderão ingressar no eSocial em novembro

Micro e pequenas empresas poderão ingressar no eSocial, a partir de novembro. Hoje (11), foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (11/7), a Resolução nº 4 do Comitê Diretivo do eSocial permitindo que micro e pequenas empresas – que são aquelas com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões – e Microempreendedores Individuais (MEI) possam […]

| 11 de julho de 2018
Conab: safra de grãos deve cair 3,9%, mas será a 2ª maior da história

Conab: safra de grãos deve cair 3,9%, mas será a 2ª maior da história

A colheita de grãos do país na safra 2017/2018 deve chegar a 228,5 milhões de toneladas, com redução de 3,9% em relação à safra passada (237,7 milhões de toneladas). Mesmo assim, será a segunda maior da história, segundo o 10º levantamento divulgado hoje (10) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Em comparação ao último levantamento, […]

| 10 de julho de 2018

Concursos

Concurso para guarda prisional acontece no próximo domingo, 08

Concurso para guarda prisional acontece no próximo domingo, 08

Os candidatos deverão acessar e imprimir o Comunicado Oficial de Convocação para Prova (COCP), constando data, horário e local de realização da Prova Objetiva, disponível no site Será realizado no próximo domingo, 08,  o concurso público para cargo de Guarda Prisional, promovido pelo governo do Estado, através da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), […]

| 6 de julho de 2018
Nota de esclarecimento sobre Concurso da PMSE

Nota de esclarecimento sobre Concurso da PMSE

A PMSE, SEPLAG E O IBFC vêm a público esclarecer que: Em um trabalho conjunto com a organizadora IBFC, a PMSE atuou de maneira diligente durante a realização das provas do concurso da PMSE, inibindo de maneira efetiva uma tentativa de fraude no certame. Os candidatos e irmãos Hygor Ayslan Oliveira Lima, 28 anos, e […]

| 2 de julho de 2018
TCE determina suspensão do Processo Seletivo Simplificado da Saúde Estadual

TCE determina suspensão do Processo Seletivo Simplificado da Saúde Estadual

Para analisar se as contratações cumprem os requisitos da temporariedade e do excepcional interesse público, o Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) decidiu, no Pleno desta quinta-feira, 21, expedir medida cautelar suspendendo, pelo prazo improrrogável de 20 dias, o Processo Seletivo Simplificado (PSS) realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) para contratação temporária de […]

| 21 de junho de 2018
banner ad
banner ad