Seed divulga classificados nos prêmios Gestão Escolar e Professores do Brasil

| 16 de outubro de 2017

Veja a lista dos professores e escolas classificados por ordem alfabética. Os primeiros colocados irão participar da etapa nacional em eventos promovidos pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação e Ministério da Educação

A Secretaria de Estado da Educação irá divulgar no próximo dia 31 de outubro, por meio da Coordenadoria Estadual do Prêmio Gestão Escolar, os vencedores dos Prêmios Gestão Escolar 2017 e Professores do Brasil 2017. A solenidade de premiação será realizada no auditório da Faculdade Maurício de Nassau, em Aracaju, às 9h. Na manhã desta segunda-feira, 16, foram divulgados os nomes dos professores selecionados nas seis categorias e a relação dos 10 colégios da rede estadual de ensino que estarão concorrendo ao prêmio nacional.

Por ordem alfabética, os 10 colégios selecionados foram: Atheneu Sergipense, Dom Luciano José Cabral Duarte, Dr. Antônio Garcia Filho, Dr. Milton Dortas, João XXIII, José de Matos Teles, Manoel Messias Feitosa, Tobias Barreto e as Escolas Poeta Garcia Leite e Deputado Djalma Lobo.

 “No próximo dia 31, iremos conhecer as três primeiras colocadas que irão participar da premiação estadual e que farão intercâmbio dentro do Brasil; sendo que a primeira colocada vai participar da etapa regional e nacional”, explica Jorge Costa, coordenador estadual dos Prêmios Gestão Escolar e Professores do Brasil.

De acordo com Jorge Costa, este ano, 86 escolas se inscreveram, mas apenas 42 delas finalizaram o processo de inscrição. “O Prêmio Gestão Escolar tem um instrumental de autoavaliação no qual a escola faz um diagnóstico da sua situação pedagógica, estrutural e dos indicadores do Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. A escola que está participando do prêmio tem compromisso com a gestão”, disse Costa.

Ações planejadas

Para o coordenador estadual do Prêmio Gestão Escolar, o PGE é um instrumento de gestão em que a escola vai preparar o seu plano de ação em quatro dimensões: de pessoa, pedagógica, de patrimônio e de resultados da aprendizagem do aluno. “Caso a escola queira baixar o índice do IDEB, por exemplo, terá que planejar suas ações e reavaliar as práticas pedagógicas. Essas ações são planejadas a partir do diagnóstico que o instrumental do Prêmio Gestão Escolar propicia para essas unidades de ensino”, ressaltou.

Costa lembrou que no ano passado, o Colégio Estadual Maria das Graças Menezes Moura, localizado no município de Itabi, conseguiu pela primeira vez trazer para Sergipe o Prêmio Gestão Escolar. “Este colégio ficou em primeiro lugar na etapa estadual, na regional e se tornou uma Escola de Referência no Brasil em Gestão Escolar 205/2016. E por isso, nós temos a grande responsabilidade de mandar uma escola sergipana para participar de uma competição em nível nacional”, disse.

Consed

O Prêmio Gestão Escolar (PGE) realizado desde o ano de 1999 pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação é um estímulo à melhoria da gestão das escolas públicas brasileiras de educação básica, tendo como objetivo geral, contribuir para a garantia de uma educação pública de qualidade.

Professores do Brasil

O principal objetivo do Prêmio Professores do brasil, uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC), é o de reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.

Em 2017, o Prêmio está em sua 10ª edição. Os professores da educação básica se inscreveram enviando um relato de práticas pedagógicas desenvolvidas com seus alunos. “O relato foi avaliado e será selecionado para uma premiação estadual, regional e nacional. No dia 31 de outubro, iremos conhecer os professores selecionados nas seis categorias”, disse Costa.

Selecionados

Por ordem alfabética, a Seed, a exemplo do Prêmio Gestão Escolar, também divulgou a lista dos educadores selecionados para o Prêmio Professores do Brasil.

Categoria Ensino Fundamental – Anos Iniciais – Ciclo de Alfabetização 1º, 2º e 3º Anos –  Gilvania de Jesus Passos dos Santos, da Escola Municipal Fundação Adelson Silveira Lima, do município de Santa Luzia do Itanhy. A professora apresentou o projeto “Inovando a Utilização de Filmes na Sala de Aula, para Melhorar a Escrita, a leitura e a Interpretação de texto; Kiara Ramos Gabriel, da Escola Municipal Acrísio Cruz, do município de santa Luzia do Itanhy. A professora apresentou o projeto “Synapse: uma Metodologia de professores de Santa Luzia do Itanhy”; e Ozenilde de Souza Silva, da Escola Municipal Noruega, do município de Lagarto. A professora apresentou o projeto “Lê Campo – O Que eu Li, Ouvi e o Que eu Vi”.

Categoria Ensino Fundamental – Anos Iniciais – 4º e 5º Anos – Joseane Carvalho Santos, do Colégio estadual Professor Fernando Azevedo, do município de Nossa Senhora das Dores. O professor apresentou o projeto “Vamos Ler? Vamos Lá?”;  Maria Claudice Rocha Almeida, da Escola Municipal Paulo Rodrigues do Nascimento, do município de Lagarto. A professora apresentou o projeto “As Contribuições das tecnologias da Informação e Comunicação na Aprendizagem de Alunos com Necessidades Educativas Especiais”; e Solange Melo Vilas Boas Oliveira, da Escola Reunidas 8 de Maio, do município de Aracaju. A professora apresentou o projeto “A Hora do Conto dos Pequenos Contadores de Histórias”.

Categoria Ensino Fundamental – Anos Iniciais – 6º a 9º Anos – Andréia Dória Aragão, do Colégio Estadual Professora Maria das Graças Menezes Moura, do município de Itabi. A professora apresentou o projeto “Retextualizando Contos através de Hipercontos”; Cristiane Cardoso Barbosa Alves, do Colégio Estadual Professor Nilson Socorro, de Nossa Senhora do Socorro. A professora apresentou o projeto “Traçados: Transformando com Arte”; e Janaína Couvo Teixeira Maia de Aguiar, da Escola Estadual Cônego Filadelfo Oliveira, do município de laranjeiras. A professora apresentou o projeto “Nos Trilhos do Patrimônio Cultural: Trabalhando com a Cultura Popular em sala de Aula”.

Categoria Ensino Médio – Fabiano Batista de Oliveira, do Colégio Estadual Dom Luciano, em Aracaju. O professor apresentou o projeto “Chico, Tom, Vinícius e Drummond – Quatro Sons, Quatro Dons – O Coração da Literatura Bate Aqui”; Jaime Rodrigues da Silva, do Colégio Estadual Edelzio Vieira de Melo, do município de Capela. O professor apresentou o projeto “A Compostagem como Estratégia de Ensino/Aprendizagem para Estimular a Reciclagem dos Resíduos Orgânicos (RSO) oriundos de Uma Feira Livre no Interior Sergipano”; e Michell Dean Alcântara Souto, do Colégio Estadual Joana de Freitas, do município de Propriá. O professor apresentou o projeto “Um, Dois, Três e Já! Atividade Física na Escola: Uma Prática Interdisciplinar”.

Categoria Infantil – Creche. Kátia Siene Santos Dias, da Escola Municipal Dr. Fernando Guedes, do município de Aracaju. O professor apresentou o projeto “Musicahistoriando com a Contadora de História e sua Bonequinha de Pano”; e Sueli Vasconcelos Araújo Alves, da creche Vovô Jason de Góis da Silva, de Nossa Senhora do Socorro. A professora apresentou o projeto “Do Canto ao Conto: Estimulando o Prazer pela leitura com Bebês”.

E na categoria Educação Infantil – Pré-Escola – Edilma Silva Santos, da Escola Municipal Deputado Euvaldo Diniz Gonçalves, do município de Areia Branca. A professora apresentou o projeto “Água; Sem Ela Não Vou Existir”.

“Vamos premiar as boas práticas pedagógicas que os professores desenvolvem em sala de aula. Antes, eles participaram de um curso de formação de como registrar esses relatos. Este ano tivemos 40 projetos inscritos nas seis categorias. No ano passado, diretores e professores premiados foram para o estado de Pernambuco para conhecer as práticas de gestão. Pernambuco inclusive, deu um grande salto nos índices do IDEB devido as boas práticas pedagógicas que desenvolvem nas escolas”, disse Costa.

Por Avelar Mattos

Notícias Relacionadas

Mais de 1 milhão de candidatos já consultaram o lo... Mais de 1,1 milhão de participantes consultaram o local de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de acordo com o Instituto Nacional de Est...
Cartões do Enem serão liberados na segunda-feira, ... Foto: Divulgação Os cartões de confirmação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018) de mais de 5 milhões de inscritos serão liberados na próxim...
Educação de Aracaju mostra crescimento no Ideb 201... Dentre as áreas priorizadas pela administração do prefeito Edvaldo Nogueira, uma delas, em particular, vem recebendo um carinho especial da gestão n...
Avaliação do MEC mostra Sergipe abaixo da média na... ???????????????????????????????????? Os índices do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) divulgados nesta quinta-feira (30) pelo M...
Continuam abertas inscrições para cursos técnicos ... O Centro Estadual de Educação Profissional José Figueiredo Barreto, em Aracaju, está com as inscrições abertas para os cursos técnicos em Serviços d...

Category: Educação

Comments are closed.

Educação

Mais de 1 milhão de candidatos já consultaram o local de prova do Enem

Mais de 1 milhão de candidatos já consultaram o local de prova do Enem

Mais de 1,1 milhão de participantes consultaram o local de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O cartão de confirmação do exame está disponível desde as 10h da manhã de hoje (22). Os mais de 5,5 milhões de candidatos […]

| 22 de outubro de 2018
Cartões do Enem serão liberados na segunda-feira, 22

Cartões do Enem serão liberados na segunda-feira, 22

Os cartões de confirmação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018) de mais de 5 milhões de inscritos serão liberados na próxima segunda-feira, 22, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Com o documento que pode ser obtido na página do participante será possível verificar o local onde cada candidato fará as provas. […]

| 18 de outubro de 2018
Educação de Aracaju mostra crescimento no Ideb 2017

Educação de Aracaju mostra crescimento no Ideb 2017

Dentre as áreas priorizadas pela administração do prefeito Edvaldo Nogueira, uma delas, em particular, vem recebendo um carinho especial da gestão nestes seus primeiros 21 meses. Trata-se da Educação, tema referido pela quase totalidade dos gestores, mas, de fato, executado por poucos. Frente ao cenário de abandono encontrado, a administração municipal colocou em prática um […]

| 12 de setembro de 2018

Economia

Sergipe registra saldo de 3.963 empregos em setembro

Sergipe registra saldo de 3.963 empregos em setembro

Sergipe gerou saldo de 3.963 empregos no mês de setembro deste ano, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, divulgados nessa segunda (22). Foi o melhor resultado para esse mês desde 2014, período anterior à crise no país e no estado. “Esses 3.963 empregos é a diferença entre […]

| 23 de outubro de 2018
Setembro tem a maior criação de emprego formal para o mês desde 2013

Setembro tem a maior criação de emprego formal para o mês desde 2013

Beneficiada pelos serviços e pela indústria, a criação de empregos com carteira assinada atingiu, em setembro, o maior nível para o mês em cinco anos. Segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, 137.336 postos formais de trabalho foram criados no último mês. O indicador mede a diferença […]

| 23 de outubro de 2018
Petrobras aumentará preço do gás natural canalizado

Petrobras aumentará preço do gás natural canalizado

A política nacional de preços praticada pela PETROBRAS para o Gás Natural canalizado prevê o reajuste trimestral, diferentemente da Gasolina e do Diesel que sofrem variações diárias. O próximo reajuste do Gás Natural canalizado, que é baseado na variação da cotação do dólar e do preço internacional do petróleo, e ocorrerá a partir do dia […]

| 23 de outubro de 2018

Concursos

Estado investe em concursos para reforçar segurança em Sergipe

Estado investe em concursos para reforçar segurança em Sergipe

Desde 2014, o governo do Estado de Sergipe já realizou nove concursos públicos na área de segurança. Foram realizados e já concluídos os concursos da PM/SE 2014, Perícia Criminal e Polícia Civil, nos quais foram convocados 1.985 aprovados, ampliando o efetivo da Secretaria e reforçando a segurança dos sergipanos. Laçados este ano, estão em curso […]

| 16 de outubro de 2018
Alese retifica resultado final do concurso realizado em abril

Alese retifica resultado final do concurso realizado em abril

O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Luciano Bispo (MDB) retificou e considerou como resultado final, a relação dos candidatos habilitados, referente ao edital nº 07/2018 para o I Concurso Público visando o provimento de cargos efetivos do quadro de pessoal da Alese. O concurso foi publicado no Diário Oficial do Estado, edição nº […]

| 10 de setembro de 2018
Justiça mantém TAF nesse fim de semana para classificados no concurso da PM/SE

Justiça mantém TAF nesse fim de semana para classificados no concurso da PM/SE

Por decisão judicial os classificados para a segunda fase do concurso de soldado da Polícia Militar de Sergipe realizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), vão fazer normalmente o Teste de Aptidão Física (TAF) marcado para os dias 02, 03 e 04 de setembro pelo Instituto Brasileiro de […]

| 31 de agosto de 2018
banner ad
banner ad