Nestor Piva é primeiro hospital municipal a realizar captação de córneas em Sergipe

| 24 de janeiro de 2020

A morte de um familiar é um momento difícil para algumas pessoas, mas pode se tornar uma oportunidade de recomeço para outras. É o que traduz o processo de doação de órgãos e tecidos, quando uma família decide ajudar outra a salvar uma vida.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil é o segundo maior transplantador do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, e é referência na área de transplantes, dispondo do maior sistema público de transplantes do mundo, com cerca de 96% dos procedimentos no país financiados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Em Aracaju, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Nestor Piva, localizada na zona Norte da capital, é pioneira na realização do protocolo de doação de córneas em Sergipe. A iniciativa partiu da coordenação da Unidade de Estabilização e da gestão da UPA, quando decidiu capacitar a equipe para identificar doadores em potencial.

Segundo explica o coordenador da Unidade de Estabilização do Nestor Piva, médico Reginaldo Freitas, com o apoio da gestão da unidade foi feito o contato com a Organização de Procura de Órgãos (OPO) do Estado para iniciar essa capacitação.

“Desde a terceirização modificamos todo o processo de trabalho da Estabilização. Melhoramos tanto na assistência quanto na abordagem familiar, cuidados com os pacientes e familiares, a parte de humanização. Como estamos trabalhando esta parte da abordagem, entramos em contato com a OPO, que regula a central de transplantes. A OPO forneceu toda a estrutura para que fosse possível instituir dois tipos de protocolo aqui na unidade”, explicou o médico.

A gestora hospitalar da UPA Nestor Piva, Jória Dias, explicou que a administração do hospital prontamente aprovou a iniciativa da Unidade de Estabilização em qualificar a equipe e iniciar esse trabalho de captação de córneas.

“Hoje somos o primeiro hospital municipal do estado de Sergipe apto a participar desse protocolo. Então é um ganho, em apenas um ano de administração, o Hospital Nestor Piva fazer parte do protocolo de captação de órgãos. Estamos aprimorando as equipes de enfermagem, de assistência social para poder mobilizar a família do doador e poder ajudar famílias que necessitam”, destacou.

Protocolos
Um dos protocolos a que o coordenador da Estabilização da UPA se refere é o de diagnóstico por morte encefálica (ME), quando ocorre a perda completa ou irreversível das funções cerebrais, situação que geralmente envolve pacientes em coma ou lesões cerebrais graves. “Já estamos preparados para fechar o diagnóstico de ME, que é um protocolo mais difícil de acontecer aqui na unidade, mas temos óbitos por outros motivos e que também podem apontar um doador de córnea”, explicou Reginaldo Freitas.

Três médicos do Nestor Piva passaram por treinamento específico e estão habilitados a realizar o diagnóstico de ME. A segunda parte da capacitação envolve as equipes de enfermagem para identificar o doador em potencial e abordar de forma correta a família para tratar sobre a doação.

Segundo a Organização de Procura de Órgãos (OPO) do Estado, atualmente, em Sergipe, cerca de 200 pessoas aguardam por um transplante de córnea. Mesmo sendo a meta principal de qualquer unidade de saúde salvar vidas, existem casos onde o óbito é inevitável.

Diante desses casos, antes do protocolo não havia profissionais capacitados para identificar doadores em potencial. A partir desse treinamento já é possível fazer essa identificação, realizar a captação de córneas e auxiliar na redução do tempo de espera dos pacientes que necessitam do transplante.

Primeiras captações de córneas
Conforme orienta a Portaria nº 2.600, de 21 de outubro de 2009, que aprova o Regulamento Técnico do Sistema Nacional de Transplantes, na seção VII, que trata sobre Módulo de Tecidos Oculares, “serão aceitos doadores com idade maior ou igual a 2 anos e menor ou igual a 80 anos, que não apresentem riscos de transmissão de doenças através do enxerto”.

No dia 6 de janeiro deste ano, foi registrado o óbito de uma pessoa que atendia aos requisitos para doação das córneas. Tratava-se de uma paciente do sexo feminino, 59 anos e a causa da morte foi decorrente de problemas cardíacos.

Segundo informações da enfermeira Renata Katiely Santos Batista, que atua na Unidade de Estabilização do Nestor Piva e acompanhou o procedimento, durante a ocorrência do óbito, a unidade estava recebendo a visita de uma enfermeira da OPO, que prontamente iniciou o procedimento de abordagem da família.

“Depois que o médico informou a família sobre o óbito eu e a enfermeira da OPO fomos abordá-la para saber se a paciente em vida falava do desejo, e que com a doação ela poderia ajudar outras pessoas. A família não aceitou de primeira, mas durante a entrevista trabalhamos a empatia e deixamos o familiar livre para aceitar ou não. Depois eles retornaram à unidade e pediram para explicar como seria o processo. Explicamos que o procedimento não deixa nenhuma lesão e que não causa nenhuma deformidade. Eles aceitaram e assinaram um termo autorizando o procedimento”, explicou Renata.

E nesta quarta-feira, 22, foi realizada a segunda captação de córnea na UPA Nestor Piva. O doador tinha 61 anos, era do sexo masculino e veio a óbito devido complicações cardíacas. Ao ser entrevistada pela equipe, a família também optou por autorizar a doação.

OPO
A Organização de Procura de Órgãos (OPO) é responsável pela captação de órgãos em todo o estado. O trabalho consiste na busca ativa de doadores em potencial, que estejam com quadros críticos em unidades hospitalares, sejam da rede pública ou privada. E no caso específico do possível doador de córneas, ele pode ser tanto pelo diagnóstico por morte encefálica (ME) quanto por parada cardiorrespiratória (PCR).

Registrado o óbito, a unidade entra em contato com a Organização para a busca pela doação do órgão ou tecido. Em Sergipe, a OPO é responsável pela regulação de transplantes e atua juntamente com a equipe da unidade que notificou a possibilidade de captação.

“Fazemos a entrevista familiar para a doação, e sendo autorizada fazemos a enucleação, que é a retirada do globo ocular com a córnea. A nossa intenção junto ao Nestor Piva, é capacitar a equipe para identificar, nos casos de óbitos, doadores de córnea em potencial. Para isso, os profissionais fazem a avaliação do prontuário e do diagnóstico para doação. A equipe vai fazer a entrevista com a família, preencher a documentação e vai nos notificar para fazer a retirada do globo ocular lá”, afirmou a coordenadora da Organização de Procura de Órgãos (OPO), Ana Paula Rocha Barrel Machado.

Por assessoria de imprensa

Tags: ,

Category: Capital

Comments are closed.

Educação

Resultado da segunda chamada do ProUni já está disponível

Resultado da segunda chamada do ProUni já está disponível

Estudantes têm até o dia 28 para apresentar documentação O Ministério da Educação divulgou hoje (18) o resultado da segunda chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) para o primeiro semestre de 2020. Os estudantes selecionados para receber a bolsa de estudos precisam comprovar as informações fornecidas no ato da inscrição. A documentação solicitada deve […]

| 18 de fevereiro de 2020
Matrícula na educação infantil cresceu 12,6% nos últimos cinco anos

Matrícula na educação infantil cresceu 12,6% nos últimos cinco anos

O crescimento foi impulsionado pelas matrículas em creches O número de matrículas na educação infantil aumentou em 12,6% nos últimos cinco anos. Segundo dados do Censo Escolar 2019, realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no ano passado foram registrados 8.972.778 alunos em creches e pré-escolas. Em 2015, foram […]

| 17 de fevereiro de 2020
Governo divulga resultado final do Curso Pré-Universitário

Governo divulga resultado final do Curso Pré-Universitário

Os milhares de candidatos que fizeram as provas do Processo Seletivo para o Curso Pré-Universitário já podem conferir o resultado final da seleção, através do portal da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, no link: http://seed.se.gov.br/concursos-selecoes.asp?numConcursos=10 Ao todo, 12.056 pessoas se inscreveram para o processo seletivo, todos em busca de uma das […]

| 17 de fevereiro de 2020

Economia

Américo utiliza tribuna da CMA para protestar contra aumento da passagem de ônibus

Américo utiliza tribuna da CMA para protestar contra aumento da passagem de ônibus

Na manhã desta quinta-feira, 20, o vereador Américo de Deus (Rede) ocupou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para no Pequeno Expediente tratar de dois assuntos desrespeito com os usuários de transporte coletivo e funcionários da empresa BTS. “Acredito que o prefeito tem juízo em não acatar o pedido de aumento da passagem […]

| 20 de fevereiro de 2020
Secretário diz que previdência e aumento na receita potencializam a economia do estado

Secretário diz que previdência e aumento na receita potencializam a economia do estado

O secretário de Estado da Fazenda, Marco Antônio Queiroz, compareceu mais uma vez na Casa Legislativa de Sergipe, na manhã de hoje, 20, a fim de apresentar aos deputados, membros  da Comissão de Economia, Finanças, Orçamento e Tributação, dados financeiros referentes ao último quadrimestre do exercício de 2019.  Na sua exposição, o secretário declarou que  […]

| 20 de fevereiro de 2020
Receita antecipa pagamento de lotes de restituição do Imposto de Renda

Receita antecipa pagamento de lotes de restituição do Imposto de Renda

A partir deste ano, contribuinte receberá declaração pré-preenchida A partir deste ano a Receita Federal antecipará o pagamento dos lotes de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Tradicionalmente paga em sete lotes, de junho a dezembro, a restituição será paga em cinco lotes, do fim de maio ao fim de setembro. Pelo cronograma […]

| 19 de fevereiro de 2020

Concursos

Instituto Federal de Sergipe abre inscrições para professor substituto

Instituto Federal de Sergipe abre inscrições para professor substituto

A partir desta segunda-feira (17), o Instituto Federal de Sergipe (IFS) abre inscrições para o Processo Seletivo Simplificado para contratação de professores substitutos. As vagas são para Biologia, Licenciatura em Letras/Inglês e Matemática. Para participar da seleção o candidato deve efetuar a sua inscrição presencialmente ou enviar um representante legal entre os dias 17 e […]

| 17 de fevereiro de 2020
Edital do Concurso Público da CMA já está disponível

Edital do Concurso Público da CMA já está disponível

Já está disponível no portal da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) o edital do Concurso Público da Casa. O documento foi publicado nesta segunda-feira, 10, e contém todas as informações de cargos, período de inscrição e realização das provas – as primeiras da CMA em mais de 30 anos. O Concurso prevê 50 vagas disponíveis. […]

| 11 de fevereiro de 2020
Prefeitura de São Cristóvão lança edital para Processo Seletivo Simplificado

Prefeitura de São Cristóvão lança edital para Processo Seletivo Simplificado

A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (SEMAST), anuncia a realização de Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratação temporária e formação de Cadastro Reserva. As vagas ofertadas são para Cuidador; Educador Social (nível médio); Assessor Jurídico; Assistente Social; Nutricionista; e Psicólogo, As inscrições ocorrerão entre os dias […]

| 6 de fevereiro de 2020
banner ad
banner ad