Encontro Regional da Juventude promove debate sobre Empreendedorismo Social no Centro-Sul sergipano

| 4 de setembro de 2019

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio da Diretoria Regional de Educação (DRE 2), sediada em Lagarto, realizou nesta quarta-feira, 4, o Encontro Regional da Juventude. O evento aconteceu no auditório da Faculdade AGES, no município de Lagarto, e contou com a presença de cerca de 280 estudantes das sete cidades circunscritas à Regional 2. O encontro teve como objetivo contribuir para a implementação de uma política voltada para o público juvenil com a finalidade de promover espaço de reflexão acerca do protagonismo juvenil, tendo em vista o empreendedorismo social dos estudantes no âmbito escolar.

O tema principal do evento foi “Empreendedorismo Social e Protagonismo”, debatido com os alunos por meio de palestras, oficinas e compartilhamento de experiências. De acordo com a diretora da DRE 2, Daniela Santos Silva, os jovens levarão as propostas do encontro para as suas escolas e terão um tempo de aproximadamente dois meses para executá-las. Ao término do ano, eles apresentarão as ações exitosas.

“Nosso objetivo é desenvolver a cultura do protagonismo dentro da escola para que, futuramente, os estudantes possam ser vistos como pessoas capazes de solucionar problemas. Além disso, o empreendedorismo social é uma temática muito importante no momento, e buscamos desenvolver no estudante a inovação, o uso da tecnologia, da criatividade e da cooperação, além do trabalho em equipe”, explicou Daniela Silva.

A diretora do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), Eliane Passos, representou o superintendente executivo da Seduc, José Ricardo de Santana. Para ela, levar essa temática aos jovens é de grande importância. “As escolas precisam dialogar com os problemas que a sociedade vive. O protagonismo e o empreendedorismo social objetivam despertar no estudante o aprofundamento sobre essas questões que afetam o cotidiano deles, para que possam promover a mudança. Despertar neles esse sentimento é um dos papéis da escola, e a Seduc, neste momento, está muito empenhada nessa linha de trabalho”, afirmou.

Protagonismo e empreendedorismo social

Os participantes do Encontro Regional da Juventude da DRE 2 destacaram que o protagonismo e o empreendedorismo social são duas áreas necessárias para a vida dos jovens. Foi o caso de Vinícius Martins, que estuda no 2º ano do Centro de Excelência Dr. Milton Dortas, em Simão Dias. “O empreendedorismo social se refere a trabalhos realizados por pessoas que tentam encontrar formas inovadoras de resolver os problemas para ajudar a sociedade. Em nosso colégio, por exemplo, havia muito desperdício de comida no almoço, então uma turma de protagonistas pesou esses alimentos e passou a sensibilizar outros alunos para que pudessem diminuir o desperdício. Foi um ato que ajudou nossa vida acadêmica e nossa vida em sociedade”, disse.

A programação do evento contou com uma palestra ministrada por Jociela Morais, assessora da Frente de Gestão do Núcleo Gestor de Escolas em Tempo Integral (NGETI). “O foco da palestra é fazer com que o estudante enxergue o quanto ele é protagonista e o quanto a escola precisa ser um espaço para ele protagonizar. Mas ele precisa ser também protagonista da sua vida, dos seus sonhos, correr atrás, influenciar os outros e serem influenciados por coisas boas”, declarou.

O diretor da DRE 1, Franz Russemberg, esteve presente buscando inspiração para levar à sua DRE uma ação semelhante. “O encontro de hoje marca o olhar da gestão apurada e profissional que está sendo realizada pela DRE 2. O estudante como protagonista na escola, na sociedade e na família. A participação dos alunos, professores e gestores em busca do mesmo objetivo, que é o desenvolvimento social da nossa região. A DRE 1 apoia a ideia e nós estamos trabalhando para estender a ação aos nossos estudantes”, disse.

Quem elogiou as temáticas foi a aluna Kemmilly Thayssa, também do Milton Dortas. “O empreendedorismo nos prepara para a vida acadêmica e também para a sociedade em geral. De certa forma vai influenciar em nosso projeto de vida, que é o nosso sonho, aquilo que a gente almeja alcançar”, afirmou. A mesma opinião foi compartilhada por sua colega, Lívia Conceição Santos. “É importante pensar no empreendedorismo dos jovens na escola, não pensando apenas em vestibular ou Enem, mas trazendo o jovem a pensar que ele pode ser protagonista do seu futuro e empreender também”, disse.

Aluno Matheus Xavier dos Santos, do Colégio Estadual Deputado Joaldo Vieira Barbosa, em Salgado, assistiu atentamente a cada palestra e oficina do encontro. “Nós, jovens, temos que conhecer melhor o empreendedorismo e o protagonismo, porque futuramente estaremos utilizando isso em todas as áreas. Temos que nos engajar nesses assuntos para podermos fazer um mundo melhor”, afirmou.

Sua colega Brenda Kíria Pereira Santos também é uma adepta do empreendedorismo e disse que “é importante a gente conhecer esses assuntos que abrangem conhecimentos acerca do mercado de trabalho, para que futuramente estejamos dispostos e preparados para determinados desafios que nos serão exigidos. Hoje viemos para ter uma base do que é o empreendedorismo e a sua importância para nossas vidas”.

Atividades

O Encontro Regional da Juventude da DRE 2 contou com atividades durante a manhã e a tarde. A primeira palestra foi ministrada pela diretora dessa Regional, Daniela Silva, que falou sobre “Identidade, Pertencimento e Empreendedorismo Social”. Logo em seguida foi a vez da assessora da Frente de Gestão do NGETI, Jociela Morais, que falou sobre Protagonismo Juvenil.

Em seguida foram proferidos relatos de experiências exitosas sobre protagonismo e projeto de vida e painel com grêmios estudantis. Foi realizada ainda apresentação das ações da Coordenadoria Especial de Juventude (Cejuv/Seduc), com o coordenador Fredson Santana. Houve ainda um painel com movimentos estudantis e mesa-redonda com debates sobre as temáticas do evento.

Tags: ,

Category: Destaques, Educação

Comments are closed.

Educação

Seduc abre vagas de estágio para estudantes dos ensinos médio e superior

Seduc abre vagas de estágio para estudantes dos ensinos médio e superior

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), em ação conjunta com o Ministério Público de Sergipe – Programa de Apoio ao Estudo – PAE/MPE/Seduc, torna público os editais de número 22 e 23, de 16 de setembro de 2019, que versam sobre o preenchimento de vagas para cadastro reserva de estágio. […]

| 21 de setembro de 2019
Pedro Uczai defende investimentos do Fundeb para SE

Pedro Uczai defende investimentos do Fundeb para SE

“O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fundeb) que termina em 2020 é a decisão do futuro da educação básica. Ou a gente renova, ou institucionaliza”. O entendimento é do professor universitário e deputado federal Pedro Uczai (PT/SC), ao abrir palestra na manhã desta sexta-feira, 20 no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe. Ele destacou […]

| 20 de setembro de 2019
Pré-Universitário realizará revisão regional em Aquidabã neste sábado, 21

Pré-Universitário realizará revisão regional em Aquidabã neste sábado, 21

O programa Pré-Universitário do Governo de Sergipe realizará neste próximo sábado (21), mais uma edição da revisão regional na preparação para o Enem 2019. O encontro acontecerá no Ginásio de Esportes Israel Mota de Oliveira, Rodovia-SE – 160, no caminho para Graccho Cardoso, em Aquidabã, das 8h às 13h. O público-alvo do aulão são os […]

| 20 de setembro de 2019

Economia

Pis/Pasep: pagamento aos nascidos em setembro começa hoje

Pis/Pasep: pagamento aos nascidos em setembro começa hoje

A Caixa paga nesta quinta-feira (19) o abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) para os trabalhadores nascidos em setembro com direito ao benefício. Para quem tem conta no banco, o depósito foi feito automaticamente na terça-feira (17). No caso dos servidores públicos, o pagamento do abono salarial do Programa de Formação do Patrimônio […]

| 19 de setembro de 2019
Procon divulga nova pesquisa comparativa de preços dos combustíveis na capital

Procon divulga nova pesquisa comparativa de preços dos combustíveis na capital

Por meio da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), a Prefeitura de Aracaju divulgou, nesta quarta-feira, 18, uma nova pesquisa comparativa de preços dos combustíveis. O levantamento, desenvolvido pelo Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju), foi realizado na terça-feira (17) e visa ao monitoramento do mercado aracajuano para oferecer […]

| 18 de setembro de 2019
Pesquisa mostra a força do Centro Comercial de Aracaju

Pesquisa mostra a força do Centro Comercial de Aracaju

Os investimentos no Centro Comercial de Aracaju fazem as empresas do comércio cada vez mais fortes, esta é a conclusão da Fecomércio, após a realização de uma pesquisa inédita no estado, para identificar os potenciais do maior centro de compras do estado, traçando um perfil do público frequentador das lojas do centro da capital sergipana. […]

| 17 de setembro de 2019

Concursos

Seduc abre vagas de estágio para estudantes dos ensinos médio e superior

Seduc abre vagas de estágio para estudantes dos ensinos médio e superior

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), em ação conjunta com o Ministério Público de Sergipe – Programa de Apoio ao Estudo – PAE/MPE/Seduc, torna público os editais de número 22 e 23, de 16 de setembro de 2019, que versam sobre o preenchimento de vagas para cadastro reserva de estágio. […]

| 21 de setembro de 2019
Resultado do concurso público para guarda de segurança do Sistema Prisional é homologado

Resultado do concurso público para guarda de segurança do Sistema Prisional é homologado

Foi homologado nesta sexta-feira, 16, o resultado final do concurso público para o cargo de provimento efetivo de guarda de segurança do sistema prisional. O resultado com os nomes dos candidatos divididos por categorias de preenchimento das vagas foi publicado no Diário Oficial do Estado. O secretário da Justiça e Defesa do Consumidor, Cristiano Barreto, […]

| 17 de agosto de 2019
TCE determina suspensão de Processo Seletivo Simplificado no município de Capela

TCE determina suspensão de Processo Seletivo Simplificado no município de Capela

O Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) decidiu no Pleno desta quinta-feira, 15, expedir medida cautelar determinando a suspensão do Processo Seletivo Simplificado Nº 001/2019, da Prefeitura de Capela, voltado à contratação de profissionais para atuar nas instituições da rede pública municipal de ensino.  A exemplo de julgamento similar​ ocorrido no Pleno da semana passada, alusivo ao […]

| 15 de agosto de 2019
banner ad
banner ad