Oficina ‘Descobrindo Talentos´ certifica estudantes da rede pública estadual

| 20 de outubro de 2017

Foto: Eugênio Barreto

A atividade artística-educativa proporcionada aos alunos das escolas estaduais foi resultado de uma parceria entre o artista visual Adauto Machado e as secretarias de Estado da Educação (Seed) e da Cultura (Secult)

Um grupo de 17 estudantes, todos alunos de escolas da rede pública estadual, foram certificados nesta quinta-feira, 19, por suas participações na Oficina Descobrindo Talentos, uma proposta de formação artística para jovens promessas das artes plásticas sergipanas, coordenada pela direção da Galeria de Arte J. Inácio (Secult), em parceria com o Núcleo de Projetos Criativos e Inovadores da Secretaria de Estado da Educação (Nupi/Seed).

Idealizada e ministrada pelo artista visual sergipano Adauto Machado, a Oficina Descobrindo Talentos foi realizada no último dia 25 de agosto, nas dependências da Galeria J. Inácio, que está instalada na Biblioteca Pública Epifânio Dórea, em Aracaju.

Todos os estudantes que participaram desta atividade artística-educativa foram também participantes da 1ª Exposição AVIE!, uma iniciativa inédita da Seed que resultou na montagem de uma mostra artística apenas com obras de arte produzidas por alunos da rede pública estadual, aberta ao público em dezembro de 2016.

“Identificamos que na rede de escolas gerenciada pela Seed, em todos os municípios do Estado, nós temos, entre os alunos, artistas visuais, escultores, atores, escritos, enfim, artistas das mais variadas expressões e linguagens artísticas. Constatamos também que as produções desses alunos não tinham visibilidade. Foi justamente para descobrir esses novos talentos e revelar do que são capazes os nossos estudantes que nós criamos o Nupi em 2015. Este setor vem realizando uma série de trabalhos como o festival AVIE, que resultou na primeira exposição coletiva com obras de estudantes da rede pública estadual, da qual alguns dos integrantes participaram também desta oficina”, disse o secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho.

Os certificados da oficina, assinados e entregues pelo artista Adauto Machado e pela diretora da Galeria de Arte J. Inácio, Jane Junqueira, foram também repassados aos estudantes pelas mãos dos secretários Jorge Carvalho (Seed) e João Augusto Gama (Secult) e pela coordenadora do Nupi, Clara Macedo.

Experiência

“Vocês estão diante de um ícone da cultura sergipana”, disse Augusto Gama aos 17 participantes da Oficina Descobrindo Talentos. De acordo com o secretário de Estado da Cultura, Adauto Machado é um marco importante das artes visuais em Sergipe, “portanto tenho certeza de que todos vocês lembraram, quando fizeram carreira no mundo das artes, da experiência de ter estado com este artista e das instruções por ele fornecidas”, completou, ao agradecer a Adauto pela disponibilidade e iniciativa em promover esta atividade.

Aos 17 anos, Rafael Ferreira cursa o ensino médio no Centro de Excelência Vitória de Santa Maria, em Aracaju, produz arte nas horas vagas e pretende seguir profissionalmente como artista visual. Ele participou da Oficina e destaca que além do aprendizado, ter conhecido um artista já consagrado foi também uma experiência enriquecedora.

Aluna do Colégio Estadual Barão de Mauá, Rayla Moraes também foi certificada pela Oficina Descobrindo Talentos. Segundo afirma, a pintura faz parte de sua vida desde quando era ainda criança. “Arte é algo que pretendo fazer por toda minha vida. Por este motivo foi bastante oportuna essa oficina com o Adauto Machado”, frisou a jovem artista.

Ao afirmar ter tido na Oficina a sua primeira formação de cunho artístico, a estudante Ludmilla Paim também aprovou a iniciativa de Adauto Machado, capitaneada pela Seed e pela Secult. “A pintura sempre me acompanhou”, pontuou ela, reafirmando a constatação de que há, entre os estudantes da rede pública estadual, diversos artistas talentosos a terem seus trabalhos e produções reveladas.

Ministério

“Promover este tipo de atividade educativa é uma experiência que tenho tido ao longo de toda minha carreira. Esta oficina, especificamente, teve um caráter experimental e foi uma forma que encontrei de proporcionar a estes jovens a oportunidade que não tive, quando tinha a idade deles, de aprender sobre arte com alguém capacitado para isso”, disse Adauto Machado, ao explicar a sua motivação em realizar esta oficina com os alunos da rede pública estadual.

Sem antecipar detalhes, Adauto anunciou durante a entrega dos certificados que, após analisar cuidadosamente a produção feita pelos 17 participantes durante a oficina, escolheu três desses artistas para “profissionalizar esses jovens talentos”, limitou-se a informar.

“Antecipo assim a disponibilidade e interesse da Seed, e também da Secult, em sermos parceiros e colaboradores também desta nova empreitada do artista Adauto Machado”, completou o secretário de Educação, Jorge Carvalho.

Referência

Pintor, escritor, desenhista publicitário e professor de artes, Adauto Machado nasceu no dia 18 de junho de 1950, no município sergipano de Nossa Senhora das Dores. Aos quatorze anos, mudou-se para Aracaju e começou a frequentar grupos artísticos da cidade.

Trabalhou com desenho publicitário até 1969, quando se transferiu para Salvador, onde teve a oportunidade de conhecer importantes artistas nacionais e passou a dedicar-se inteiramente à pintura. Em busca do aperfeiçoamento técnico, cerca de um ano depois, permaneceu por um curto período no Rio de Janeiro e, em seguida, partiu para a França onde aprimorou seus estudos.

Atuante protagonista da cena cultural sergipana, Adauto Machado, desde a sua primeira exposição individual, em 1967, na antiga Galeria Acauã, em Aracaju, vem realizando sucessivas e prestigiadas exposições em diversas cidades do Brasil e do mundo.

Em 1983, Adauto Machado tornou-se presidente da Associação dos Artistas Plásticos de Sergipe – APLASE, e, no mesmo ano, membro da equipe de coordenação geral do Circuito de Artes Plásticas do Norte-Nordeste/Sergipe, promovido pelo MEC/FUNART/INAP. Em 1988, foi nomeado membro do Conselho de Cultura do Município de Aracaju e, em 1995, do Conselho de Cultura do Estado de Sergipe.

Notabilizou-se pintando cavalos correndo soltos, esvoaçantes e livres, mas a sua vasta iconografia passa por feiras sergipanas, casarios, pescadores, marinhas, paisagens urbanas e rurais, retratos, composições abstratas, temas sacros e cenas do sertão nordestino.

Por Lucas Silva

Notícias Relacionadas

Alunos carentes poderão receber bolsas no ensino s... Foto: Ilustração Estudantes com nota superior a 400 no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e com renda familiar abaixo de um salário mínimo e meio...
Inscrições para Fies estão abertas a partir desta ... As inscrições poderão ser feitas pela internet no site do Fies - Arquivo/Agência Brasil Estão abertas a partir de hoje (16) as inscrições para o Fun...
Prazo para confirmar informações do ProUni termina... Encerra hoje (10) o prazo para os candidatos pré-selecionados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) do segundo semestre d...
Inscrições para o Encceja Exterior terminam nesta ... A versão deste ano será realizada em 12 países, com a inclusão na lista de localidades das cidades de Roma, capital italiana, e Roterdã, na Holanda -...
Unit tenta ampliar número de vagas para o Fies 201... O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é ação do Ministério da Educação (MEC) que financia cursos superiores não gratuitos e com avaliação posit...

Category: Educação

Comments are closed.

Educação

Alunos carentes poderão receber bolsas no ensino superior

Alunos carentes poderão receber bolsas no ensino superior

Estudantes com nota superior a 400 no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e com renda familiar abaixo de um salário mínimo e meio poderão se candidatar a bolsas de estudos em instituições privadas de ensino superior. É o que prevê o Projeto de Lei do Senado 339/2018, por meio da criação do Fundo de […]

| 18 de julho de 2018
Inscrições para Fies estão abertas a partir desta segunda, 16

Inscrições para Fies estão abertas a partir desta segunda, 16

Estão abertas a partir de hoje (16) as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2018. Serão ofertadas pelo menos 155 mil vagas, sendo 50 mil a juro zero. As inscrições são feitas pela internet, no site do programa, até o dia 22 de julho. Pode concorrer quem fez uma das edições […]

| 16 de julho de 2018
Prazo para confirmar informações do ProUni termina hoje

Prazo para confirmar informações do ProUni termina hoje

Encerra hoje (10) o prazo para os candidatos pré-selecionados na primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni) do segundo semestre de 2018 comprovarem as informações prestadas no ato de inscrição. A comprovação é feita na instituição de ensino com a apresentação de documentos. A lista dos pré-selecionados foi divulgada no último dia (2). A […]

| 10 de julho de 2018

Economia

Valor corrigido da cota do PIS/Pasep já pode ser conferido

Valor corrigido da cota do PIS/Pasep já pode ser conferido

Os trabalhadores com direito a cotas dos fundos dos programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) podem conferir, a partir de hoje (16), os valores corrigidos que receberão em agosto. Para saber o saldo e se tem direito ao benefício, o trabalhador pode acessar os sites do PIS e do Pasep. […]

| 16 de julho de 2018
Micro e pequenas empresas poderão ingressar no eSocial em novembro

Micro e pequenas empresas poderão ingressar no eSocial em novembro

Micro e pequenas empresas poderão ingressar no eSocial, a partir de novembro. Hoje (11), foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (11/7), a Resolução nº 4 do Comitê Diretivo do eSocial permitindo que micro e pequenas empresas – que são aquelas com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões – e Microempreendedores Individuais (MEI) possam […]

| 11 de julho de 2018
Conab: safra de grãos deve cair 3,9%, mas será a 2ª maior da história

Conab: safra de grãos deve cair 3,9%, mas será a 2ª maior da história

A colheita de grãos do país na safra 2017/2018 deve chegar a 228,5 milhões de toneladas, com redução de 3,9% em relação à safra passada (237,7 milhões de toneladas). Mesmo assim, será a segunda maior da história, segundo o 10º levantamento divulgado hoje (10) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Em comparação ao último levantamento, […]

| 10 de julho de 2018

Concursos

Concurso para guarda prisional acontece no próximo domingo, 08

Concurso para guarda prisional acontece no próximo domingo, 08

Os candidatos deverão acessar e imprimir o Comunicado Oficial de Convocação para Prova (COCP), constando data, horário e local de realização da Prova Objetiva, disponível no site Será realizado no próximo domingo, 08,  o concurso público para cargo de Guarda Prisional, promovido pelo governo do Estado, através da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), […]

| 6 de julho de 2018
Nota de esclarecimento sobre Concurso da PMSE

Nota de esclarecimento sobre Concurso da PMSE

A PMSE, SEPLAG E O IBFC vêm a público esclarecer que: Em um trabalho conjunto com a organizadora IBFC, a PMSE atuou de maneira diligente durante a realização das provas do concurso da PMSE, inibindo de maneira efetiva uma tentativa de fraude no certame. Os candidatos e irmãos Hygor Ayslan Oliveira Lima, 28 anos, e […]

| 2 de julho de 2018
TCE determina suspensão do Processo Seletivo Simplificado da Saúde Estadual

TCE determina suspensão do Processo Seletivo Simplificado da Saúde Estadual

Para analisar se as contratações cumprem os requisitos da temporariedade e do excepcional interesse público, o Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE) decidiu, no Pleno desta quinta-feira, 21, expedir medida cautelar suspendendo, pelo prazo improrrogável de 20 dias, o Processo Seletivo Simplificado (PSS) realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) para contratação temporária de […]

| 21 de junho de 2018
banner ad
banner ad