Jackson celebra história de Marcelo Déda com monumento em homenagem ao ex-governador

| 12 de março de 2018

O Monumento Marcelo Déda está cravado no Parque da Sementeira, entre as árvores plantadas por ele e Eliane Aquino

Ao inaugurar o Monumento Marcelo Déda no final da tarde deste domingo, 11, o governador Jackson Barreto ouviu de Eliane Aquino, viúva do ex-governador, um agradecimento especial. Ela ressaltou que a execução da obra só foi possível por conta do compromisso de Jackson Barreto em preservar a memória de Déda.

“Jackson Barreto é um amigo irmão que abraçou o projeto e convocou o Instituto Banese para executá-lo”, afirmou a vice-prefeita de Aracaju ao agradecer emocionada ao governador.

O Monumento Marcelo Déda está cravado no Parque da Sementeira, entre as árvores plantadas por ele e Eliane Aquino. A construção do monumento foi feita pelo governo do Estado e pelo Instituto Banese. O Instituto Marcelo Déda colaborou com a logística para implantação do projeto.

A solenidade contou com a presença dos cinco filhos do ex-governador, da sua mãe Zilda Déda, irmãs, do senador Humberto Costa (PE), do ex-governador da Bahia Jacques Wagner, da primeira dama do Acre,Cândida Viana, do vice-governador Belivaldo Chagas.

A data foi escolhida especialmente por ser o dia do 58º aniversário de nascimento de Marcelo Déda, caso ele ainda estivesse vivo.  A solenidade também marca a abertura da programação oficial das comemorações dos 163 anos de Aracaju, que ocorrerá no dia 17 de março.

Jackson Barreto afirmou que o Monumento Marcelo Déda servirá para as futuras gerações, ao visitarem a Sementeira, terem a oportunidade de conhecer um pouco da vida de um homem público que foi uma grande expressão nacional. “Um homem que muito fez pelo nosso estado, muito fez pela nossa cidade e que marcou a sua vida de forma muito efetiva em defesa da liberdade, da democracia, dos princípios da ética, que é muito importante”, acentuou.

O governador também disse que a homenagem marca a passagem dos 58 anos de Marcelo Déda, caso ele ainda estivesse vivo. “Como seu amigo, amigo de Eliane Aquino e de sua família, eu fui convocado para dar minha contribuição para a realização desse evento. Aqui está o monumento pronto. Graças a Deus, buscamos as condições para deixá-lo pronto na data de seu aniversário”, ressaltou.

Jackson Barreto destacou ainda a importância política de Marcelo Déda para Sergipe e para o Brasil. “Ele seria o grande nome nacional do seu partido para a eleição presidencial, não apenas por conta da sua inteligência e competência, mas pelo seu compromisso com a democracia, a liberdade e, acima de tudo, com a ética na vida pública que foi a grande marca de Marcelo Déda. Não foi só uma homenagem por fazer um monumento, mas um hino de amor e lealdade a um amigo”, disse.

“Neste dia de homenagem, não tenho a menor dúvida de que ele está por aqui”, finalizou ao dizer que o momento é para entoar a música de Milton Nascimento, Canção da América: “Amigo é coisa pra se guardar no lado esquerdo do peito…”.

A vice-prefeita e viúva de Marcelo Déda Eliane Aquino disse que o Monumento é um presente não só para a família e os amigos, mas para toda a cidade. “Entregá-lo para a população é um momento de muita alegria. Queremos que essa obra dialogue com as atuais e com as futuras gerações. Que ele seja uma grande fonte de inspiração para quem está ou que deseja entrar na política. É o legado de um homem que lutou muito por sua terra e por seu país”, afirmou ao dizer que, ao inaugurar o monumento, tem a sensação de dever cumprido e que deve isso ao empenho do governador Jackson Barreto.

O senador Humberto Costa veio prestigiar a inauguração do Monumento de Marcelo Déda e disse que é um momento de muita alegria para quem é amigo dele. Humberto Costa também é compadre de Déda por ter batizado o seu filho João Marcelo. “Considero Déda um dos maiores políticos que tivemos em nosso país. Um orador sem dúvida inigualável e um político preocupado com as condições de vida do seu povo, com a democracia, a liberdade e a boa aplicação dos recursos públicos. Isso é muito relevante para nós num tempo tão difícil como vivemos hoje”, afirmou.

O ex-governador Jaques Wagner disse que veio participar da inauguração como forma de prestar a sua homenagem ao amigo Marcelo Déda. “Déda era um político fantástico. Tinha uma capacidade de dialogar com os adversários. Era um poeta na política, adorava fazer discurso falando de poesia. Me lembro dele, já doente, no Palácio do Planalto, fez um discurso num evento que foi algo memorável. É uma pessoa diferenciada, uma alma enorme, um homem preparado, sempre trabalhou muito. Vim aqui prestar essa homenagem. Sempre tive muito carinho, muito respeito pela verdade que ele sempre foi”, ressaltou.

Visivelmente emocionado, o prefeito Edvaldo Nogueira afirmou que Marcelo Déda foi um grande amigo de mais de 30 anos e um aliado político em que teve uma convivência muito grande. Ele lembrou que entraram juntos, em 1979, na Universidade Federal de Sergipe, Edvaldo fazendo Medicina e Déda Direito e talharam no movimento estudantil a carreira política de ambos, além de  consolidaram uma grande amizade.

Edvaldo reconheceu que Marcelo Déda foi o mais brilhante de sua geração. “Tinha uma vasta cultura, mente inquietante, falava com propriedade sobre qualquer coisa. Tinha uma sagacidade política e era comprometido com os que mais precisavam. Era um homem de posição, de partido e nunca abriu mão de suas ideias”, destacou.

A jornalista Iasmim Déda, filha de Marcelo Déda, considera a homenagem ao seu pai de grande importância para a população. “Meu pai exerceu diversos cargos públicos e deixou um legado que agora está materializado com essa obra para a população aproveitar. Não é uma coisa distante, está no meio de um parque em que a população terá acesso para conhecer a história dele, as crianças brincarem na fonte. É um monumento vivo em que as pessoas podem interagir e conhecer um pouco da história dele”, afirmou.

O presidente do Instituto Banese, Ézio Déda, discorreu sobre o monumento, relatando que ele é um espaço de reflexão e contemplação.

Monumento

Sob as árvores que ele plantou junto com Eliane Aquino foram depositadas as suas cinzas e também colocada uma cápsula do tempo com uma pequena biografia dele. À sombra dessa árvore, foi erguida uma estátua, onde ele está sentado num banco e tem às mãos uma representação do jornal ‘A Semana’, de Simão Dias.

Entre as árvores que receberam parte das cinzas do governador, foi implantado um espelho d’água e um grande disco que traz gravado em granito o mapa de Sergipe. Uma nascente foi colocada em cima da localização do município de Simão Dias, terra natal de Marcelo Déda.

Ao redor do espaço do espelho d´água há 53 estrelas, que representam os anos vividos por Déda. Combinadas com o azul escuro do céu, as estrelas acenderão à noite. Embaixo do grande disco, ao centro do monumento, luzes de led darão efeito de que o ambiente estará flutuando em consonância com o toque do vento.

Ao fundo do monumento estão seis painéis, cinco representam cada década vivida por Déda, desde o seu nascimento até o seu falecimento em dezembro de 2013. Os painéis contam informações biográficas do ex-governador.

No meio desses painéis, um poema foi cravado como lembrança da oratória e dos discursos marcantes do ex-governador. Assim como o grande disco, o local também recebeu lâmpadas de led que possibilitarão a contemplação do espaço à noite.

O monumento foi erguido atendendo os critérios de acessibilidade, com duas rampas laterais. O espaço em homenagem a Marcelo Déda terá uma escadaria principal. No local, as pessoas poderão se refrescar com a água potável que escorre da fonte.

Duas árvores – Pau-Brasil e Ipê – plantadas pelo governador Marcelo Déda e por sua viúva, complementam o monumento. Uma terceira árvore, que fica ao lado, recebeu as cinzas do ex-senador José Eduardo Dutra, falecido em 2015.

Agência Sergipe de Noticias 

Notícias Relacionadas

Georgeo diz que votação de projetos deve adiar fim... Foto: César de Oliveira O deputado Georgeo Passos (REDE), usou a tribuna na tarde desta segunda-feira, 10 para destacar o grande volume de projetos ...
Gilmar diz que estão “matando” a feira de Itabaian... Foto: César de Oliveira Preocupado com a situação dos marchantes, fateiras, feirantes e demais trabalhadores que dependem do funcionamento do Matado...
Valmir de Francisquinho Emite Nota Pública Quero iniciar esse pronunciamento perguntando até quando os meus opositores irão criar estórias para denegrir a minha imagem, construída com muito s...
Anderson de Tuca destaca mobilização pelo fim da v... Foto: Gilton Rosas “A violência contra mulher não se resume apenas a violência doméstica” foi com essa frase, que o vereador Anderson de Tuca (PRTB)...
Elber diz que Edvaldo Nogueira está usando o aumen... Foto: Gilton Rosas O vereador Elber Batalha (PSB) utilizou a Tribuna da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para fazer questionamentos de quem iria ar...

Tags: ,

Category: Política

Comments are closed.

Educação

Futuro ministro defende educação básica e qualificação para o trabalho

Futuro ministro defende educação básica e qualificação para o trabalho

O futuro ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, disse hoje (11) que suas prioridades serão a educação básica, qualificação para o trabalho e fortalecimento da identidade nacional a partir de 1º de janeiro, quando o presidente eleito, Jair Bolsonaro, será empossado. “Atuaremos como base em princípios que alicercem o pleno desenvolvimento do cidadão, a qualificação […]

| 11 de dezembro de 2018
Prazo para aditamento do Fies é prorrogado

Prazo para aditamento do Fies é prorrogado

O prazo para aditamento de renovação dos contratos do Novo Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) foi prorrogado para dia 28 de dezembro de 2018. Até o momento, cerca de 70% dos estudantes já concluíram ou iniciaram o processo de aditamento. Os procedimentos devem ser feitos por meio da página eletrônica do financiamento. O estudante que precisar alterar […]

| 30 de novembro de 2018
MEC libera recursos para educação em tempo integral

MEC libera recursos para educação em tempo integral

O Ministério da Educação (MEC)  autorizou a transferência de recursos para estados implementarem a educação em tempo integral no ensino médio. Ao todo, serão liberados R$ 99 milhões distribuídos entre todos os estados e o Distrito Federal, com exceção do Mato Grosso. A liberação foi feita, no âmbito do Programa de Fomento às Escolas de […]

| 26 de novembro de 2018

Economia

Receita libera hoje consulta a sétimo lote de restituição do IR 2018

Receita libera hoje consulta a sétimo lote de restituição do IR 2018

A partir das 9 horas de hoje (10), a Receita Federal disponibiliza para consulta o sétimo lote de restituição do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2018. Haverá também restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2017. O crédito bancário para 151.248 contribuintes será feito no dia 17 de dezembro, somando mais […]

| 10 de dezembro de 2018
Banese antecipa Gratificação Natalina do servidor estadual a partir do próximo dia 15

Banese antecipa Gratificação Natalina do servidor estadual a partir do próximo dia 15

O Banco do Estado de Sergipe (Banese) abrirá, no próximo dia 15, as operações de crédito para antecipação da Gratificação Natalina 2018 dos servidores públicos estaduais da ativa, aposentados e pensionistas. Os servidores que não quiserem fazer a antecipação receberão o saldo remanescente da Gratificação Natalina 2018, acrescido do abono de 12,42%, em seis parcelas […]

| 5 de dezembro de 2018
SEFAZ apresenta metas fiscais do 2º quadrimestre de 2018

SEFAZ apresenta metas fiscais do 2º quadrimestre de 2018

O secretário de Estado da Fazenda, Ademário Alves, esteve na manhã desta terça-feira, 5, na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) para apresentar a avaliação do cumprimento das metas fiscais do 2º Quadrimestre de 2018. A apresentação do orçamento é um atendimento ao cumprimento das metas fiscais do 2º quadrimestre de 2018, regido pelo  artigo 9º, […]

| 5 de dezembro de 2018

Concursos

Candidatos elogiam condução do PSS 2018 da Educação

Candidatos elogiam condução do PSS 2018 da Educação

Para quem frequenta o Centro Administrativo Prefeito Aloísio de Campos, sede da Prefeitura de Aracaju, este domingo, 9, pareceu um dia comum de trabalho. Muita gente circulando e recebendo atendimento. Mas além de estar em pleno funcionamento em um final de semana – 8 e 9 – , a movimentação teve uma razão especial: foi […]

| 10 de dezembro de 2018
Prefeitura de Aracaju inicia as inscrições do PSS para contratação de professores

Prefeitura de Aracaju inicia as inscrições do PSS para contratação de professores

Cumprindo os prazos estabelecidos em edital, a Prefeitura de Aracaju inicia nesta quarta-feira, 28, as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado (PSS) da Secretaria Municipal da Educação (Semed), que oferece 200 vagas temporárias para professores que atuarão em escolas da rede municipal. Os candidatos devem realizar a inscrição, somente via internet, até às 23h59 do […]

| 28 de novembro de 2018
Prefeitura de Aracaju publica edital para seleção de professores temporários

Prefeitura de Aracaju publica edital para seleção de professores temporários

A Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), publicou, na última sexta-feira, 23, o edital de abertura do Processo Seletivo Simplificado (PSS) da Secretaria Municipal da Educação (Semed) para contratação temporária de professores substitutos. Os profissionais selecionados atuarão em escolas da rede pública municipal de ensino. As inscrições, […]

| 26 de novembro de 2018
banner ad
banner ad