Governo registra aumento de mais de 70% no ingresso de alunos da rede pública em instituições de ensino superior

| 9 de abril de 2018

Foto; Eugênio Barreto

Nos últimos três anos, a Secretaria de Estado da Educação investiu nas ações da pasta que são direcionadas, especificamente, aos estudantes do ensino médio. Com isso, ampliou em 71% a participação de alunos da rede pública no Enem e quase dobrou o número de aprovações destes estudantes em universidades e faculdades

A partir da ampliação, iniciada em 2015, do Curso Pré-Universitário (Preuni) e dos demais programas e ações desenvolvidos pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), para os alunos de ensino médio da escola pública, o Governo do Estado fez saltar, significativamente, o número de aprovação de seus alunos em Instituições de Ensino Superior (IES). Deste modo, de 2.364 aprovações, registradas no final daquele ano, foram quase 4,5 mil aprovações em 2017, uma elevação de 89% no acesso de jovens sergipanos, oriundos da rede pública, ao ensino de nível superior após a conclusão da última etapa da educação básica.

De acordo com o secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, responsável pela gestão da Política Educacional de Sergipe nos últimos três anos e três meses, aproximadamente 18 mil alunos que já concluíram ou que estavam finalizando os estudos da última etapa da educação básica, em escolas da rede pública em Sergipe, fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 no último mês de novembro.

“Para possibilitar que estes estudantes conquistassem o tão almejado sonho de ingressar no ensino de nível superior, por meio do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase), a Seed consolidou em sua rede de ensino, como política pública de Educação do Estado de Sergipe, o programa Pré-universitário (Preun/Seed), um curso preparatório para avaliações e exames de acesso ao ensino superior”, explica o secretário estadual de Educação. Mas a preparação dos estudantes da rede pública não se restringe apenas às ações do Pré-universitário/Seed. O Departamento de Educação (Ded/Seed), por meio do Serviço de Ensino Médio (Semed), presta um reforço significativo às atividades preparatórias dos alunos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ao desenvolver um leque amplo de projetos direcionados aos concluintes do ensino médio, como a realização de palestras sobre Enem e demais políticas públicas para acesso ao ensino superior.

Como resultado da eficácia destas ações, destaca o secretário Jorge Carvalho, o Governo de Sergipe tem registrado, nos últimos três anos, números recordes de alunos egressos da rede pública estadual que ingressaram no ensino superior com base nas notas conquistadas no Enem. Foram 4.476 alunos da escola pública sergipana aprovados, com suas notas no Emem 2017, em universidades e faculdades públicas e privadas de diversos estados do país.

Com isso, a coordenação do Preuni registra, ano após ano, aumento recorde no número de inscritos para tentar uma das 5.500 vagas que são ofertadas, todos os anos, nos 44 polos de aulas presenciais do curso, instalados estrategicamente em 29 municípios, distribuídos por todas as regiões do Estado.

Os estudos deste curso preparatório, ofertado pelo Pré-universitário da Seed, são iniciados em março e se estendem até às vésperas das provas, contabilizando uma jornada de 36 semanas de aulas presenciais, realizadas das segundas às sextas-feiras, em todos os polos do programa.  Para isso, o governo mantém aproximadamente 300 profissionais do magistério público estadual atuando como professores e coordenadores destes polos.

Segundo o diretor do Dase/Seed, no último ano, o programa Pré-universitário realizou cinco simulados para o Enem 2017, sendo três no formato online, e duas edições do Simula Enem, uma prova presencial, elaborada nos mesmos moldes da avaliação oficial do ensino médio, inclusive com mesmo tempo de aplicação. “Apenas na segunda edição do Simula Enem, realizada nos últimos dias 23 e 24 de setembro, participaram 8.143 estudantes, em 74 unidades escolares da rede pública estadual, em todas as regiões sergipanas, nas quais foram aplicadas estas provas simuladas”, frisou Fábio Leite.

Como fez em 2015 e 2016, a coordenação do Preuni preparou duas Revisões Finais para as provas do Enem 2017, no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira, em Aracaju, acompanhando o calendário de aplicação oficial dos Exame Nacional do Ensino Médio, às vésperas da aplicação das provas. “As aulas do Preuni são expositivas e contam com auxílio de recursos didáticos audiovisuais e apostilas exclusivas, elaboradas pelos professores do programa e que abrangem toda matriz curricular do Enem 2017”, explica o diretor do Dase.

Mas, afirma ainda Fábio Leite, as ações do Preuni não estão restritas às aulas realizadas para os estudantes matriculados nos 44 polos do programa. “Abertos ao público geral, realizamos este ano, para reforçar os estudos preparatórios para o Enem, seis Super Aulões na capital, que concentra o maior número de estudantes da rede estadual, e outras nove revisões nesse formato ampliado, sendo uma em cada Diretoria Regional de Educação (DRE)”, completa.

Ensino Médio

Visando atender a meta do Governo do Estado, de ampliação da participação de estudantes da 3ª série do ensino médio no Enem, o Departamento de Educação da Seed, por meio do Serviço de Ensino Médio (Semed), intensificou sua atuação junto aos alunos concluintes da última etapa da educação básica. Com isso, segundo a coordenadora do Semed, professora Gilvânia Guimarães, “a secretaria estadual de Educação registrou, em 2017, a participação de 71,3% dos alunos matriculados na última série do ensino médio nas provas do Enem, percentual que em 2015 foi de apenas 34,6%”, afirmou.

Ao destacar a evolução do número de alunos da rede inscritos no Enem, a professora Gilvânia disse ainda que a Seed continua investindo e atuando significativamente para atingir a meta estabelecida para este ano, que é inscrever 80% dos alunos concluintes do ensino médio no Enem 2018.

“O número de aprovações em Instituições de Ensino Superior comprova a importância de todas as atividades estratégicas realizadas pela Seed. O planejamento focado no ensino médio, comprovou o potencial das escolas e a necessidade de fortalecermos ações que diversifiquem e ampliem situações que promovam aprendizagens significativas. O desempenho dos estudantes das escolas públicas sergipanas avançou consideravelmente e ampliou o número de aprovações no ensino superior”, afirmou Gilvânia Guimarães.

Destaques

Um dos maiores jornais de circulação do país, Folha de São Paulo (Folha), trouxe a público em sua edição impressa desta terça-feira, 12, as médias por escola no Exame Nacional de Ensino Médio 2016. O jornal paulista fez um levantamento dos resultados da edição 2016 da prova, a partir da base de dados bruta divulgada pelo MEC (Ministério da Educação), para avaliar o desempenho escola por escola.

Este ano, mais uma vez, quando consideradas apenas as escolas de grande porte (com mais de 90 alunos matriculados no ensino médio regular seriado) e Indicador Socioeconômico Médio, cuja a unidade administrativa seja a rede pública, o Centro de Excelência Atheneu Sergipense – unidade que oferta ensino integral, obteve a melhor média geral no país nas provas objetivas, com 542,68 pontos. Em Redação, a média dos alunos do Atheneu foi 655,24 pontos.

De acordo com o secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, todos os 307 estudantes do Atheneu Sergipense, alunos da 3ª série do ensino médio integral, que fizeram as provas do Enem 2016, com suas notas nesta avaliação, conseguiram acessar o ensino de nível superior em instituições de ensino públicas e privadas em diversos estados do país, “o que significa dizer que tivemos uma aprovação de 100% no Enem dos alunos que concluíram o ensino médio no Atheneu no ano passado, um número alcançado apenas por esta escola em todo Estado”, destacou.

A reportagem da Folha excluiu escolas com menos de dez alunos do 3º ano no exame e/ou com menos de 50% do total desses estudantes na prova, seguindo critério do MEC de anos anteriores. Também levou em conta apenas escolas com pelo menos 61 estudantes na última série do ensino médio.

A tabulação resultou em um total de 8.314 escolas, sendo 6.978 (84%) públicas. As privadas somam 1.336 no país. A média foi calculada pela Folha com as quatro áreas da prova objetiva (linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas, sem contar a redação).

Neste mesmo levantamento do jornal Folha de São Paulo, o Colégio Estadual Dr. Milton Dortas, localizado no município de Simão Dias, obteve a melhor média geral do país nas provas objetivas, quando consideradas as escolas de grande porte e Indicar Socioeconômico Baixo. A partir de 2018, juntamente com outras 24 unidades escolares da rede estadual, essa escola simãodiense, vencedora da etapa Estadual do Prêmio Gestão Escolar 2017, iniciará a implementação do Programa Estadual de Ensino Integral Escola Educa Mais.

Enem 2015

Apresentado em outubro de 2016, em coletiva de imprensa, o sistema de divulgação das notas por escolas no Enem 2015 classificou o Centro de Excelência Atheneu Sergipense como a melhor escola pública do país, quando consideradas todas as escolas de grande porte (com mais de 91 alunos matriculados no ensino médio regular seriado), com indicador de permanência elevada (80% ou mais dos alunos participantes fizeram todo o ensino médio na escola em que se encontravam matriculados em 2015), e Indicador de Nível Socioeconômico Médio.

Os resultados do Enem 2015 por Escola contemplam as 14.998 escolas que cumpriram o critério de ter pelo menos dez alunos participantes do Enem 2015 e ter taxa de participação igual ou superior a 50%. Diante da heterogeneidade de contextos onde as escolas estão inseridas, torna-se necessário considerar o resultado do desempenho dos alunos associado aos diferentes fatores que caracterizam estes contextos.

Por Ascom/SEED

Notícias Relacionadas

Inep libera espelhos da redação do Enem 2018 Foto: Divulgação Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 já podem ter acesso à correção da redação para fins pedagógicos. O I...
Enem terá rascunho com linhas para a redação Foto: WILSON DIAS-ABR O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) garantiu hoje (15) que o rascunho da redação d...
Educação Profissionalizante: Três unidades de ensi... O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), mantém abertas as inscrições para cursos técnico...
Começa prazo para participar da lista de espera do... Foto: Divulgação O Programa Universidade para Todos (ProUni) abre nesta quinta-feira (7) as inscrições para a lista de espera. Aqueles que se inscre...
Selecionados no Fies devem complementar informaçõe... Estudantes pré-selecionados para a modalidade do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) juro zero devem complementar suas informações na página do F...

Tags: ,

Category: Educação

Comments are closed.

Educação

Inep libera espelhos da redação do Enem 2018

Inep libera espelhos da redação do Enem 2018

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 já podem ter acesso à correção da redação para fins pedagógicos. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio (Inep) divulgou na manhã de hoje (19) os espelhos da redação na Página do Participante do exame. Com o espelho, os estudantes podem conferir o que erraram […]

| 19 de março de 2019
Enem terá rascunho com linhas para a redação

Enem terá rascunho com linhas para a redação

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) garantiu hoje (15) que o rascunho da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá linhas, como de costume, e que haverá espaço suficiente na prova para os cálculos matemáticos. Essas questões causaram preocupação em estudantes desde que o Inep anunciou medidas para economizar papel na […]

| 15 de março de 2019
Educação Profissionalizante: Três unidades de ensino da rede estadual continuam com inscrições abertas

Educação Profissionalizante: Três unidades de ensino da rede estadual continuam com inscrições abertas

O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), mantém abertas as inscrições para cursos técnicos profissionalizantes em três unidades de ensino da rede estadual. Estão sendo ofertadas, ao todo, 400 vagas em diversas cursos, visando preparar os alunos para suprir as demandas de suas localidades. De […]

| 8 de março de 2019

Economia

Em fevereiro, cesta básica aracajuana ficou em R$ 379,61

Em fevereiro, cesta básica aracajuana ficou em R$ 379,61

Análise realizada pelo Boletim Sergipe Econômico, parceria do Núcleo de Informações Econômicas (NIE) da Federação das Indústrias do Estado de Sergipe (FIES) e do Departamento de Economia da UFS, com base nos dados da Pesquisa Nacional da Cesta Básica, realizada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), apontou que o valor da cesta […]

| 19 de março de 2019
Petrobras reajusta preço da gasolina 14 vezes

Petrobras reajusta preço da gasolina 14 vezes

Do dia 2 de fevereiro até ontem, 18, a Petrobras reajustou o preço da gasolina nas refinarias 14 vezes, acumulando um aumento de 20,5% no preço do produto. Só neste mês, o preço do combustível subiu sete vezes e, a partir de hoje, dia 19, o valor do litro ficará 0,5% mais caro, e passará […]

| 19 de março de 2019
Nascidos em maio e junho começam a receber o PIS/Pasep

Nascidos em maio e junho começam a receber o PIS/Pasep

A Caixa inicia hoje (14), o pagamento do Abono Salarial (PIS – Programa de Integração Social) do calendário 2018/2019, para os trabalhadores nascidos em maio e junho. Os valores variam de R$ 84 a R$ 998, de acordo com a quantidade de dias trabalhados durante o ano base 2017. Em Sergipe são 37.215 beneficiários do […]

| 14 de março de 2019

Concursos

FHS lança nova convocação para PSS da Saúde

FHS lança nova convocação para PSS da Saúde

A partir desta quarta-feira, 20, os convocados em 11° lista do Processo Seletivo Simplificado (PSS) da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), devem iniciar a entrega da documentação e títulos comprobatórios que foram registrados no ato da inscrição, no Centro Administrativo da Saúde Senador Gilvan Rocha, na Av. Augusto Franco. Os interessados podem encontrar na página www.saude.se.gov.br datas […]

| 19 de março de 2019
Inscrições para o Processo Seletivo Simplificado para professores foram prorrogadas

Inscrições para o Processo Seletivo Simplificado para professores foram prorrogadas

Os professores interessados em trabalhar nas unidades de ensino da rede estadual que oferecem o Ensino Médio em Tempo Integral poderão se inscrever no Processo Seletivo Simplificado aberto pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc). As inscrições tiveram início no dia 27 de fevereiro e […]

| 11 de março de 2019
Prefeitura de Aracaju divulga resultado parcial do PSS da Educação

Prefeitura de Aracaju divulga resultado parcial do PSS da Educação

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), divulgou o resultado parcial do Processo Seletivo Simplificado (PSS) que visa a contratação de professores substitutos para lecionar nas escolas municipais, mantidas pela Secretaria Municipal da Educação (Semed). O edital e a lista com os profissionais convocados foram publicados no Diário Oficial do […]

| 19 de fevereiro de 2019
banner ad
banner ad