Governo de Sergipe institui rede de compartilhamento e consolida política de articulação com os municípios na Educação

| 28 de dezembro de 2017

Estabelecer parcerias entre o Estado e os 75 municípios sergipanos para o cumprimento adequado dos papeis definidos constitucionalmente para as duas esferas de governo na oferta do ensino público, é um dos compromissos do Plano Estratégico 2015-2018, da Secretaria de Estado da Educação (Seed), cujas ações específicas estão sob a competência da Coordenadoria de Gestão Democrática e Articulação com os Municípios (Cogedam/Seed).

Para fortalecer o regime de colaboração entre os governos estadual e municipais, a Cogedam instituiu uma rede de compartilhamento intersetorial, a partir da qual disponibiliza assistência técnica a todos os municípios do Estado na área da Educação. Para isso, em fevereiro deste ano, o Governo de Sergipe realizou o seminário “Ações de Política Educacional do Estado de Sergipe em Regime de Colaboração com os Municípios”.

O evento, organizado pela Seed, em parceria com as fundações Telefônica Vivo e Lemann, Instituto Natura e Conviva Fundação, serviu para apresentar e dispor aos prefeitos e secretários de Educação dos municípios sergipanos os programas executados pelo governo estadual, na área da política educacional, para o fortalecimento das gestões pedagógica e administrativa no ensino público. Neste Seminário, as instituições parceiras da Seed e também o Instituto Sonho Grande e o IPTI apresentaram seus programas e projetos educacionais, visando estabelecer parcerias com as Secretarias Municipais de Educação, tendo a Seed como articuladora.

“Dando continuidade às ações de articulação com os municípios e buscando garantir o direito à educação escolar de qualidade social, bem como contribuir para o exercício da cidadania, a Secretaria de Estado da Educação fez um levantamento de todos os seus programas e serviços oferecidos aos municípios objetivando a produção de uma coletânea que será publicada no próximo semestre”, explica a coordenadora da Cogedam, professora Simone Paixão.

Segundo disse a professora Simone, a Cogedam realizou também este ano uma reunião técnica para socialização das ações em colaboração com os municípios sergipanos, da qual participaram técnicos das secretarias municipais de Educação dos 75 municípios sergipanos, os quais assistiram e receberam orientações dos técnicos da Seed sobre programas e serviços ofertados pelo Estado e União.

PAR

De acordo com dados apresentados pela Cogedam, em 2017, a Seed prestou assistência técnica aos 75 municípios sergipanos quanto aos processos de reelaboração e execução dos Planos de Ação Articulada – PAR 2016-2019. A ação de assistência à execução e monitoramento das ações do PAR Municipal, foi realizada ininterruptamente através do acompanhamento via Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle (SIMEC/MEC), bem como através de visitas in-loco, além de orientações por telefone, e-mails e mensagens em redes sociais.

“Para subsidiar essa ação, técnicos da Seed participaram de formações no FNDE/MEC sobre elaboração do PAR 2016-2019 e, como desdobramento, foi realizada formação para a fase preparatória, diagnóstico e elaboração do PAR 2016-2019, que tem como característica o alinhamento de ações com o Plano Nacional de Educação (PNE). Os municípios foram orientados a realizarem o diagnóstico de suas redes para, com base em dados atualizados, elaborarem os seus Planos de Ações Articuladas. Com esta ação atendemos a 100% dos municípios”, afirma o secretário de Estado da Educação em Exercício, professor Everton Siqueira.

A Cogedam promoveu ainda uma formação para as equipes técnicas municipais que tiveram a oportunidade de discutir a Execução Financeira dos Termos de Compromisso e puderam também resolver pendências relacionadas a obras do PAR 2011-2014. Segundo José Adérico, diretor de Projetos da Secretaria Municipal de Educação de Poço Verde, as prefeituras municipais, por vezes, apresentam dificuldades com a operacionalização do SIMEC/MEC. Desta forma, explicou o diretor, “por meio deste curso, a Seed disponibilizou suporte para as secretarias municipais de Educação, no sentido de minimizar esse problema, detectar os erros e contribuir para que as obras não atrasem, principalmente às do Proinfância, destinadas às creches”.

Diretor presidente da seccional sergipana da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/Sergipe), o professor Thiago Carvalho destaca que o PAR é uma prioridade para os municípios, “pois vai definir, para os próximos quatro anos, as ações a serem executadas na área da educação pública em todo país”.

Planos Municipais de Educação

A coordenadora da Cogedam ressalta que em continuidade ao trabalho já realizado em 2016 e, devido ao expressivo número de prefeituras com nova administração a partir de janeiro deste ano, este cenário exigiu uma reorganização do trabalho em 2017, “além da busca de uma ampliação dos resultados já obtidos”, frisou. “Fez-se necessário um trabalho de sensibilização junto as equipes municipais, haja vista que esta parceria é fundamental para o alcance das metas projetadas”, completou Paixão.

O professor Everton Siqueira destaca que as ações de monitoramento dos Planos Municipais de Educação (PMEs) são realizadas em parceria por técnicos da Seed e União Nacional dos Dirigentes Municipais (UNDIME), os quais integram a Rede de Avaliadores Educacionais da Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (SASE/MEC), sendo utilizada a metodologia repassada por esta secretaria do Ministério da Educação.

Aula Digital

Também na perspectiva de colaboração com os municípios, a Seed, ao longo de 2017, buscou estreitar parcerias entre as redes municipais de Educação e fundações e institutos do terceiro setor para melhorar a qualidade do ensino em Sergipe e trouxe para as escolas públicas municipais e estaduais o Projeto Aula Digital, iniciativa da fundação Telefônica Vivo.

Para isso, a Seed promoveu um evento com prefeitos e secretários municipais de Educação com vistas a formalização da parceria entre esta fundação e as prefeituras municipais para implementação deste projeto, que está beneficiando mais de 18.500 alunos e 775 professores, em 316 escolas públicas em todo estado, das quais 40% delas estão localizadas na zona rural.

A partir do Aula Digital, os professores, gestores e coordenadores das unidades de ensino participam periodicamente de capacitações, com carga horária de 50 horas de formação presencial, nas quais são abordados temas ligados à inovação educativa para ampliação do repertório dos educadores, ferramentas de acompanhamento do processo de aprendizagem personalizado dos estudantes e inspirações para novas experiências educacionais.

Parcerias

Segundo a professora Simone Paixão, a partir da criação da Cogedam, em 2015, a Secretaria de Estado da Educação estreitou ainda mais o relacionamento institucional do governo estadual com as secretarias municipais de Educação. Como resultado dessa política, a Seed desenvolve atualmente diversos programas e projetos em parceria com as redes municipais de Educação, como o Novo Mais Educação, presente nas escolas estaduais e em escolas da rede municipal em 46 municípios sergipanos.

De acordo com a diretora do Departamento de Educação da Seed, professora Grabriela Zelice, o Novo Mais Educação visa a ampliação de jornada escolar para alunos do ensino fundamental, mediante complementação de 5h ou 15h semanais de acompanhamento pedagógico (Reforço de língua Portuguesa e Matemática) e Atividades Complementares. Ela firma que esta iniciativa está presente em 138 unidades escolares da Rede Estadual de Ensino e em outras 549 escolas das redes municipais, em todas as regiões de Sergipe.

Também por meio do Departamento de Educação, a Seed coordena em Sergipe as ações do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), um compromisso formal assumido pelos Governos Federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental, através de Formação para o Professor Alfabetizador e prática com os alunos em sala aula. Este programa está em 74 municípios sergipanos, com a atuação de 2.984 professores alfabetizadores, 148 orientadores de estudos, 10 coordenadores regionais e 73 coordenadores locais.

Em Santa Luzia do Itanhy e em todos os municípios do Território do Baixo São Francisco Sergipano, a secretaria estadual de Educação, em parceira com o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI) desenvolve o projeto Synapse, uma Tecnologia Social que desenvolve competências e habilidades em português e matemática na rede pública de ensino com base no conhecimento neurocientífico aplicado à educação e na participação colaborativa da rede de profissionais de educação. O projeto é desenvolvido nas redes municipais e estadual de Educação.

BNCC

Em Sergipe, a Seed, também em articulação com as redes municipais de Educação, está discutindo a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com o objetivo de criar um currículo único em Sergipe para ser implementado em todas as redes de ensino no estado. A BNCC traz direitos de aprendizagens dos alunos e irá nortear o currículo de todas as redes do país, em todas as fases da Educação Básica, desde a Educação Infantil até o final do Ensino Médio. Trata-se de uma referência dos Objetivos de Aprendizagem de cada uma das etapas de sua formação.

Por meio do Departamento de Educação e da Cogedam, com o apoio da Fundação Lemann, o Governo de Sergipe realizou no mês de setembro, em Aracaju, o evento “A Base Nacional Comum Curricular e o Funcionamento da Escola Pública em Sergipe”. “Na oportunidade, os 75 municípios assinaram o Termo de Intenção de Colaboração para a Construção de um Currículo Sergipano. Nesse sentido, criou-se um grupo de estudo para planejar as ações de implementação da BNCC e construção do currículo sergipano, com representantes da Seed, professores das diversas áreas e modalidades de ensino, do Conselho Estadual de Educação e da UNDIME”, salienta a professora Simone Paixão.

Agência Sergipe de Noticias

Notícias Relacionadas

Cartões do Enem serão liberados na segunda-feira, ... Foto: Divulgação Os cartões de confirmação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018) de mais de 5 milhões de inscritos serão liberados na próxim...
Educação de Aracaju mostra crescimento no Ideb 201... Dentre as áreas priorizadas pela administração do prefeito Edvaldo Nogueira, uma delas, em particular, vem recebendo um carinho especial da gestão n...
ProUni divulga resultado da lista de espera O resultado da lista de espera do Programa Universidades para Todos (ProUni) do segundo semestre deste ano já está disponível. A relação dos selecio...
Enem: professores e servidores podem ser inscrever... Professores da rede pública e servidores públicos federais que queiram trabalhar na aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio de 2018 p...
Base Nacional Curricular será debatida dia 2 em 28... Foto: Ilustração A consulta pública foi articulada em parceria com o MEC e o CNE O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) marcou par...

Tags: ,

Category: Educação

Comments are closed.

Educação

Cartões do Enem serão liberados na segunda-feira, 22

Cartões do Enem serão liberados na segunda-feira, 22

Os cartões de confirmação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018) de mais de 5 milhões de inscritos serão liberados na próxima segunda-feira, 22, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Com o documento que pode ser obtido na página do participante será possível verificar o local onde cada candidato fará as provas. […]

| 18 de outubro de 2018
Educação de Aracaju mostra crescimento no Ideb 2017

Educação de Aracaju mostra crescimento no Ideb 2017

Dentre as áreas priorizadas pela administração do prefeito Edvaldo Nogueira, uma delas, em particular, vem recebendo um carinho especial da gestão nestes seus primeiros 21 meses. Trata-se da Educação, tema referido pela quase totalidade dos gestores, mas, de fato, executado por poucos. Frente ao cenário de abandono encontrado, a administração municipal colocou em prática um […]

| 12 de setembro de 2018
Avaliação do MEC mostra Sergipe abaixo da média nacional na educação

Avaliação do MEC mostra Sergipe abaixo da média nacional na educação

Os índices do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) divulgados nesta quinta-feira (30) pelo Ministério da Educação, revelam que o estado de Sergipe, apesar de apresentar uma pequena progressão em alguns itens entre 2015 e 2017, continua abaixo da média nacional. O sistema avaliou entre 23 de outubro e 3 de novembro de 2017 mais de […]

| 31 de agosto de 2018

Economia

Trabalhadores nascidos em outubro podem sacar o PIS a partir de hoje

Trabalhadores nascidos em outubro podem sacar o PIS a partir de hoje

Recebem o Pasep servidores públicos com inscrição de final 3 Começa nesta quinta-feira (18) o pagamento do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS), calendário 2018/2019, para os trabalhadores nascidos no mês de outubro. Em relação ao Pasep, abono destinado a servidores públicos, que é feito pelo Banco do Brasil, o pagamento é para quem tem inscrição de […]

| 18 de outubro de 2018
Preço da gasolina vendida em Sergipe aumenta 5,4%

Preço da gasolina vendida em Sergipe aumenta 5,4%

O preço médio da gasolina vendida em Sergipe no último mês de setembro aumentou 5,4%, quando comparado com o mês de agosto. Em síntese, o preço médio ficou em R$ 4,755 por litro. No comparativo com setembro do ano passado, o preço médio cresceu 22,1%. Com relação ao etanol, o preço médio ficou em R$ […]

| 16 de outubro de 2018
Banco inicia serviço de transações financeiras por WhatsApp

Banco inicia serviço de transações financeiras por WhatsApp

Clientes do Banco do Brasil (BB) agora podem fazer transações financeiras por meio do WhatsApp. Ao todo, 11 tipos de serviços podem ser realizados pelo aplicativo de mensagens. O banco está liberando a novidade para cerca de 500 mil clientes a cada semana, mas a ferramenta estará disponível a todos os correntistas nas próximas semanas. […]

| 11 de outubro de 2018

Concursos

Estado investe em concursos para reforçar segurança em Sergipe

Estado investe em concursos para reforçar segurança em Sergipe

Desde 2014, o governo do Estado de Sergipe já realizou nove concursos públicos na área de segurança. Foram realizados e já concluídos os concursos da PM/SE 2014, Perícia Criminal e Polícia Civil, nos quais foram convocados 1.985 aprovados, ampliando o efetivo da Secretaria e reforçando a segurança dos sergipanos. Laçados este ano, estão em curso […]

| 16 de outubro de 2018
Alese retifica resultado final do concurso realizado em abril

Alese retifica resultado final do concurso realizado em abril

O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Luciano Bispo (MDB) retificou e considerou como resultado final, a relação dos candidatos habilitados, referente ao edital nº 07/2018 para o I Concurso Público visando o provimento de cargos efetivos do quadro de pessoal da Alese. O concurso foi publicado no Diário Oficial do Estado, edição nº […]

| 10 de setembro de 2018
Justiça mantém TAF nesse fim de semana para classificados no concurso da PM/SE

Justiça mantém TAF nesse fim de semana para classificados no concurso da PM/SE

Por decisão judicial os classificados para a segunda fase do concurso de soldado da Polícia Militar de Sergipe realizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), vão fazer normalmente o Teste de Aptidão Física (TAF) marcado para os dias 02, 03 e 04 de setembro pelo Instituto Brasileiro de […]

| 31 de agosto de 2018
banner ad
banner ad