Especial Gestão Ano I: Fundação João Bebe-Água investe em políticas estruturantes e valorização da cultura sancristovense : Sergipe Mais : : : :

Especial Gestão Ano I: Fundação João Bebe-Água investe em políticas estruturantes e valorização da cultura sancristovense

| 7 de janeiro de 2018

Elaborar e implementar políticas para a cultura e colocá-las no centro da agenda de desenvolvimento da cidade de São Cristóvão são marcas da atual administração municipal, no seu primeiro ano de mandato. Ao partir de um conjunto de projetos para atingir o objetivo de difusão e valorização da cultura local, a Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe-Água (Fundact) realizou diversas ações e apresenta o balanço de 2017.

“Assim que assumimos, notamos que a Fundação passava por diversos problemas, inclusive financeiros, o que nos pareceu estranho já que na cidade não era realizada nenhuma manifestação cultural há alguns anos. No entanto, o objetivo de resgatar e valorizar a história e a cultura da cidade foi maior que qualquer dificuldade por nós encontrada, tornando-se o nosso principal incentivo e desafio”, destacou o presidente da Fundação, Gaspeu Fontes.

Transformações. Marcada pela retomada de um projeto de valorização da cultura sancristovense, através de projetos de incentivo as mais diversas manifestações culturais, a Fundact desenvolveu campanhas que possibilitaram tanto aos artistas à exposição de sua arte, quanto ao público a aproximação com obras e manifestações culturais.

A primeira decisão da equipe ao assumir a Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe-Água foi reunir a classe artística e religiosa em uma conversa, focando na construção de pontes e trabalhos que refletissem em melhores condições, e consequentemente no desenvolvimento do turismo. Ainda em janeiro, a fundação apoiou a exposição de artes visuais no Museu da Policial Militar do Estado de Sergipe, assinada pelos artistas Gladston Barroso e Nivaldo Oliveira.

“O trabalho realizado durante esse primeiro ano, foi para que o sancristovense redescobrisse a sua própria cidade, passando a amar a sua história e a entender a importância cultural e turística de São Cristóvão, perante o cenário estadual e brasileiro”, frisou Gaspeu.

Dentro da valorização do nosso povo e do patrimônio da cidade, a Prefeitura de São Cristóvão revitalizou a iluminação especial da Praça São Francisco (Patrimônio Histórico da Humanidade). “A nova iluminação cenográfica permitiu que usássemos a luz adequada para cada manifestação pública que tivermos: seja uma solenidade política, uma peça de teatro ou uma apresentação folclórica. A praça estava praticamente no escuro há anos, pois o equipamento não recebia a devida manutenção”, observou o presidente da Fundact.

Ao longo do ano de 2017, a Fundact realizou ou esteve envolvida numa serie de atividades de fomento à cultura popular.

Carnaval. A população reviveu os antigos carnavais sancristovenses. A tradicional folia de momo foi festejada com muito frevo, marchinhas e bonecos gigantes. Embora seguindo a recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) quanto ao não financiamento do Carnaval, a Prefeitura de São Cristóvão não mediu esforços para oferecer as condições necessárias para a realização do evento com a parte de logística e apoio através das secretarias de: Saúde, Assistência Social e Trabalho e Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito. A festa aconteceu tanto no Centro Histórico quanto no conjunto Eduardo Gomes.

Feira São Criativos. Em parceria com a Secretaria de Assistência Social e do Trabalho, a Fundact participou da elaboração do projeto da Feira São Criativos que possibilitou a promoção da cultura sancristovense, levando arte e gastronomia para toda a população, gerando renda para os artesãos e empreendedores locais. O projeto finalizou o ano com oito edições que aconteceram bimestralmente na sede do município e também no conjunto Eduardo Gomes.

Ler para Viver Bem. O projeto ‘Ler Para Viver Bem’ levou para dentro das bibliotecas Lourival Baptista (localizada na Praça São Francisco) e Livro Aberto (localizada na rua 50, no conjunto Eduardo Gomes), rodas de leitura e bate papo com autores.

Seminário Sobre Editais de Cultura. Promovido pela Prefeitura de São Cristóvão com o intuito de expandir o desenvolvimento socioeconômico e cultural do município. Na ocasião, o convidado e facilitador da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Alisson Coutto, compareceu ao evento trazendo informações essenciais sobre as técnicas de participação em editais públicos. Foram convidamos todos os artistas e personalidades ligadas à cultura e religião do município para participarem de uma oficina, que teve como foco mostrar que é possível produzir cultura a partir de editais públicos.

Folclore. Durante todo o ano foram realizados cortejos com grupos folclóricos, rodas de cordel, reunindo cordelistas de várias cidades do estado, promovendo junto à comunidade, o resgate da cultura literária de cordel, importante manifestação popular brasileira, herança portuguesa que ganhou no nordeste brasileiro do século XIX as funções de informar e divertir leitores e ouvintes. O folclore foi objeto de debate em seminário realizado no mês de agosto. Em pauta: formatos que incentivem a cadeia produtiva dos personagens da cultura popular tradicional de São Cristóvão.
Ladeira da Poesia. Apresentações de artistas e poetas sancristovenses na rua da cidade, promovendo cultura através das mais diversas manifestações artísticas do município. Artistas de outras cidades também puderam apresentar ao público suas produções.

Música nas Igrejas. Com o programa ‘Música nas Igrejas’, a Fundact realizou um circuito de canto coral e grupos instrumentais dentro das Igrejas Históricas de São Cristóvão e do Grande Rosa Elze, levando emoção ao público.

Festejos Juninos. A abertura do período junino em São Cristóvão foi marcada pelo tradicional cortejo realizado pelas Caceteiras, a secular procissão de São Pedro e a apresentação da banda The Baggios. No Grande Rosa Elze, trios pé-de-serra e apresentações de quadrilhas juninas marcaram os festejos por diversas ruas do município.

Turismo Religioso

Festa de Nosso Senhor dos Passos: A tradicional Festa de Passos, patrimônio imaterial de Sergipe com a sua romaria, foi um sucesso de público. Toda a equipe da Prefeitura de São Cristóvão se empenhou em resolver questões funcionais para facilitar o acesso do público aos pontos mais importantes da cidade. A união com a Paróquia Nossa Senhora da Vitória formou um elo importante para os dias de festa.

Procissão do Fogaréu: A procissão reuniu mais de 320 atores, coordenados pelo Grupo G12, e dezenas de outros voluntários que pouco antes das 22h, ao som das matracas saíram em procissão reproduzindo a perseguição ao filho de Deus.

Tapetes de Corpus Christie: A população se reuniu para pintar as maravalhas e o sal grosso, num processo artesanal de confecção dos Tapetes de Corpus Christie. Visita às Igrejas, Museus dos ex-votos e Memorial Irmã Dulce, localizados na Igreja do Carmo também fizeram parte do roteiro turístico durante todo o ano passado.

Semana de Consciência Negra. O conjunto arquitetônico e cultural mais expressivo do século XVI em Sergipe, a Praça São Francisco foi o local escolhido pela Fundcat para receber o evento em alusão ao Dia da Consciência Negra. A ação reuniu alunos das escolas da Rede Municipal para a apresentação de grupos de dança, capoeira e um recital de poesia, que incluiu a exposição ‘Meu torço minha identidade’, no museu Histórico. Dentro da programação que celebrou a chancela de sete anos da Praça São Francisco, enquanto Patrimônio Cultural da Humanidade, a Fundact), através da Coordenadoria de Inclusão e Promoção de Igualdade Racial, realizou uma série de atividades para o reconhecimento e a valorização dos adeptos das religiões de Matriz Africana. A agenda contou com atividades incluíram: oficina de torços e a exposição “Mãe África”. Toda a programação foi pensada pela Casa do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com apoio da Prefeitura de São Cristóvão e do Governo do Estado.

FASC. O 34º Festival de Artes de São Cristóvão (FASC) brindou o público com oficinas, cinema, exposições, cortejos folclóricos, teatro, dança e dezenas de apresentações musicais. Foram três dias de manifestações e imersão cultural, na retomada do mais importante evento cultural de Sergipe. “O eixo norteador de todas as realizações de 2017, foi a construção cultural coletiva da base para a realização da 34º edição do Festival de Artes de São Cristóvão que sofria um hiato de 12 anos. Todas as ações foram pensadas para culminar no FASC enquanto palco principal para todas as manifestações culturais de nosso povo”, disse Gaspeu Fontes.

Natal. Em ação inédita, a Prefeitura de São Cristóvão, através da Fundação de Cultura e Turismo João Bebe-Água, realizou o Auto de Natal. Na Praça São Francisco, Centro Histórico, a festividade começou com a apresentação da peça “A Menina e a Caixa”, interpretada pelos os alunos da Escola Municipal Maria de Lurdes Gomes (do Tijuquinha), na sequência o público conferiu a apresentação do Coral Vivace, num show realizado pelas janelas do Paço Municipal (antigo Orfanato) e para encerra a noite, os atores do grupo teatral Boca de Cena emocionaram o público com a encenação do espetáculo “Já Nasceu o Deus Menino”. No conjunto Eduardo Gomes, o grupo de teatro Imbuaça apresentou o espetáculo “Tá Caindo Fulô” na praça da Igreja Nossa Senhora de Loreto.

Por Ascom/Prefeitura de São Cristóvão 

Fotos: Danielle Pereira/ Márcio Garcez

Notícias Relacionadas

Ministérios Públicos interditam matadouros em Cris... Foto: MPF-SE Os Ministérios Públicos Federal e Estadual interditaram dois matadouros, situados nos municípios de Cristinápolis e Tomar do Geru, na r...
Alunos da rede pública de Maruim utilizarão tablet... Facilitar o acesso às novas metodologias educacionais por meio da tecnologia é o objetivo da ação desenvolvida na manhã desta quarta-feira (8), na E...
Conselheiro do TCE/SE solicita dados para aferir q... O conselheiro Clóvis Barbosa de Melo, do Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), solicitou dos Fundos de Saúde de 16 municípios sergipanos uma série ...
Campanha de vacinação contra Sarampo e Poliomielit... Na manhã desta segunda-feira, 06, foi iniciada a campanha nacional de vacinação contra o sarampo e a poliomielite, nas Unidades Básicas de Saúde (UB...
Governo de Lagarto traz à tona o Programa Bolsa Fa... O programa é inteiramente legal, com a devida aprovação da Câmara Municipal, e vai ser reaberto com apenas 200 famílias. “Mas queremos chegar a mil fa...

Tags: ,

Category: Municípios

Comments are closed.

Educação

Continuam abertas inscrições para cursos técnicos em Aracaju e em Poço Redondo

Continuam abertas inscrições para cursos técnicos em Aracaju e em Poço Redondo

O Centro Estadual de Educação Profissional José Figueiredo Barreto, em Aracaju, está com as inscrições abertas para os cursos técnicos em Serviços de Condomínio, Serviços de Restaurante e Bar, Redes de Computadores, na forma subsequente (ensino médio concluído). As inscrições vão até o dia 17 de agosto, devendo ser feitas na sede da unidade de […]

| 15 de agosto de 2018
Professores são capacitados para o uso do kit tecnológico do projeto Aula Digital

Professores são capacitados para o uso do kit tecnológico do projeto Aula Digital

Professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Otília de Araújo Macêdo, localizada no bairro 18 do Forte, participaram nesta terça-feira, 7, de uma capacitação para o uso do kit tecnológico do projeto Aula Digital, que disponibiliza formação a professores, conteúdos pedagógicos digitais, equipamentos tecnológicos e acompanhamento escolar. A iniciativa é da Fundação Telefônica com […]

| 8 de agosto de 2018
ProUni divulga resultado da lista de espera

ProUni divulga resultado da lista de espera

O resultado da lista de espera do Programa Universidades para Todos (ProUni) do segundo semestre deste ano já está disponível. A relação dos selecionados foi divulgada nesta quinta-feira (2) pelo Ministério da Educação (MEC), e os candidatos devem procurar a instituição de ensino onde buscam vaga para conferir se seu nome está na lista. Até […]

| 2 de agosto de 2018

Economia

Governo do Estado paga primeira parcela do 13º salário nesta quarta

Governo do Estado paga primeira parcela do 13º salário nesta quarta

Nesta quarta-feira (15), o governo do Estado efetuará o pagamento da 1º parcela referente aos 50% do 13º salário deste ano dos servidores estaduais, aposentados e pensionistas. O valor de cada parcela será creditado em conta, sempre na mesma data entre os meses de agosto e dezembro, através de folha suplementar. No último sábado, dia […]

| 15 de agosto de 2018
PIS/Pasep: resgate começa amanhã para trabalhadores de todas as idades

PIS/Pasep: resgate começa amanhã para trabalhadores de todas as idades

A partir desta terça-feira (14), trabalhadores de todas as idades que tiverem direito a cotas dos fundos dos programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) poderão sacar seus recursos. O prazo ficará aberto até 28 de setembro. Desde o dia 8 de agosto, o crédito para correntistas da […]

| 13 de agosto de 2018
Perda nas lavouras de milho já chegou a 75% nos municípios sergipanos

Perda nas lavouras de milho já chegou a 75% nos municípios sergipanos

O número de produtores rurais atingidos com a estiagem só aumenta.  A perda na produção de milho é hoje de 75% no estado de Sergipe e nos municípios do Alto Sertão a perda já de 100%. A Federação da Agricultura e Pecuária de Sergipe (FAESE) já vem adotando algumas medidas para minimizar o prejuízo dos […]

| 8 de agosto de 2018

Concursos

Divulgado resultado final do PSS para Recepcionista da Saúde

Divulgado resultado final do PSS para Recepcionista da Saúde

A Prefeitura de Aracaju divulgou nesta quinta-feira, 26, no Diário Oficial, o resultado final do Processo Seletivo Público Simplificado (PSS) para a contratação de 65 profissionais, mais cadastro reserva, que deverão atuar como recepcionistas de Unidades de Saúde da capital. O PSS para recepcionista da Saúde foi lançado em maio deste ano, e esta foi […]

| 28 de julho de 2018
Concurso para guarda prisional acontece no próximo domingo, 08

Concurso para guarda prisional acontece no próximo domingo, 08

Os candidatos deverão acessar e imprimir o Comunicado Oficial de Convocação para Prova (COCP), constando data, horário e local de realização da Prova Objetiva, disponível no site Será realizado no próximo domingo, 08,  o concurso público para cargo de Guarda Prisional, promovido pelo governo do Estado, através da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), […]

| 6 de julho de 2018
Nota de esclarecimento sobre Concurso da PMSE

Nota de esclarecimento sobre Concurso da PMSE

A PMSE, SEPLAG E O IBFC vêm a público esclarecer que: Em um trabalho conjunto com a organizadora IBFC, a PMSE atuou de maneira diligente durante a realização das provas do concurso da PMSE, inibindo de maneira efetiva uma tentativa de fraude no certame. Os candidatos e irmãos Hygor Ayslan Oliveira Lima, 28 anos, e […]

| 2 de julho de 2018
banner ad
banner ad