Ensino integral: Secretaria de Educação promove formação continuada para as equipes gestoras dos Centros de Excelência

| 22 de março de 2018

A capacitação, focada na gestão das escolas de tempo integral, conta com a participação de todos os gestores escolares, coordenadores pedagógicos e coordenadores administrativos e financeiros e, também, dos técnicos das Diretorias Regionais de Educação, responsáveis pelas ações do Programa Escola Educa Mais

O Núcleo Gestor de Escolas em Tempo Integral, da Secretaria de Estado da Educação (Ngeti/Seed), em parceria com o Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), iniciou nesta quarta-feira, 21, em Aracaju, mais uma Formação Continuada dos profissionais que atuam nos 42 Centros de Excelência da Rede Pública Estadual, unidades estas que integram o Programa Estadual de Ensino Integral – Escola Educa Mais.

Este curso de capacitação, que se estende até a próxima sexta-feira (23), visa aprimorar a gestão das escolas de tempo integral, por meio da formação e qualificação das equipes gestoras dos Centros de Excelência (gestores escolares, coordenadores pedagógicos e coordenadores administrativos e financeiros) na Tecnologia de Gestão Educacional (TGE) formulada pelo ICE, instituição parceira da Seed na implantação da Educação Integral nos colégios estaduais.

De acordo com a professora Franci Alves, coordenadora geral do Negeti/Seed, esta Formação Continuada, embora focada exclusivamente nos processos de gestão de escolas de tempo integral, está alinhada à pedagogia da Escola da Escolha, modelo de gestão pedagógica, também formulado pelo Instituto de Corresponsabilidade pela Educação, no qual há ampliação do tempo de permanência de toda a comunidade escolar, de forma a viabilizar o projeto escolar de educação integral.

“É uma capacitação destinada a todas as equipes gestoras dos Centros de Excelência. As que atuam nos colégios que iniciaram a implantação do Escola Educa Mais, em 2017, terão a oportunidade de reforçar a compreensão acerca das ferramentas de gestão propostas pelo ICE, e para os profissionais que atuarão a partir deste ano na gestão das escolas de tempo integral, é o momento inicial de apropriação dos conceitos relativos à Tecnologia de Gestão Educacional do Programa Estadual de Ensino Integral”, completa a coordenadora pedagógica do Núcleo Gestor de Escolas em Tempo Integral da Seed, professora Sarah Karenine.

Segundo Natália Ribeiro, consultora de Gestão do ICE e uma das facilitadoras desta Formação Continuada do Escola Educa Mais, a TGE traz para a escola um apoio não apenas quanto à utilização de instrumentos de gestão escolar, mas também auxilia e está diretamente ligada ao modelo pedagógico das escolas de tempo integral. “Vamos trabalhar teoricamente, ao longo desses três dias, os conceitos e as bases da nossa Tecnologia de Gestão Educacional”, ressaltou a consultora.

Coordenadora de gestão do Ngeti/Seed, a professora Gisele Pádua afirma que, a partir da compreensão e execução da TGE, os profissionais que atuam na gestão escolar dos Centros de Excelência poderão traçar e executar com sucesso planos de ação, com vistas a alcançar as metas pedagógicas propostas pelo modelo da Escola da Escolha.

Troca de experiências

A professora Franci Alves destaca ainda que além da formação em Tecnologia de Gestão Educacional que os profissionais receberão, o curso possibilita o intercâmbio de experiências entre as equipes gestoras dos Centros de Excelência, pois participam da capacitação tanto os profissionais que atuam nas escolas que já iniciaram a implantação do Programa Escola Educa Mais, quanto os que passaram a atuar este ano nas escolas de tempo integral.

Gestor escolar do Centro de Excelência Manoel Messias Feitosa, uma das primeiras unidades a iniciar a implantação do Programa Estadual de Ensino Integral, o professor Pedro Jonathan Santana, participante desta Formação Continuada, salienta que a TGE é uma ferramenta bastante importante no trabalho de gestão que desenvolve à frente da unidade escolar.

“A TGE é um instrumento que atrela tanto a parte pedagógica quanto a de gestão. É um implemento de tecnologias para que possamos aprimorar nosso trabalho, que nos oferece métodos para planejar, executar, avaliar e ajustar nossas ações, ou seja, com base nesses princípios, podemos cumprir a nossa missão, que é ofertar uma educação de qualidade para o nosso alunado”, destaca o gestor.

Neide da Conceição, gestora do Colégio Estadual Leandro Maciel, unidade escolar localizada no município de Rosário do Catete que iniciará este ano a implantação do Escola Educa Mais, afirma que acreditou e aderiu ao modelo de ensino integral proposto pela Seed pelos resultados positivos já verificados nos colégios que iniciaram a implantação em 2017. “Estamos em contato, nesta formação, com um modelo de gestão comprovadamente bem-sucedido. Então, com este curso, buscamos nos apropriar destes conhecimentos e das experiências de outras escolas de tempo integral”, frisou ela.

Escola da escolha

Alinhado à 6ª Meta do Plano Nacional de Educação, o ICE apoia os governos, nos âmbitos estadual e municipal, na constituição de redes de ensino para oferta de escolas em tempo integral, através de um Modelo de Escola que demanda a ampliação do tempo de permanência dos estudantes e de toda a comunidade escolar.A Escola da Escolha foi concebida a partir de uma visão de jovem que, ao final da Educação Básica, constitua e consolide uma forte

base de conhecimentos e de valores; não seja indiferente aos problemas reais que estão no seu entorno e se apresente como parte da solução; e agregue um conjunto amplo de competências que o permita continuar seu aprendizado nas várias dimensões de seu cotidiano, executando o seu Projeto de Vida.

Por Lucas Silva

Fotos: Maria Odília

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