Enquanto barragem da Cajaíba seca, carros-pipa retiram água para molhar estrada
Produtores de hortaliças que dependem do sistema de irrigação da barragem da Cajaíba, no município de Itabaiana, denunciam que carros-pipa, que estão a serviço de uma empresa que está realizando a construção da rodovia que dará acesso a Itaporanga D’ájuda, estão retirando água da barragem para molhar as estradas vicinais onde está ocorrendo a obra.
Cerca de 30 carros-pipa retiram entre 8 e 10 mil litros de água por dia, cada. A população também está preocupada porque, diante da estiagem, o nível da água está abaixo da média e a mesma é utilizada para o abastecimento da cidade.
“Estamos todos preocupados porque a situação não é boa, e não há previsão de chuvas. Além de tudo, a informação que temos da Cohidro é que se precisar fechar a barragem, os primeiros afetados serão os irrigantes. Por que os carros-pipa não pegam água do Açude da Marcela, por exemplo, onde a água não se usa para consumo humano?. A água está abaixo de meia já. Tem muito chão descoberto e esta era a hora do Governo do Estado, se tivesse interesse, enviar máquinas para fazer a limpeza da barragem porque estou vendo que o negócio vai ficar feio”, disse um dos 476 irrigantes que dependem da barragem da Cajaíba em entrevista à FM Itabaiana, na manhã desta segunda-feira (12).
Com o nível baixo, já está havendo racionamento de água. E, se não forem tomadas providências para que os carros-pipas parem de retirar água, os irrigantes falaram ainda que vão fechá-la amanhã e denunciar o caso ao Ministério Público.
A barragem da Cajaíba existe há mais de 30 anos e cada ano que passa a situação é preocupante. “Solicitamos ao Governo do Estado que seja feita a limpeza e o reflorestamento na margem da barragem para que seja revitalizada”, pedem os irrigantes.
Enquanto as autoridades não se sensibilizam, resta ao povo rezar para que São Pedro mande chuva.
Fonte: 93 Noticias
Fotos: Adailson Mecenas
Category: Municípios