Edvaldo recebe diploma do curso sobre Aceleração do Crescimento das Cidades, nos EUA

| 13 de julho de 2018

O prefeito Edvaldo Nogueira recebeu nesta sexta-feira, 13, o diploma de conclusão do programa “Accelerating Growt in Brasilian Cities – Special Program for Brazilian Mayors” (em português ‘Acelerando o crescimento das cidades brasileiras’), curso oferecido em uma das mais renomadas instituições de ensino do mundo: a Universidade Columbia, em Nova Iorque. O gestor municipal de Aracaju viajou aos Estados Unidos à convite da organização Comunitas, em parceria com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

“Encerramos nesta sexta-feira o curso, que durou cinco dias, no qual tratamos do papel da liderança, da inovação e sobre a importância de envolver as pessoas para melhorar a vida nas nossas cidades. Tivemos aulas com grandes mestres, professores experientes. Pudemos reunir experiências de prefeitos de outras cidades, de modo que, ao chegar ao final deste curso, me sinto ainda mais preparado para fazer mais e melhor pela qualidade de vida dos aracajuanos. Estou muito feliz pela experiência e pelo conhecimento adquirido nestes dias intensivos na Universidade Colúmbia”, afirmou Edvaldo, em vídeo publicado nas redes sociais da Comunitas.

O curso é uma iniciativa inédita que ofereceu aos prefeitos brasileiros e a diversas lideranças públicas, privadas e especialistas da gestão pública, ferramentas necessárias para solução de problemas e aprimoramento de resultados. Com foco em liderança, inovação e governança, o treinamento abordou temas como parcerias inovadoras, ética pública, desenvolvimento da força de trabalho, cidades inteligentes, democracia digital e sustentabilidade.

“Esse convite foi uma oportunidade única de termos acesso a inovação, com o que há de melhor em outros países”. Foi assim que o prefeito de Teresina (PI), , definiu sua experiência durante o programa. “Estamos extremamente satisfeitos de passar esta semana com líderes de todo o Brasil. Tivemos a chance de usar boas práticas de diferentes lugares do mundo e levá-las para o Brasil. E, inversamente, levamos as ideias brasileiras para o resto do mundo. Acreditamos que fizemos muito progresso juntos. Os prefeitos vão voltar com boas ideias”, expressou William Bill Eimicke, fundador e diretor Picker Center for Executive Education da Universidade Columbia.

“Debatemos segurança, urbanismo, desenvolvimento econômico, comunicação social através das redes sociais. Ou seja, melhores maneiras de ouvirmos a população e melhorarmos a qualidade da gestão pública. Agora essas ideias que recebemos aqui vamos customizar para os nossos problemas do Brasil, e procurar fazer um progresso das políticas públicas”, afirmou o prefeito de Campinas (SP), Jonas Donizette, presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

ONU

Além do aperfeiçoamento das práticas de Gestão Pública, os prefeitos membros da FNP – Edvaldo é um deles – estiveram na Organização das Nações Unidas (ONU) para convidar o secretário-geral da entidade, Antonio Guterres, para participar do 5º Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável (EMDS). O grupo foi recebido na sede da ONU, em Nova Iorque, pela vice-secretária-geral da Organização, Amina J. Mohammed.

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), ferramenta de planejamento estratégico para o alcance das metas da Agenda 2030, serão o tema central do 5º EMDS. “O que estamos discutindo mostra a importância que os prefeitos têm nesses objetivos. Para nós, essa agenda urbana é chave, é muito importante. A questão é como operacionalizá-la”, ponderou Amina.

Troca de experiências

A troca de experiências foi considerada muito valiosa pelos participantes do curso na Universidade. Um dos palestrantes convidados, o prefeito de Los Angeles, Eric Garcetti, explicou, por exemplo, como foi a reforma da estrutura policial da cidade – a segunda maior dos Estados Unidos –, que está conseguindo superar uma dura imagem e tornando-se modelo para o país. Outro convidado, o ex-vice-prefeito de Nova Iorque, Stephen Goldsmith, falou sobre smart cities e compartilhou com os participantes alguns aprendizados de seu tempo como prefeito.

Para a prefeita da cidade pernambucana de Caruaru, Raquel Lyra, o curso foi importante por mostrar que os desafios municipais são próximos, independentemente da estatura da cidade. “A gente vê que o grande desafio dos governos atuais é inovar e renovar a forma de fazer gestão pública. Isso é remar contra a maré porque está todo mundo acostumado nas coisas serem como sempre foram. Estar aqui nos abre para novas ideias, novos parceiros”, disse.

Os participantes puderam entender, também, sobre desafios atuais para a gestão pública, como o uso das mídias sociais, apresentado por Alexis Wichowski, secretária de Imprensa e consultora sênior de Comunicações no Departamento de Serviços de Veteranos de Nova Iorque. Entre os pontos abordados pela especialista, estava formas de fazer diferença usando mídias sociais, despersonalização das mídias para o bem público, além de compartilhar as melhores práticas e lições aprendidas.

“O encontro com líderes empresariais e prefeitos de cidades americanas foi voltado para questões importantes como o foco em liderança, governança e inovação, que nos ajudarão a desenvolver estratégias para aprimorar temas como ética pública, sustentabilidade, eficiência em soluções e uma cidade mais inteligente”, afirmou o prefeito de Petrolina, Miguel Leite.

Participantes

Participaram dos cursos prefeitos de diferentes características regionais e territoriais que fazem parte da rede do Programa Juntos e da rede de parceiros da Comunitas. São eles: , de Teresina (PI); Rodrigo Neves, Niterói (RJ); Jonas Donizette, Campinas (SP); Edvaldo Nogueira, Aracaju (SE); Raquel Lyra, Caruaru (PE); Paula Mascarenhas, Pelotas (RS); Duarte Nogueira, Ribeirão Preto (SP); Carlos José Gama Miranda, Paraty (RJ); Miguel Coelho, Petrolina (PE); Renata Sene, Francisco Morato (SP); , ex-prefeito de Pelotas (RS) e Veveu, ex-prefeito de Sobral (CE).

Além dos chefes do poder executivo municipal e de lideranças empresariais, o curso também contou com a participação do secretário de Gestão da Prefeitura de São Paulo, Paulo Uebel; secretária de Planejamento, Modernização da Gestão, Orçamento e Controle da Prefeitura de Niterói, Giovanna Victer; secretário de saúde de Santos, Fábio Ferraz; e o secretário de Negócios Jurídicos de Campinas, Silvio Bernardin.

Também participam especialistas parceiros da Comunitas, como Ilona Szabó, cofundadora e diretora-executiva do Instituto Igarapé; Guilherme Mercês, economista-chefe da FIRJAN; Fernando Schüler, cientista político e professor do Insper; Fernando Veloso, especialista em segurança pública; e Gilberto Perre, secretário-executivo da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP).

“A gente investe e valoriza a liderança pública. Além de várias atividades que nós fazemos, de formação de lideranças, esse curso reuniu um propósito ainda maior: fortalecer essa rede entre prefeitos, secretários, iniciativa privada e academia. Todos em um propósito comum: mostrar que juntos podemos fazer mais, melhor e para mais pessoas. Esse curso é um sonho que nós tínhamos e conseguimos realizar”, explicou a diretora-presidente da Comunitas, Regina Esteves.

Por Valter Lima

Notícias Relacionadas

TRE cassa diploma de deputado eleito com mais de 4... O deputado estadual eleito com a maior votação do Estado de Sergipe para ocupar vaga na Assembleia Legislativa teve diploma cassado pelo Tribunal Re...
Anderson de Tuca: “Espero que o Plano Diretor seja... Em discurso inflamado, durante o Pequeno Expediente, o vereador Anderson de Tuca (PRTB) voltou a cobrar celeridade ao Poder Executivo do envio do Pl...
TSE manda Jackson Barreto e Belivaldo Chagas devol... Foto: ASN Nas eleições de 2014, chapa do ex-governador usou recurso na campanha, sem identificar a fonte. O montante equivale a 36,37% do valor tota...
Bigode do Santa Maria cobra construção de unidade ... Foto: Gilton Rosas No Pequeno Expediente da 83ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta quarta-feira, 17, o vereador Bigode do ...
Edvaldo e Alessandro Vieira discutem projetos em b... Foto: Ana Lícia Menezes O prefeito Edvaldo Nogueira recebeu, em seu gabinete, nesta quarta-feira, 17, o senador eleito Alessandro Vieira. Na reunião...

Tags: ,

Category: Política

Comments are closed.

Educação

Cartões do Enem serão liberados na segunda-feira, 22

Cartões do Enem serão liberados na segunda-feira, 22

Os cartões de confirmação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2018) de mais de 5 milhões de inscritos serão liberados na próxima segunda-feira, 22, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Com o documento que pode ser obtido na página do participante será possível verificar o local onde cada candidato fará as provas. […]

| 18 de outubro de 2018
Educação de Aracaju mostra crescimento no Ideb 2017

Educação de Aracaju mostra crescimento no Ideb 2017

Dentre as áreas priorizadas pela administração do prefeito Edvaldo Nogueira, uma delas, em particular, vem recebendo um carinho especial da gestão nestes seus primeiros 21 meses. Trata-se da Educação, tema referido pela quase totalidade dos gestores, mas, de fato, executado por poucos. Frente ao cenário de abandono encontrado, a administração municipal colocou em prática um […]

| 12 de setembro de 2018
Avaliação do MEC mostra Sergipe abaixo da média nacional na educação

Avaliação do MEC mostra Sergipe abaixo da média nacional na educação

Os índices do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) divulgados nesta quinta-feira (30) pelo Ministério da Educação, revelam que o estado de Sergipe, apesar de apresentar uma pequena progressão em alguns itens entre 2015 e 2017, continua abaixo da média nacional. O sistema avaliou entre 23 de outubro e 3 de novembro de 2017 mais de […]

| 31 de agosto de 2018

Economia

Trabalhadores nascidos em outubro podem sacar o PIS a partir de hoje

Trabalhadores nascidos em outubro podem sacar o PIS a partir de hoje

Recebem o Pasep servidores públicos com inscrição de final 3 Começa nesta quinta-feira (18) o pagamento do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS), calendário 2018/2019, para os trabalhadores nascidos no mês de outubro. Em relação ao Pasep, abono destinado a servidores públicos, que é feito pelo Banco do Brasil, o pagamento é para quem tem inscrição de […]

| 18 de outubro de 2018
Preço da gasolina vendida em Sergipe aumenta 5,4%

Preço da gasolina vendida em Sergipe aumenta 5,4%

O preço médio da gasolina vendida em Sergipe no último mês de setembro aumentou 5,4%, quando comparado com o mês de agosto. Em síntese, o preço médio ficou em R$ 4,755 por litro. No comparativo com setembro do ano passado, o preço médio cresceu 22,1%. Com relação ao etanol, o preço médio ficou em R$ […]

| 16 de outubro de 2018
Banco inicia serviço de transações financeiras por WhatsApp

Banco inicia serviço de transações financeiras por WhatsApp

Clientes do Banco do Brasil (BB) agora podem fazer transações financeiras por meio do WhatsApp. Ao todo, 11 tipos de serviços podem ser realizados pelo aplicativo de mensagens. O banco está liberando a novidade para cerca de 500 mil clientes a cada semana, mas a ferramenta estará disponível a todos os correntistas nas próximas semanas. […]

| 11 de outubro de 2018

Concursos

Estado investe em concursos para reforçar segurança em Sergipe

Estado investe em concursos para reforçar segurança em Sergipe

Desde 2014, o governo do Estado de Sergipe já realizou nove concursos públicos na área de segurança. Foram realizados e já concluídos os concursos da PM/SE 2014, Perícia Criminal e Polícia Civil, nos quais foram convocados 1.985 aprovados, ampliando o efetivo da Secretaria e reforçando a segurança dos sergipanos. Laçados este ano, estão em curso […]

| 16 de outubro de 2018
Alese retifica resultado final do concurso realizado em abril

Alese retifica resultado final do concurso realizado em abril

O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, deputado Luciano Bispo (MDB) retificou e considerou como resultado final, a relação dos candidatos habilitados, referente ao edital nº 07/2018 para o I Concurso Público visando o provimento de cargos efetivos do quadro de pessoal da Alese. O concurso foi publicado no Diário Oficial do Estado, edição nº […]

| 10 de setembro de 2018
Justiça mantém TAF nesse fim de semana para classificados no concurso da PM/SE

Justiça mantém TAF nesse fim de semana para classificados no concurso da PM/SE

Por decisão judicial os classificados para a segunda fase do concurso de soldado da Polícia Militar de Sergipe realizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), vão fazer normalmente o Teste de Aptidão Física (TAF) marcado para os dias 02, 03 e 04 de setembro pelo Instituto Brasileiro de […]

| 31 de agosto de 2018
banner ad
banner ad