Dia do Jovem Trabalhador: Capacitações e estágios facilitam acesso ao mercado do trabalho

| 24 de abril de 2019

Nesta quarta-feira (24), é comemorado o Dia Internacional do Jovem Trabalhador. Instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), a data foi criada para valorizar a inserção de novos profissionais no mercado de trabalho e incentivar a contratação de trabalhadores sem maior experiência. A OIT acredita que, por terem novas ideias, disposição e grande capacidade inventiva, os jovens têm muito a contribuir com o mercado de trabalho.

Quando se pensa em começar a trabalhar, uma das primeiras coisas que vêm à cabeça é a necessidade de ter em mãos uma Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Para isso, o jovem pode comparecer de segunda a sexta-feira, das 07h às 13h, ao NAT Matriz – Núcleo de Apoio ao Trabalho vinculado à Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência Social e Trabalho (Seit). Situado na Rua Santa Luzia, 680, bairro São José, o NAT também oferece o serviço de intermediação de mão de obra, sendo o operador local do Sistema Nacional de Emprego (Sine). Em 2018, o NAT registrou mais de 11 mil pessoas no Sistema “Mais Emprego” e encaminhou cerca de 8 mil para seleções. 

O coordenador do NAT/SINE-SE, Gilton Andrade, explica que as vagas de emprego disponibilizadas pelo mercado são atualizadas diariamente no sistema, podendo surgir oportunidades que não exijam experiência, a depender do perfil buscado pelo empregador. Ainda de acordo com ele, a emissão de CTPS é comumente a primeira coisa procurada pelos jovens que desejam entrar no mundo do trabalho. No ano passado, mais de 1.500 foram emitidas através do NAT. “O procedimento é muito simples. Para solicitar a CTPS, são necessários os documentos básicos: CPF, RG e comprovante de residência. Aqui mesmo tiramos a foto para o documento e, em cerca de 10 dias, a CTPS está pronta para ser retirada”, detalhou.

Aos 19 anos, Felipe Lima Mecenas foi um dos jovens que procurou o NAT para solicitar a primeira via da sua carteira de trabalho. Em sua opinião, a falta de experiência do jovem trabalhador pode dificultar a conquista de algumas vagas, mas pode ser compensada com capacitações. “Como o mercado está muito concorrido, a dica que eu dou para outros jovens é se preparar com cursos profissionalizantes. São poucas vagas para muita gente e as empresas sempre chamam os mais preparados”, disse. 

Em 2018, o NAT ofertou mais de 7 mil vagas em cerca de 30 oficinas de qualificação profissional, como informática, atendimento ao público, empreendedorismo, gestão pública, marketing pessoal, idiomas, dentre outros. De acordo com o diretor do Trabalho e Renda da Seit, Diego Matos, o cronograma de cursos para 2019 está sendo preparado. “Estamos buscando parcerias para capacitar os nossos usuários. Acreditamos que a qualificação aumenta – e muito – as chances de aproveitamento do candidato nas seleções de emprego, seja ele jovem ou não”, disse Diego.

Estágio

Outra porta de entrada importante para o mercado de trabalho é o estágio. Destinado a estudantes da educação especial, da educação superior, do ensino médio ou técnico, o estágio permite ao jovem pôr em prática os conhecimentos teóricos aprendidos em sala de aula e conhecer a realidade da área para a qual está se formando. Após os dois anos máximos do estágio, muitas empresas têm a cultura de efetivar estagiários com bom desempenho dentro da organização.

Foi o que aconteceu com a jovem Viviane Melo. Ela foi estagiária na área administrativa do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (Depec/Seit) e, após finalizar o período do estágio, foi contratada pelo órgão. “Comecei a cursar Administração e vi no estágio uma nova experiência profissional. Agarrei a oportunidade e busquei crescer. No meu setor, eu sempre tentei aprender e fazer mais do que exigia a minha função. E, graças a Deus, fui contratada. A dica que dou para os jovens que estão entrando no mercado de trabalho é fazer aquilo que gosta. Tem que ter amor”, contou Viviane.

De acordo com o diretor da Defesa Civil Estadual, cel. Alexandre José, a observação de fatores diversos fez a ex-estagiária se destacar, motivando a sua contratação, como pontualidade, assiduidade, eficiência e motivação. “A política de aproveitamento desses profissionais, que eram estudantes, acontece justamente em função do desempenho acima da média que eles prestaram. Neste caso, ganha tanto o Estado, por já ter pessoas treinadas para o serviço, quanto o próprio profissional, que conquista sua permanência no mercado de trabalho, numa ocupação vinculada à formação que teve na universidade”, disse.

O estágio é regulamentado pela Lei n° 11.788/2008. Apesar de não ser uma atividade considerada empregatícia, a modalidade possui remuneração em forma de bolsa-auxílio, carga horária máxima de 6 horas diárias para educação superior, ensino médio ou técnico, recesso (férias) de 30 dias para cada 12 meses de atividades, entre outros benefícios. É considerado de extrema importância, tanto no que se refere à preparação do profissional para as atividades que lhe serão exigidas no futuro, quanto para lhe abrir portas no mercado de trabalho.

Jovem Aprendiz

No Brasil, de acordo com o art. 403 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), os jovens podem entrar no mercado de trabalho a partir dos 16 anos, havendo apenas a exceção para os aprendizes que, por legislação específica, podem entrar no mercado a partir dos 14 anos, embora estejam mais na condição de alunos do que de profissionais. Segundo a Lei do Aprendiz (nº 10.097/2000), empresas de médio e grande porte devem contratar jovens com idade entre 14 e 24 anos como aprendizes. A contratação pode durar até dois anos e, durante esse período, o jovem é capacitado na instituição de ensino e na empresa, combinando formação teórica e prática.

A secretaria de Estado da Inclusão Social e do Trabalho (Seit) destaca que o jovem aprendiz contratado possui direitos assegurados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que, em seus artigos 60 a 69, tratam da profissionalização e da proteção do trabalho. Segundo o ECA, são exigidos o acesso e a frequência obrigatória do adolescente ao ensino regular, horário especial para o exercício das atividades e que as atividades sejam compatíveis com o desenvolvimento do jovem. “É muito importante que sejam observadas todas essas questões e que o controle seja feito da forma correta, para que a atividade seja, realmente, construtiva para o jovem”, alerta Lara Cíntia, coordenadora de gestão do Sistema Único da Assistência Social da Seit.

Fonte: ASN

Category: Capital

Comments are closed.

Educação

Inscrições para o simulado do Pré-Universitário do Governo de Sergipe são prorrogadas até dia 24

Inscrições para o simulado do Pré-Universitário do Governo de Sergipe são prorrogadas até dia 24

O Governo de Sergipe, por intermédio da Secretaria de Estado da Administração, tornou público nesta segunda-feira, 22, a lista de convocação dos professores habilitados e classificados no Processo Seletivo Simplificado que regimenta o edital nº 06/2018, a comparecerem munidos da lista de documentos e laudo do médico do trabalho, a fim de que seja submetido […]

| 23 de julho de 2019
Estão abertas Inscrições para cursos profissionalizantes na rede estadual de ensino

Estão abertas Inscrições para cursos profissionalizantes na rede estadual de ensino

A rede estadual de ensino iniciou na ultima sexta-feira, 19, as inscrições para cursos profissionalizantes em diversas áreas, no Instituto de Educação Rui Barbosa, em Aracaju. As inscrições para os cursos técnicos de Secretaria Escolar (80 vagas) e Multimeios Didáticos (40 vagas), na modalidade subsequente, acontecerão até o dia 6 de agosto, nos horários das […]

| 22 de julho de 2019
Lista de espera do ProUni já está disponível para consultas

Lista de espera do ProUni já está disponível para consultas

A partir de hoje (18), a lista de espera do Programa Universidade para Todos (ProUni) estará disponível para consulta pelas instituições de ensino superior privadas participantes do programa. Todos os candidatos que estão na lista deverão ir às instituições  apresentar a documentação de comprovação das informações prestadas na inscrição. A lista de espera do Prouni […]

| 18 de julho de 2019

Economia

Pocon divulga tabela comparativa de preços de combustíveis em Aracaju

Pocon divulga tabela comparativa de preços de combustíveis em Aracaju

Os preços dos combustíveis sofrem variações constantes. Assim, para auxiliar os aracajuanos no sentido do consumo consciente, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), divulga, nesta quinta-feira, 18, mais uma pesquisa comparativa de preços desse setor.  Efetivada pelo Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor […]

| 18 de julho de 2019
PIS/Pasep começa a ser pago na próxima quinta-feira

PIS/Pasep começa a ser pago na próxima quinta-feira

O pagamento do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Patrimônio do Servidor Público (Pasep), exercício 2019/2020, começa na quinta-feira (25) da próxima semana. A liberação do dinheiro para os cadastrados no PIS vai considerar a data de nascimento e os do Pasep, o dígito final do número de inscrição. Os trabalhadores […]

| 18 de julho de 2019
Inflação pelo IGP-10 sobe de 0,49% em junho para 0,61% em julho

Inflação pelo IGP-10 sobe de 0,49% em junho para 0,61% em julho

O Índice Geral de Preços-10 (IGP-10), medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), registrou inflação de 0,61% em julho. O percentual é superior ao observado em junho (0,49%). Com isso, o índice acumula 4,41% no ano e 6,23% em 12 meses. A alta da taxa na passagem de junho para julho foi puxada pelos preços no […]

| 16 de julho de 2019

Concursos

Estão abertas Inscrições para cursos profissionalizantes na rede estadual de ensino

Estão abertas Inscrições para cursos profissionalizantes na rede estadual de ensino

A rede estadual de ensino iniciou na ultima sexta-feira, 19, as inscrições para cursos profissionalizantes em diversas áreas, no Instituto de Educação Rui Barbosa, em Aracaju. As inscrições para os cursos técnicos de Secretaria Escolar (80 vagas) e Multimeios Didáticos (40 vagas), na modalidade subsequente, acontecerão até o dia 6 de agosto, nos horários das […]

| 22 de julho de 2019
Concurso da PM: 2ª Convocação para inspeção de saúde e pré-matrícula no CFO e CFSd

Concurso da PM: 2ª Convocação para inspeção de saúde e pré-matrícula no CFO e CFSd

O Comandante-Geral da Polícia Militar do Estado de Sergipe, coronel Marcony Cabral, no uso das suas atribuições, observando as disposições que lhe são conferidas na Lei 2066, de 23 de Dezembro de 1976, além das demais leis pertinentes, CONVOCA os candidatos habilitados no Concurso Público nº 05/2018 para provimento de vagas de Oficial PM (Combatente) […]

| 19 de julho de 2019
Concursos: 17 órgãos abrem inscrições nesta segunda para preencher mais de 1,1 mil vagas

Concursos: 17 órgãos abrem inscrições nesta segunda para preencher mais de 1,1 mil vagas

Nesta segunda-feira (1º), 17 concursos abrem inscrições com o objetivo de contratar mais de 1,1 mil profissionais. As oportunidades são para pessoas de todos os níveis de escolaridade, com postos de trabalho em 9 estados (Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima e São Paulo). […]

| 31 de março de 2019
banner ad
banner ad