Dia do Jovem Trabalhador: Capacitações e estágios facilitam acesso ao mercado do trabalho

| 24 de abril de 2019

Nesta quarta-feira (24), é comemorado o Dia Internacional do Jovem Trabalhador. Instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), a data foi criada para valorizar a inserção de novos profissionais no mercado de trabalho e incentivar a contratação de trabalhadores sem maior experiência. A OIT acredita que, por terem novas ideias, disposição e grande capacidade inventiva, os jovens têm muito a contribuir com o mercado de trabalho.

Quando se pensa em começar a trabalhar, uma das primeiras coisas que vêm à cabeça é a necessidade de ter em mãos uma Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). Para isso, o jovem pode comparecer de segunda a sexta-feira, das 07h às 13h, ao NAT Matriz – Núcleo de Apoio ao Trabalho vinculado à Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência Social e Trabalho (Seit). Situado na Rua Santa Luzia, 680, bairro São José, o NAT também oferece o serviço de intermediação de mão de obra, sendo o operador local do Sistema Nacional de Emprego (Sine). Em 2018, o NAT registrou mais de 11 mil pessoas no Sistema “Mais Emprego” e encaminhou cerca de 8 mil para seleções. 

O coordenador do NAT/SINE-SE, Gilton Andrade, explica que as vagas de emprego disponibilizadas pelo mercado são atualizadas diariamente no sistema, podendo surgir oportunidades que não exijam experiência, a depender do perfil buscado pelo empregador. Ainda de acordo com ele, a emissão de CTPS é comumente a primeira coisa procurada pelos jovens que desejam entrar no mundo do trabalho. No ano passado, mais de 1.500 foram emitidas através do NAT. “O procedimento é muito simples. Para solicitar a CTPS, são necessários os documentos básicos: CPF, RG e comprovante de residência. Aqui mesmo tiramos a foto para o documento e, em cerca de 10 dias, a CTPS está pronta para ser retirada”, detalhou.

Aos 19 anos, Felipe Lima Mecenas foi um dos jovens que procurou o NAT para solicitar a primeira via da sua carteira de trabalho. Em sua opinião, a falta de experiência do jovem trabalhador pode dificultar a conquista de algumas vagas, mas pode ser compensada com capacitações. “Como o mercado está muito concorrido, a dica que eu dou para outros jovens é se preparar com cursos profissionalizantes. São poucas vagas para muita gente e as empresas sempre chamam os mais preparados”, disse. 

Em 2018, o NAT ofertou mais de 7 mil vagas em cerca de 30 oficinas de qualificação profissional, como informática, atendimento ao público, empreendedorismo, gestão pública, marketing pessoal, idiomas, dentre outros. De acordo com o diretor do Trabalho e Renda da Seit, Diego Matos, o cronograma de cursos para 2019 está sendo preparado. “Estamos buscando parcerias para capacitar os nossos usuários. Acreditamos que a qualificação aumenta – e muito – as chances de aproveitamento do candidato nas seleções de emprego, seja ele jovem ou não”, disse Diego.

Estágio

Outra porta de entrada importante para o mercado de trabalho é o estágio. Destinado a estudantes da educação especial, da educação superior, do ensino médio ou técnico, o estágio permite ao jovem pôr em prática os conhecimentos teóricos aprendidos em sala de aula e conhecer a realidade da área para a qual está se formando. Após os dois anos máximos do estágio, muitas empresas têm a cultura de efetivar estagiários com bom desempenho dentro da organização.

Foi o que aconteceu com a jovem Viviane Melo. Ela foi estagiária na área administrativa do Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil (Depec/Seit) e, após finalizar o período do estágio, foi contratada pelo órgão. “Comecei a cursar Administração e vi no estágio uma nova experiência profissional. Agarrei a oportunidade e busquei crescer. No meu setor, eu sempre tentei aprender e fazer mais do que exigia a minha função. E, graças a Deus, fui contratada. A dica que dou para os jovens que estão entrando no mercado de trabalho é fazer aquilo que gosta. Tem que ter amor”, contou Viviane.

De acordo com o diretor da Defesa Civil Estadual, cel. Alexandre José, a observação de fatores diversos fez a ex-estagiária se destacar, motivando a sua contratação, como pontualidade, assiduidade, eficiência e motivação. “A política de aproveitamento desses profissionais, que eram estudantes, acontece justamente em função do desempenho acima da média que eles prestaram. Neste caso, ganha tanto o Estado, por já ter pessoas treinadas para o serviço, quanto o próprio profissional, que conquista sua permanência no mercado de trabalho, numa ocupação vinculada à formação que teve na universidade”, disse.

O estágio é regulamentado pela Lei n° 11.788/2008. Apesar de não ser uma atividade considerada empregatícia, a modalidade possui remuneração em forma de bolsa-auxílio, carga horária máxima de 6 horas diárias para educação superior, ensino médio ou técnico, recesso (férias) de 30 dias para cada 12 meses de atividades, entre outros benefícios. É considerado de extrema importância, tanto no que se refere à preparação do profissional para as atividades que lhe serão exigidas no futuro, quanto para lhe abrir portas no mercado de trabalho.

Jovem Aprendiz

No Brasil, de acordo com o art. 403 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), os jovens podem entrar no mercado de trabalho a partir dos 16 anos, havendo apenas a exceção para os aprendizes que, por legislação específica, podem entrar no mercado a partir dos 14 anos, embora estejam mais na condição de alunos do que de profissionais. Segundo a Lei do Aprendiz (nº 10.097/2000), empresas de médio e grande porte devem contratar jovens com idade entre 14 e 24 anos como aprendizes. A contratação pode durar até dois anos e, durante esse período, o jovem é capacitado na instituição de ensino e na empresa, combinando formação teórica e prática.

A secretaria de Estado da Inclusão Social e do Trabalho (Seit) destaca que o jovem aprendiz contratado possui direitos assegurados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que, em seus artigos 60 a 69, tratam da profissionalização e da proteção do trabalho. Segundo o ECA, são exigidos o acesso e a frequência obrigatória do adolescente ao ensino regular, horário especial para o exercício das atividades e que as atividades sejam compatíveis com o desenvolvimento do jovem. “É muito importante que sejam observadas todas essas questões e que o controle seja feito da forma correta, para que a atividade seja, realmente, construtiva para o jovem”, alerta Lara Cíntia, coordenadora de gestão do Sistema Único da Assistência Social da Seit.

Fonte: ASN

Category: Capital

Comments are closed.

Educação

Projeto Somos chega ao terceiro ano com entrega de tablets em escolas do Baixo São Francisco

Projeto Somos chega ao terceiro ano com entrega de tablets em escolas do Baixo São Francisco

O Projeto Somos chega, em 2019, ao terceiro ano de sua execução com a conclusão da entrega dos tablets educacionais que servem de acesso à plataforma Synapse, tecnologia social utilizada como base do projeto. Lançado pelo governo de Sergipe em agosto de 2016, o Somos é uma estratégia que visa contribuir para a melhoria da qualidade do […]

| 8 de abril de 2019
Empreendedorismo e investigação científica farão parte do ensino médio

Empreendedorismo e investigação científica farão parte do ensino médio

Novo modelo de ensino será implementado nas escolas do país até 2021 O novo ensino médio terá formação mais voltada para o empreendedorismo, a investigação científica, os processos criativos e a mediação e intervenção sociocultural. Estes são os eixos que vão orientar os chamados itinerários formativos, ou seja, as atividades que os estudantes poderão escolher. […]

| 8 de abril de 2019
Enem 2019: Pré-Universitário da Seduc inicia revisões preparatórias neste sábado, 6

Enem 2019: Pré-Universitário da Seduc inicia revisões preparatórias neste sábado, 6

Neste sábado, 6, o Curso Pré-Universitário da Seduc (Preuni), por intermédio do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase/Seduc), inicia a primeira revisão preparatória para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) sobre Matemática Básica e Atualidades e Redação. A aula é aberta ao público e acontecerá no auditório da Universidade Mauricio de Nassau (Uninassau), […]

| 5 de abril de 2019

Economia

Governo Federal quer reduzir pela metade o preço do gás de cozinha

Governo Federal quer reduzir pela metade o preço do gás de cozinha

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta terça-feira (9) que o governo pretende reduzir pela metade o preço do gás de cozinha no país em dois anos. De acordo com o ministro, para conseguir essa redução, é preciso quebrar o monopólio do refino e da distribuição. “Daqui a dois anos, o botijão de gás vai […]

| 10 de abril de 2019
Conta de luz não terá custo extra em abril para os consumidores

Conta de luz não terá custo extra em abril para os consumidores

A bandeira tarifária em abril de 2019 será verde, sem custo para os consumidores. Abril é um mês de transição entre as estações úmida e seca nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional (SIN). A previsão hidrológica projetada para o mês ainda indica a tendência verificada em março, de recuperação do nível dos reservatórios. […]

| 30 de março de 2019
Receita recebe mais de 7 milhões de declarações do IR em três semanas

Receita recebe mais de 7 milhões de declarações do IR em três semanas

Fisco espera 30,5 milhões de formulários neste ano Mais de 7 milhões de contribuintes enviaram a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física em três semanas. Até as 17h de hoje (28), a Federal recebeu 7.157.062 declarações, equivalente a 23,46% do esperado para este ano. O prazo para envio da declaração começou no último dia 7 e […]

| 29 de março de 2019

Concursos

Concursos: 17 órgãos abrem inscrições nesta segunda para preencher mais de 1,1 mil vagas

Concursos: 17 órgãos abrem inscrições nesta segunda para preencher mais de 1,1 mil vagas

Nesta segunda-feira (1º), 17 concursos abrem inscrições com o objetivo de contratar mais de 1,1 mil profissionais. As oportunidades são para pessoas de todos os níveis de escolaridade, com postos de trabalho em 9 estados (Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima e São Paulo). […]

| 31 de março de 2019
Fundação Hospitalar lança 12ª lista de convocação para PSS da Saúde

Fundação Hospitalar lança 12ª lista de convocação para PSS da Saúde

A Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) informa que lançou a 12ª lista do Processo Seletivo Simplificado (PSS). Os convocados deverão se apresentar no Centro Administrativo da Saúde Senador Gilvan Rocha, na avenida Augusto Franco, até às 16h. O candidato que não conseguir por algum motivo se apresentar no horário previsto, determinado pelo calendário, poderá se apresentar […]

| 27 de março de 2019
Concursos: 13 órgãos abrem as inscrições nesta segunda para quase 600 vagas

Concursos: 13 órgãos abrem as inscrições nesta segunda para quase 600 vagas

Cargos são de todos os níveis de escolaridade; os salários chegam a R$ 22.158,82 na Defensoria Pública de Minas Gerais. Pelo menos 13 órgãos públicos abrem as inscrições nesta segunda-feira (25) para cerca de 580 vagas em cargos de todos os níveis de escolaridade. Só na Prefeitura de São João do Caru, no Maranhão, são […]

| 24 de março de 2019
banner ad
banner ad