Belivaldo empossa cinco novos procuradores do Estado

| 16 de abril de 2018

Alexandre Augusto Rocha Soares, André Borges Coelho de Miranda Freire, Fernando Costa Santos Bezerra, Laís Nunes de Oliveira e Maria Tereza Targino Hora foram aprovados no último concurso público

Cinco novos procuradores do Estado foram empossados pelo governador Belivaldo Chagas nesta segunda-feira (16). Alexandre Augusto Rocha Soares, André Borges Coelho de Miranda Freire, Fernando Costa Santos Bezerra, Laís Nunes de Oliveira e Maria Tereza Targino Hora foram aprovados no último concurso público realizado pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), e pela Procuradoria Geral do Estado (PGE-SE) em 2017.

Belivaldo declarou que a posse dos novos procuradores oxigenará a PGE. “Isso é muito bom. Afinal de contas, foi detectada a necessidade de termos mais procuradores, por tanto, o quadro na Procuradoria. O governador Jackson Barreto havia autorizado o concurso, o pessoal foi aprovado e havia, assim, a necessidade de empossá-los, o que fizemos na manhã de hoje. São mais cinco jovens que estarão oxigenando a Procuradoria, trazendo um pouco da sua juventude para se somar a experiência dos que lá se encontram. Eu tenho certeza absoluta, que o estado é quem sai ganhando com isso”, falou Belivaldo.

O governador ainda ressaltou o valor da PGE e seus membros para gestão estadual.  “A Procuradoria é composta de brilhantes e responsáveis profissionais. É bom quando observamos jovens ingressando nesta instituição para se somar aos experientes procuradores que temos em Sergipe. Precisamos de bons procuradores na defesa do interesses do estado, para que apresentem também sugestões para que possamos continuar a administrar o estado de Sergipe. Sem o apoio da Procuradoria fica difícil, principalmente nos dias de hoje, no qual ser governador não é fácil. Quero agradecer pelo trabalho desempenhado na PGE na nossa gestão. E como disse a doutora Aparecida quando da sua posse: vamos ao trabalho”, disse.

O certame ofertou cinco vagas, sendo quatro de ampla concorrência e uma reservada aos candidatos com deficiência, e foi realizado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos Universidade de Brasília (Cebraspe/Cespe). Houve formação de reserva técnica e mais aprovados podem ser convocados até a validade do concurso, de dois anos.

Segundo a procuradora-geral do Estado, Aparecida Gama, a posse dos novos procuradores é muito importante para o Estado. “O governo do Estado precisa de um escritório de advocacia completo, eficiente e responsável. E nós somos a advocacia pública do Estado. O momento é de alegria, de reconhecimento pelo concurso. Há anos que não tínhamos concurso. Foi uma vitória e nós estamos muitos felizes. Esperamos que os novos procuradores, que são jovens, cheguem com garra, porque conhecimento jurídico eles têm”, comentou.

A nova procuradora Laís Oliveira enfatizou a alegria ao tomar posse na PGE. “Felicidade nos define neste momento. O que nos trouxe até aqui foi um objetivo, um sonhado objetivo”, disse.

De acordo com o agora procurador Fernando Costa, a PGE contará com todo seu empenho. “Pretendo dar o máximo, todo o meu esforço. Preparei-me bastante para esse cargo. A Procuradoria é uma instituição nobre, que merece o melhor de todos os profissionais. Espero atuar com bastante confiança”, comemorou.

O recém empossado procurador, Alexandre Augusto, destacou a responsabilidade do cargo. “É uma grande honra assumir um cargo de tamanha importância, pois o procurador é essencial para a formulação das políticas, para a defesa dos interesses do estado, e em última análise do próprio povo sergipano. É uma alegria e uma responsabilidade. Tenho certeza de que não só eu, como todos os empossados também vão prestar um trabalho de excelência para Sergipe”, afirmou.

No concurso, para se candidatar aos cargos, os interessados deveriam possuir diploma registrado de conclusão de curso de nível superior de bacharelado em Direito, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), e registro na OAB. O subsídio inicial é de R$ 15.715,51, para uma carga de trabalho de 30 horas semanais.

O presidente da Associação de Procuradores de Sergipe, Mário Rômulo Marroquim, falou dos benefícios que os novos procuradores trazem à instituição. “Este momento deve ser definido pelo menos por duas palavras: a primeira é alegria, pois o momento da posse é o auge da alegria tanto dos aprovados e das suas famílias, quanto nosso, da Procuradoria Geral como instituição; segundo, reconhecimento e gratidão ao governador Jackson Barreto, que assinou a autorização do concurso e fez questão de antes de se afastar do governo nomear os aprvados, e também ao governador Belivaldo Chagas, que não mediu esforços para estamos aqui hoje e sempre reconheceu o trabalho da Procuradoria, compreendendo todas nossas dificuldades e nossos méritos”, falou Mário Rômulo.

Conforme o ex-governador Jackson Barreto foi essencial à sua gestão contar com o apoio de todos da PGE-SE, assim com, fortalecer a instituição. “A gente está aqui colhendo os frutos do trabalho. A procuradoria é um órgão muito importante e eu tive a alegria, agora como ex-governador, da convivência com os procuradores na liderança da nossa procuradora-geral, Aparecida Gama, tendo o diálogo como a grande arma. Esse ambiente de tranquilidade que foi criado na PGE-SE se estende também para o governo de Belivaldo. O governo sempre primou às suas orientações no nosso comportamento e condução, tendo como base os pareceres da Procuradoria. É impossível se governar, sem ter ao seu lado uma PGE competente e qualificada como a que nós temos”, expôs.

O corregedor-geral da Advocacia-Geral do Estado, Samuel Alves, revelou que mesmo em meio a uma crise econômica sem precedentes, o governo do Estado soube valorizar a carreira e reconhecer a necessidade de realização deste concurso. “Muito obrigado aos senhores por terem sabido reconhecer a importância da PGE e trazer de volta a dignidade da nossa carreira. Muito foi feito e muito ainda há a ser feito e temos certeza que vamos continuar contando com o governo de Belivaldo Chagas. Estamos aqui hoje para consagrar o empenho e dedicação dos novos procuradores. É importante que vocês saibam que este empenho, compromisso e esforço só estão começando. Para exercer essa função o senhores devem dar o melhor de si”, colocou Samuel.

O vice-presidente da Associação Nacional dos Procuradores dos Estados e do Distrito Federal (Anape), Bruno Hazan, também destacou o trabalho dos procuradores para gestão do Estado. “Estamos aqui ao lado dos governadores para viabilizar as polícias públicas, uma PGE forte com quadro de apoio se reverte aos interesses do Estado”, destacou.

Mais concursos

Em 03 de abril, o governo do Estado de Sergipe, via Seplag, anunciou o lançamento de Edital autorizando a realização de concurso público para provimento de vagas para os cargos de Guarda Prisional (100 -75 para homens e 25 para mulheres), Aspirante a Oficial da Polícia Militar (30), Soldado PM (300 – 20% mulheres), Aspirante a Oficial do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (12), Soldado BM (200 – 20% mulher) e Gestor Público (19 vagas). São 661 vagas no total. Todos têm cota de 10% para afrodescendentes.

Será exigido nível médio para os cargos de Soldado PM e CBMSE e Guarda Prisional. Será exigido nível superior para os cargos de Aspirante a Oficial CBMSE e de Gestor Público. Aspirante a Oficial da PM será exigido diploma em Direito.

As provas objetivas deverão ser realizadas em datas diferentes, em torno de 60 dias após a publicação do edital. Os candidatos aprovados nas provas objetivas serão submetidos a novas fases: teste de aptidão física (exceto Gestor Público), avaliação psicológica (exceto Gestor Público) e Pesquisa de Conduta Social (exceto Gestor Público). Após a realização dessas fases, os aprovados ingressam na carreira e se submetem a cursos de formação (eliminatório para todas as categorias e eliminatório e classificatório para os Gestores). A contratação deverá ser em 2019.

Será o segundo concurso da carreira de Gestor Público realizado pelo Executivo Estadual.

Polícia Militar, Polícia Civil e Cogerp

Em outubro, a PMSE incorporou ao seu contingente 249 novos soldados aprovados no concurso de ingresso aos quadros da Corporação em 2014. Foi a terceira turma daquele concurso. Em março de 2016, ingressaram na corporação 350 novos soldados e, em janeiro de 2015, aconteceu a formatura da primeira turma constituída por 657 alunos. Com as três turmas ingressaram mais de 1.250 novos soldados na Corporação.

Até 12 de abril, haviam sido chamados 295 agentes e escrivães do concurso realizado em 2014 para provimento de vagas dos cargos de Agente de Polícia Judiciária Substituto e Escrivão de Polícia Substituto, pertencente ao quadro de pessoal da Secretaria de Estado da Segurança Pública. Na última sexta-feira, 13 de abril, o Governador Belivaldo Chagas assinou decreto convocando 50 novos agentes de polícia judiciária substituto daquele Concurso.

Em 2014, a SSP realizou concurso para peritos médico-legal, perito odonto-legal e perito criminal (nível superior) e papiloscopista e agente técnico de necropsia (nível médio) da Coordenadoria Geral de Perícias (Cogerp) . Na primeira convocação, em maio de 2015, foram nomeados servidores. Novas convocações foram feitas em junho e agosto de 2016, totalizando 74 nomeados.

Agência Sergipe de Noticias 

Notícias Relacionadas

Governo realizou quase 2,3 milhões de atendimentos... Em 2018, o Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), realizou 2.286.334 atendimentos por mei...
Atendimento ao público no Detran será alterado a p... Os usuários do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SE) deverão estar atentos às mudanças na rotina de atendimento ao público nas unidades da c...
MPF processa União, Estado e todos os municípios s... Foto - Eugênio Barreto/ASN São 76 ações civis públicas ajuizadas para assegurar R$146 milhões em investimentos para reformas de escolas, alimentação...
Auditoria do TCE vai avaliar qualidade do gasto na... Fachada_____ O Ministério Público de Contas de Sergipe (MPC/SE), através do procurador Eduardo Santos Rolemberg Côrtes, apresentou representação e o...
Transportes escolares ficarão isentos da taxa de I... A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) concederá, a partir de janeiro do ano que vem, isenção de IPVA para transportes escolares de todo o estado...

Tags: ,

Category: Destaques

Comments are closed.

Educação

Futuro ministro defende educação básica e qualificação para o trabalho

Futuro ministro defende educação básica e qualificação para o trabalho

O futuro ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, disse hoje (11) que suas prioridades serão a educação básica, qualificação para o trabalho e fortalecimento da identidade nacional a partir de 1º de janeiro, quando o presidente eleito, Jair Bolsonaro, será empossado. “Atuaremos como base em princípios que alicercem o pleno desenvolvimento do cidadão, a qualificação […]

| 11 de dezembro de 2018
Prazo para aditamento do Fies é prorrogado

Prazo para aditamento do Fies é prorrogado

O prazo para aditamento de renovação dos contratos do Novo Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) foi prorrogado para dia 28 de dezembro de 2018. Até o momento, cerca de 70% dos estudantes já concluíram ou iniciaram o processo de aditamento. Os procedimentos devem ser feitos por meio da página eletrônica do financiamento. O estudante que precisar alterar […]

| 30 de novembro de 2018
MEC libera recursos para educação em tempo integral

MEC libera recursos para educação em tempo integral

O Ministério da Educação (MEC)  autorizou a transferência de recursos para estados implementarem a educação em tempo integral no ensino médio. Ao todo, serão liberados R$ 99 milhões distribuídos entre todos os estados e o Distrito Federal, com exceção do Mato Grosso. A liberação foi feita, no âmbito do Programa de Fomento às Escolas de […]

| 26 de novembro de 2018

Economia

Receita libera hoje consulta a sétimo lote de restituição do IR 2018

Receita libera hoje consulta a sétimo lote de restituição do IR 2018

A partir das 9 horas de hoje (10), a Receita Federal disponibiliza para consulta o sétimo lote de restituição do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2018. Haverá também restituições residuais dos exercícios de 2008 a 2017. O crédito bancário para 151.248 contribuintes será feito no dia 17 de dezembro, somando mais […]

| 10 de dezembro de 2018
Banese antecipa Gratificação Natalina do servidor estadual a partir do próximo dia 15

Banese antecipa Gratificação Natalina do servidor estadual a partir do próximo dia 15

O Banco do Estado de Sergipe (Banese) abrirá, no próximo dia 15, as operações de crédito para antecipação da Gratificação Natalina 2018 dos servidores públicos estaduais da ativa, aposentados e pensionistas. Os servidores que não quiserem fazer a antecipação receberão o saldo remanescente da Gratificação Natalina 2018, acrescido do abono de 12,42%, em seis parcelas […]

| 5 de dezembro de 2018
SEFAZ apresenta metas fiscais do 2º quadrimestre de 2018

SEFAZ apresenta metas fiscais do 2º quadrimestre de 2018

O secretário de Estado da Fazenda, Ademário Alves, esteve na manhã desta terça-feira, 5, na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) para apresentar a avaliação do cumprimento das metas fiscais do 2º Quadrimestre de 2018. A apresentação do orçamento é um atendimento ao cumprimento das metas fiscais do 2º quadrimestre de 2018, regido pelo  artigo 9º, […]

| 5 de dezembro de 2018

Concursos

Candidatos elogiam condução do PSS 2018 da Educação

Candidatos elogiam condução do PSS 2018 da Educação

Para quem frequenta o Centro Administrativo Prefeito Aloísio de Campos, sede da Prefeitura de Aracaju, este domingo, 9, pareceu um dia comum de trabalho. Muita gente circulando e recebendo atendimento. Mas além de estar em pleno funcionamento em um final de semana – 8 e 9 – , a movimentação teve uma razão especial: foi […]

| 10 de dezembro de 2018
Prefeitura de Aracaju inicia as inscrições do PSS para contratação de professores

Prefeitura de Aracaju inicia as inscrições do PSS para contratação de professores

Cumprindo os prazos estabelecidos em edital, a Prefeitura de Aracaju inicia nesta quarta-feira, 28, as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado (PSS) da Secretaria Municipal da Educação (Semed), que oferece 200 vagas temporárias para professores que atuarão em escolas da rede municipal. Os candidatos devem realizar a inscrição, somente via internet, até às 23h59 do […]

| 28 de novembro de 2018
Prefeitura de Aracaju publica edital para seleção de professores temporários

Prefeitura de Aracaju publica edital para seleção de professores temporários

A Prefeitura Municipal de Aracaju, através da Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), publicou, na última sexta-feira, 23, o edital de abertura do Processo Seletivo Simplificado (PSS) da Secretaria Municipal da Educação (Semed) para contratação temporária de professores substitutos. Os profissionais selecionados atuarão em escolas da rede pública municipal de ensino. As inscrições, […]

| 26 de novembro de 2018
banner ad
banner ad