DETRAN

Atualização da Classificação de Doenças terá transtornos por jogos eletrônicos

| 4 de janeiro de 2018

Uso abusivo de internet, computadores, smartphones e outros aparelhos eletrônicos aumentou drasticamente nas últimas décadas com consequências negativas para a saúde – Foto: Leandra Felipe/Agência Brasil

Depois de 28 anos, a Organização Mundial de Saúde (OMS) vai atualizar a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID, sigla em inglês). A previsão é que a definição de vários transtornos mentais seja reformulada e inclua novos conceitos, como o transtorno por jogos eletrônicos e o transtorno de incongruência de gênero.

A CID é um sistema que foi criado para listar, sob um mesmo padrão, as principais enfermidades, problemas de saúde pública e transtornos que causam morte ou incapacitação de pessoas, além de orientar a conduta de profissionais de saúde na identificação e tratamento dessas doenças.

A referência para a formação da CID é a Nomenclatura Internacional de Doenças, da OMS. No Brasil, a CID baseia as definições dos principais levantamentos estatísticos elaborados pelo Ministério da Saúde.

Atualmente, está em vigor a CID-10, que foi aprovada em 1990. A versão consolidada da nova classificação, que será chamada CID-11, deve ser avaliada durante a Assembleia Mundial de Saúde, prevista para maio deste ano, em Genebra, na Suíça.

Saúde mental

A classificação de 1990 está sendo revisada há alguns anos por uma série de especialistas de diferentes áreas e países, incluindo o Brasil. As mudanças em debate que têm chamado mais atenção são as relacionadas à saúde mental.

Entre as principais alterações, está a inclusão na lista de transtornos mentais ocasionados por comportamentos obsessivos do chamado gaming disorder ou “transtorno por jogos eletrônicos”.

Segundo a OMS, o uso abusivo de internet, computadores, smartphones e outros aparelhos eletrônicos, além do descontrole no uso de videogames, aumentou drasticamente nas últimas décadas e este aumento veio associado a casos documentados de consequências negativas para a saúde. Mas, o assunto ainda está sendo discutido pelos especialistas que participam do processo de definição das novas diretrizes.

“Existe um debate se a CID-11 deveria incluir uma categoria de Gaming Disorder, algo como Transtorno por Jogos Eletrônicos, como parte de um comportamento de jogo persistente ou recorrente caracterizado por um descontrole sobre o jogo, em prejuízo de outras atividades na medida em que o jogo tem precedência sobre outros interesses e atividades diárias, mesmo quando a continuação de jogos implica a ocorrência de consequências negativas. Se a falta de autocontrole em relação a videogames será legitimada como transtornos específico é tema de debate, uma vez que há dúvidas de como definir o conceito”, explicou o psiquiatra Jair Mari, coordenador dos Estudos de Campo no Brasil para o Desenvolvimento da Classificação dos Transtornos Mentais e de Comportamento da CID-1.

Segundo Mari, que também é professor titular do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (USP), a 11ª revisão da CID é muito mais ampla e reformula a apresentação de vários transtornos, como o Obsessivo Compulsivo, que deixa a categoria de transtornos neuróticos e passa integrar o conjunto de distúrbios caracterizados por pensamentos e comportamentos repetitivos.

Há também a eliminação dos subtipos da esquizofrenia, além de mudanças na classificação dos transtornos do humor, ansiedade, estresse, alimentares e os relacionados ao uso de substâncias, entre outros.

Incongruência de gênero

Ao longo dos séculos, a classificação passou por várias mudanças. As primeiras tentativas de listar as principais doenças que mais causavam mortes datam do século 17.

Uma das mudanças mais polêmicas em toda a história da CID foi a inclusão do termo homossexualismo, em 1948, na categoria personalidade patológica. Na década de 60, o homossexualismo passou a ser considerado como um desvio na categoria de transtornos sexuais e na década de 70 foi incluído como um transtorno mental.

Em 1990, quando foi feita a última revisão da CID, a OMS retirou a homossexualidade da classificação como uma doença mental. A data de exclusão do termo homossexualismo como um distúrbio, 17 de maio, se transformou no Dia Internacional contra a Homofobia e a Transfobia.

A CID-11 também deve apresentar uma mudança significativa, dessa vez especificamente com relação ao tema da transexualidade, que será deslocada do rol das doenças mentais – onde figura como Transtorno de Identidade de Gênero – para outra categoria. Na nova CID, a condição da transexualidade poderá ser definida como “incongruência de gênero”.

O professor Mari explicou que a mudança na definição não impedirá o acesso a possíveis tratamentos, como terapias hormonais ou cirurgias de readequação sexual. Também está sendo proposta uma categoria específica para as crianças com incongruência de gênero.

Impacto da revisão

Assim como o transtorno de incongruência de gênero, os Transtornos de Sono-Vigília e de Disfunções Sexuais serão classificados como transtornos, porém, em outro lugar, não mais debaixo da seção de Transtornos Mentais, como na CID-10.

O professor explicou que foi proposta ainda a exclusão dos subitens “orgânico e não orgânico” para definir as disfunções sexuais, com o objetivo de eliminar “a falsa dicotomia entre mente e corpo”. Também devem ser removidas as categorias “aversão sexual” e “falta de prazer sexual”, que geralmente são associadas a ideia de frigidez feminina.

Os transtornos de preferência sexual passarão a ser chamados de Transtornos Parafílicos, “os quais envolvem interesses sexuais atípicos sem consentimento da outra parte e/ou que haja ameaça ou intimidação”.

A nova classificação deve excluir ainda as categorias “fetichismo” e “travestismo fetichista” e manter apenas a pedofilia e o sadismo, que configuram importância de saúde pública.

“O item sadismo provavelmente será acrescido da palavra coercivo para diferenciar da prática de forma consensual. Espera-se que as propostas sugeridas melhorem a conceituação destas condições de saúde, promovam a melhoria do acesso aos serviços de saúde, a formulação de leis mais adequadas, políticas e padrões de atendimento e reduzam a discriminação”, disse Jair Mari.

O especialista alerta que a classificação pode limitar, no campo da psiquiatria, as possibilidades de definição de problemas complexos ocasionados por diferentes causas, muitas vezes imprecisas, como a esquizofrenia.

Rotina clínica

“O diagnóstico ocupa lugar especial na rotina clínica de um psiquiatra. As categorias diagnósticas fornecem as bases para que o clínico possa armazenar as suas experiências através da observação dos sinais e sintomas, buscando na classificação das síndromes o seu melhor tratamento, e a predição de um melhor prognóstico para o paciente. Há, contudo, um esgotamento do modelo diagnóstico adotado pelos manuais atuais, como o DSM-5, recém-lançado e a CID11, que está em fase de preparação. Este paradigma de distinção diagnóstica com base em classificações categóricas pode estar dificultando o desenvolvimento da psiquiatria”, argumentou Mari.

No entanto, ele destaca que a importância da CID como resultado das mudanças na sociedade e na medicina.

“A CID-11 reflete o conhecimento atual de um campo em constante evolução, uma vez que o avanço científico na área deve proporcionar mudanças futuras que a psiquiatria brasileira tem acompanhado, hoje com participação ativa no processo de pesquisa colaborativa com pesquisadores de centros renomados internacionais”, afirmou Mari.

Segundo a OMS, no Brasil é possível ainda que a epidemia do vírus Zika, que atingiu fortemente o país a partir do fim de 2015, possa motivar a inclusão da Síndrome Congênita do Zika no novo catálogo.

A síndrome afetou a formação milhares de recém-nascidos e apresenta uma série de sintomas clínicos e malformações neurológicas que ainda estão sob investigação.

Fonte: Agência Brasil

Notícias Relacionadas

Saúde do Estado divulga calendário de vacinação pa... A Secretaria de Estado da Saúde, através do Programa Estadual de Imunização, divulgou nesta terça-feira, 20, o calendário de vacinação para este ano...
Saúde promove segurança aos foliões com trabalho p... O sucesso da festa foi garantido pelo trabalho de organização e prevenção da PMA (Fotos: Ascom/SMS) Os dois primeiros dias do Festival Brasileiro de...
Febre Amarela: vacinação em massa é realizada apen... Nos estados brasileiros que não estão inseridos nessas áreas, a exemplo de Sergipe, são aplicados critérios diferenciados de vacinação, sendo necessár...
Programa IST/Aids: Foliões carnavalescos receberão... Cerca de 200 mil preservativos, masculinos e femininos, além de lubrificantes, deverão ser disponibilizados em pontos estratégicos, de grande concentr...
SES orienta: primatas mortos nem sempre trazem evi... Mesmo com registros relacionados à febre amarela em alguns estados brasileiros, o Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES)...

Tags: ,

Category: Saúde

Comments are closed.

Educação

Secretaria de Educação divulga resultado final dos aprovados para Pré-Universitário Seed 2018

Secretaria de Educação divulga resultado final dos aprovados para Pré-Universitário Seed 2018

Aulas do Preuni que iniciariam nesta segunda-feira, 26, foi transferida para 5 de março A Secretaria de Estado da Educação divulgou nesta quarta-feira, 21, a lista final dos aprovados no Processo Seletivo para o Programa Pré-Universitário Seed do Governo de Sergipe. Os mais de 7.700 candidatos que participaram da seleção podem conferir o resultado através […]

| 21 de fevereiro de 2018
Escola José Calumy é sinônimo de transformação no 17 de Março

Escola José Calumy é sinônimo de transformação no 17 de Março

Uma creche pública brasileira com padrões de instituições privadas. A Escola Municipal de Ensino Infantil (Emei) Dr. José Calumby Filho é o fruto da parceria entre a Prefeitura Municipal de Aracaju e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para transformar a realidade socioeconômica precária do bairro 17 de Março, que surgiu na capital em 2011. […]

| 20 de fevereiro de 2018
Divulgada lista de aprovados para Pré-Universitário Seed 2018

Divulgada lista de aprovados para Pré-Universitário Seed 2018

Os mais de 7.700 candidatos que compareceram às provas do Processo Seletivo para o Programa Pré-Universitário Seed do Governo de Sergipe, ano letivo 2018, poderão conferir no site oficinal da Secretaria de Estado da Educação a lista dos aprovados. Após a divulgação do resultado final, a matrícula deverá ser realizada no período de 20 a 23 de […]

| 20 de fevereiro de 2018

Economia

64,7% da população brasileira está conectada à internet

64,7% da população brasileira está conectada à internet

Cerca de 22,9% das pessoas com 10 anos ou mais de idade ainda não tinham um telefone celular em 2016, segundo o IBGE Cerca de 116 milhões de brasileiros acessavam a internet em 2016, segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2016: acesso à Internet e à televisão e posse de telefone móvel […]

| 21 de fevereiro de 2018
Bancos reabrem ao meio-dia desta quarta, 14

Bancos reabrem ao meio-dia desta quarta, 14

Após o feriado de carnaval, os bancos reabrem hoje (14) a partir das 12h. As contas de consumo – como de água, energia, telefone e carnês – que venceram no dia 12 ou 13 poderão ser pagas sem acréscimo nesta Quarta-Feira de Cinzas, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Normalmente, os tributos […]

| 14 de fevereiro de 2018
Bancos só reabrem após o meio-dia da quarta

Bancos só reabrem após o meio-dia da quarta

As agências bancárias estarão fechadas para atendimento ao público na próxima segunda-feira (12) e na terça-feira (13). Na Quarta-feira de Cinzas (14), os bancos abrirão ao meio-dia. A Federeção Brasileira de Bancos (Febraban) informou que a população pode utilizar os canais eletrônicos e correspondentes para o pagamento das contas. Além disso, os tributos que possuem […]

| 9 de fevereiro de 2018

Concursos

Concursos: pelo menos 16 órgãos abrem inscrições nesta segunda para preencher 2,4 mil vagas

Concursos: pelo menos 16 órgãos abrem inscrições nesta segunda para preencher 2,4 mil vagas

Os concursos são para todos os níveis de escolaridade, em 11 estados. Pelo menos 16 órgãos públicos abrem inscrições nesta segunda-feira (22) para preencher 2,4 mil vagas de trabalho mais cadastro de reserva. Os concursos são para todos os níveis de escolaridade, em 11 estados. Os salários chegam a R$ 14.460,19 na Prefeitura de Schroeder […]

| 21 de janeiro de 2018
Pelo menos 155 órgãos estão com inscrições abertas para mais de 27,7 mil vagas

Pelo menos 155 órgãos estão com inscrições abertas para mais de 27,7 mil vagas

As oportunidades são para todos os níveis de escolaridade, com vagas em diversos estados pelo país. elo menos 155 órgãos públicos estão com inscrições abertas com o objetivo de preencher mais de 27,7 mil vagas. As oportunidades são para todos os níveis de escolaridade, com vagas em diversos estados pelo país. VEJA AQUI A LISTA […]

| 15 de janeiro de 2018
Governo publica edital para concursos da PM, Bombeiros, Guarda Prisional e delegado

Governo publica edital para concursos da PM, Bombeiros, Guarda Prisional e delegado

Serão 10 vagas para delegado, 100 vagas para guarda prisional, 30 vagas para aspirante da Polícia Militar, 300 vagas para soldado da PM, 12 vagas para aspirante do Corpo de Bombeiros Militar (CBMSE) e 200 vagas para soldado do CBMSE Será publicado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, 29, o edital de autorização governamental […]

| 28 de dezembro de 2017
banner ad
banner ad